Marketing de relacionamento: saiba os benefícios para a sua empresa


Você pode até não planejar, mas pratica o marketing de relacionamento toda vez que elabora uma campanha de comunicação para a sua empresa. No entanto, quando você tem uma estratégia direcionada, os resultados são muito melhores.

No artigo de hoje, conheça mais sobre o marketing de relacionamento e saiba os benefícios para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal de contas, o que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento nada mais é que um conjunto de ações tomadas pela empresa, como uma maneira de criar e manter uma proximidade com os clientes, garantindo a fidelidade do público.


Ou seja, o grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que seus consumidores se transformem em fãs dos seus produtos ou serviços e, com isso, recomendem a sua marca para novas pessoas.


Pense por um minuto: se você está procurando por um buffet de massas, por exemplo, é provável que busque uma recomendação confiável, seja por um amigo, familiar ou conhecido. Daí a importância do marketing de relacionamento!


Quando se constrói uma boa relação com pessoas que já foram seus clientes, o seu buffet pode ser recomendado e, com isso, conquistar novos consumidores.

Como funciona o marketing de relacionamento?

No marketing de relacionamento, não basta gerar uma venda. É preciso oferecer um bom contato humano com seus clientes, já que eles também desejam se sentir parte daquele negócio. Ou seja, é necessário pensar em campanhas de pós-venda.


Sendo assim, para que o seu relacionamento seja eficaz, é importante treinar funcionários para ter uma visão focada em sinais e informações que recebem durante o atendimento, pois é a partir daí que as respostas surgem.


Por exemplo, oferecer uma simples lembrancinha com chocolate para os clientes que gastaram um valor X na sua loja, pode ser uma forma de aplicar o marketing de relacionamento.


No entanto, a estratégia também funciona em diferentes canais de comunicação, incluindo:  


  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Blogs e materiais relevantes;
  • Atendimento telefônico;
  • Atendimento presencial;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Entre outros.

Para que o marketing de relacionamento funcione, é necessário coletar informações a respeito dos seus clientes, para que isso se torne uma relação prazerosa e saudável. Sendo assim, faça com que o seu consumidor se sinta especial.


Ou seja, é necessário saber exatamente o que a pessoa procura antes de falar e usar isso a favor para manter um bom relacionamento. Pense como seus clientes gostariam de ser tratados e tenha empatia para realizar o atendimento.


Daí a importância de integrar os colaboradores com a comunicação e os valores da sua empresa, para que todos os funcionários possam transmitir a mesma ideia ao público, passando mensagens claras aos compradores.

Quais são as principais vantagens do marketing de relacionamento?

Ao utilizar a estratégia do marketing de relacionamento, não só a sua organização é beneficiada, mas também é possível transmitir os valores da empresa para todo o mercado.


A seguir, conheça os principais benefícios do marketing de relacionamento.

Maior fidelização dos clientes

Quando se estabelece uma conexão forte da marca com o público, é possível conquistar a fidelidade das pessoas. 


Isso porque os clientes passam a frequentar a sua loja e recomendar produtos ou serviços para amigos, ao mesmo tempo em que defendem os valores da empresa espontaneamente.


Inclusive, alguns consumidores podem guardar o seu cartão de visita para lanchonete, somente para recomendar gratuitamente o seu serviço para outras pessoas.

Aumento das vendas

Com a maior fidelização dos clientes é possível aumentar as vendas, já que mais pessoas recomendam a sua marca, falam bem de seus negócios nas redes sociais e, ao mesmo tempo, compartilham dos valores da organização.


Além disso, com essa propaganda “gratuita”, é possível aumentar consideravelmente a rentabilidade da sua empresa.

Maior satisfação do cliente

Quando um consumidor recebe um vinho pequeno para lembrança como parte de um clube de vantagens, é bem provável que ele se sinta muito mais satisfeito com o atendimento e o serviço da sua loja.


Por isso, percebe-se que o marketing de relacionamento é altamente eficaz para aumentar a satisfação dos clientes e, assim, contribuir para o maior reconhecimento da sua marca.

6 dicas para aplicar o marketing de relacionamento no seu negócio

Diante de todas as vantagens do marketing de relacionamento, dá para entender o porquê muitas empresas optam por integrar a estratégia ao seu plano de vendas e comunicação.


No entanto, há algumas maneiras eficientes de aplicar o marketing de conteúdo, tanto para uma empresa de motoboy, quanto para qualquer outro segmento de negócio. A seguir, conheça algumas dicas.

1 - Saiba quem são os seus clientes

O primeiro passo é conhecer quem são os seus clientes. Afinal de contas, para se aproximar dos consumidores, é preciso entendê-los.


Sendo assim, a recomendação é fazer uma pesquisa de mercado, identificando as principais especificações da sua audiência. Entre essas características, destacam-se:


  • Faixa etária;
  • Localidade;
  • Nível socioeconômico;
  • Escolaridade;
  • Entre outros.

Vale dizer que quanto mais informações você levantar sobre os seus clientes, mais personalizada e eficiente será a sua comunicação. Uma dica é treinar sua equipe para registrar o perfil do público e a opinião dos consumidores.


Até porque, um cliente interessado em crepe para festa, por exemplo, possui um perfil específico e desejos singulares.

2 - Segmente e personalize a sua estratégia

O banco de dados dos clientes é algo extremamente importante para o sucesso do marketing de relacionamento. Contudo, essas informações não valem nada se não forem bem utilizadas. Por isso, é necessário saber o que fazer com esses dados.


Portanto, a recomendação é segmentar a lista de clientes, de acordo com os critérios de relevância, criando abordagens personalizadas para cada um dos segmentos.


Por exemplo, você pode segmentar os clientes pelo gênero, criando uma campanha focada para os homens nos dia dos pais, e outra para as mulheres, no dia das mães.


Esse é um exemplo simples, mas a segmentação pode ficar mais complexa, de acordo com vários critérios. Por esse motivo, é importante levantar o maior número de informações possível acerca de seu público.


Não apenas para o marketing de conteúdo, a segmentação pode ser usada em outras campanhas, como na gravação de áudio para propaganda.

3 - Crie ações para incentivar o retorno

Outra estratégia importante é criar ações que incentivem o retorno do consumidor até o seu estabelecimento. Dessa maneira, é possível ter um relacionamento mais próximo com o cliente, mesmo a longo prazo.


Os programas de fidelidade são exemplos clássicos que incentivam o retorno dos clientes. Nestes programas, além da compra, o consumidor ganha alguns benefícios.


Junte-se com os gestores em uma sala de reunião para saber exatamente o que a sua empresa pode oferecer ao público.


Assim, é possível formar um ciclo que permite à empresa vender mais e, assim, ter mais chances de entender o cliente, interagir com ele e cativá-lo.

4 - Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ferramentas interessantes e que colaboram com o marketing de relacionamento da sua organização.


Ao responder as perguntas, é possível ter uma ideia de quais são as preferências dos consumidores, além de mostrar que a sua empresa se preocupa com a audiência. 


Ou seja, as pesquisas de satisfação incentivam o retorno e, além disso, permