8 vantagens do Instagram para a sua empresa


As redes sociais já são parte da rotina de boa parte das pessoas. Mais do que plataformas de comunicação, as vantagens do Instagram e das demais mídias são inúmeras, incluindo o maior reconhecimento da marca, aumento do público e maior conversão de leads.

O Instagram desponta como a rede social de maior crescimento da atualidade. Para termos uma ideia, o aplicativo cresceu mais de 60% em 2019, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários.


Em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook e, com isso, o destaque foi quase espontâneo. Sendo assim, a plataforma passou a ser utilizada para vários fins, como na divulgação de flyers de festa, produtos, serviços, entre outros.


No entanto, a concorrência no Instagram também aumentou consideravelmente nos últimos anos e, por esse motivo, é necessário investir em estratégias para aumentar o engajamento nas redes. 


No artigo de hoje, conheça algumas das principais vantagens do Instagram para a sua empresa e saiba como se destacar na plataforma. Acompanhe a leitura!

1 - É uma das plataformas mais populares da atualidade

De acordo com as estatísticas, cerca de 63% dos usuários fazem login diariamente em suas contas do Instagram, demonstrando o quanto essa é uma das plataformas mais populares da atualidade, principalmente para os profissionais de marketing.


O próprio Instagram tem orgulho de suas métricas. Só em 2020, os usuários da plataforma gastaram, em média, 28 minutos por dia navegando no aplicativo.


Um dos recursos mais populares da rede social, o stories, está sendo usado por mais de 500 milhões de pessoas por dia. Além disso, 1 em cada 4 usuários Millenials e da Geração Z procuram stories dos produtos ou serviços que desejam comprar.


Ou seja, o recurso funciona como uma espécie de stand promocional, em que é possível visualizar conteúdos rápidos e, com isso, tomar as decisões corretas em relação à compra.

2 - É um aplicativo de alto poder visual

O Instagram é uma plataforma de forte apelo visual. Levando em conta que grande parte dos usuários gosta de se deparar com conteúdos imagéticos, a rede social tem um grande poder para influenciar o público.


Segundo uma pesquisa realizada pela Brain Rules, 65% das informações são exibidas por recursos visuais. Quando o conteúdo é apresentado verbalmente, as pessoas só lembram de 10% do que ouvem.


Inclusive, publicar uma foto apetitosa de um hambúrguer artesanal diferente é algo que chama muito mais atenção do que somente um texto corrido.


O Instagram se destaca por ser uma plataforma baseada em imagens, de forte estímulo visual, o que ajuda nas estratégias de marketing, principalmente quando a intenção é mostrar e explicar os produtos.


Dessa forma, as empresas podem construir uma personalidade para a marca. Sendo assim, um comércio pode usar o stories para mostrar suas mercadorias, bem como o feed.


Por meio desse apelo visual, é possível conhecer os produtos e fazer escolhas para comprá-los ainda na própria plataforma. Conforme aponta a Buffer App, as pessoas têm 40 vezes mais chances de compartilhar um conteúdo visual nas mídias sociais.


Fora que é muito mais fácil compartilhar uma imagem. Por exemplo, uma empresa de motoboy pode publicar uma foto de seus serviços, como uma maneira de atrair clientes.

3 - Ajuda a impulsionar o engajamento

O Instagram também é uma plataforma muito interativa, o que aumenta o engajamento com o público e os seguidores.


A rede social permite que os usuários respondam perguntas, enquetes e possam clicar em outros conteúdos pelo stories. Além disso, é possível criar conteúdos interessantes, que podem ser compartilhados e comentados.


Por exemplo, dá para enviar convites personalizados por meio das direct messengers, orientando os conteúdos.


Em conjunto, há algumas estratégias no Instagram que aumentam ainda mais o engajamento, como os sorteios. Fora que, quanto maior é a interação, maiores são as chances de alcançar um público diverso, pela própria lógica do algoritmo.

4 - Possibilidade de encurtar a jornada de compra

A jornada de compra refere-se ao caminho feito pelo usuário, desde o primeiro contato com o seu produto, até a decisão final, ou seja, a aquisição da mercadoria.


Hoje em dia, o Instagram oferece diversos recursos para negócios, que permitem encurtar a jornada de compra e, com isso, aumentar as chances de venda. Um exemplo é o catálogo de produtos, o Instagram Shopping, que marca os itens diretamente nas publicações.


Na prática, o recurso permite usar tags para marcar os produtos, mostrando o valor das mercadorias, em conjunto com o código.


Para usar o Instagram Shopping, é necessário:


  • Estar entre os 46 países contemplados (incluindo o Brasil);

  • Vender bens materiais, não serviços;

  • Cumprir as políticas comerciais do Instagram;

  • Ter uma conta comercial;

  • Estar conectado a uma página no Facebook.


Isso significa que se um despachante veicular quiser vender as peças do seu carro, é possível anunciar os produtos diretamente no Instagram.

5 - Permite a conexão com potenciais clientes

O Instagram é uma rede social que ajuda na conexão da sua empresa com potenciais clientes. Aliás, muito disso é possível através do uso das hashtags.


De modo resumido, a hashtag é um recurso que categoriza o conteúdo das suas imagens. Ou seja, ela oferece um contexto para as suas publicações e ajuda usuários interessados naquele conteúdo a chegarem até você.


Por esse motivo, é importante incluir hashtags nas legendas, pois elas auxiliam na identificação da sua postagem. Ao mesmo tempo, mais pessoas encontram a sua marca, aumentando as chances de venda.


Sendo assim, se a intenção é divulgar um motoboy expresso, é possível usar a hashtag #motoboyexpresso e conectar uma comunidade virtual muito maior.

6 - Maior reconhecimento da marca pelos influenciadores

Uma das principais estratégias de marketing no Instagram é a parceria com os influenciadores. Através dessas campanhas, é possível conquistar novos clientes e tornar a sua marca muito mais famosa.


Uma pesquisa realizada pelo The Influencer Marketing Hub, o marketing de influenciadores pode ser uma das estratégias mais lucrativas para as marcas. Cerca de 13% das empresas conseguem lucrar $20 ou mais, em cada divulgação realizada pelos influencers


Além do Instagram, outra plataforma que faz sucesso com a estratégia é o YouTube. No entanto, a maioria dos influenciadores faz campanhas para ambas as plataformas, o que pode ser muito vantajoso para a sua ação de marketing.


O contrato com os influenciadores pode variar. Sendo assim, uma empresa que oferece serviço de motoboy, por exemplo, pode firmar uma parceria com algum instagrammer e, assim, fazer a propaganda da atividade.


Os valores da parceria podem variar conforme as singularidades de cada um dos influenciadores, bem como os desejos das empresas.

7 - Ajuda no impulsionamento dos negócios locais

Embora o Instagram seja visto como uma das maiores e mais populares plataformas da atualidade, a rede social também é ótima para a divulgação dos negócios locais.


Isso porque as publicações permitem marcar a localidade das empresas, de forma bem simples e prática. Para fazer isso, é necessário:


  • Configurar a sua página no Facebook com a localização;
  • Conectar-se ao Instagram;
  • Marcar a sua localização das imagens e anúncios;
  • Atualizar as configurações de localização no Instagram.

Além de identificar a empresa, é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas conheçam o seu empreendimento e, dessa forma, possam encontrar pessoas ou serviços geograficamente localizados.

8 - É uma alternativa muito mais barata

O marketing para o Instagram é uma estratégia muito mais barata, em comparação com as demais campanhas de divulgação e comunicação, em especial em relação às mídias tradicionais (jornais, televisão e rádio).


Mesmo os anúncios patrocinados, isto é, que são pagos, têm um valor muito mais barato e acessível. Sendo assim, é uma alternativa muito mais vantajosa, principalmente para os negócios que não possuem muitos recursos para marketing.


Hoje em dia, é possível fazer anúncios integrados entre o Instagram e o Facebook. Além disso, dá para divulgar propagandas no stories, que também tornam o engajamento muito mais eficiente e assertivo.

Conclusão

O Instagram é uma das plataformas mais conhecidas da atualidade. Com mais de 1 bilhão de usuários, a rede social é famosa por usar recursos visuais, ser dinâmica, intuitiva e, além disso, proporcionar um ótimo engajamento para o público.


O artigo de hoje trouxe algumas das principais vantagens de investir no Instagram para a sua empresa, além de oferecer algumas dicas de como fazer marketing na plataforma.


Dessa forma, você poderá ter resultados incríveis com o marketing digital da sua empresa e, assim, conquistar o sucesso da sua marca no ambiente online, aumentando as vendas, o número de conversões e a quantidade de clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários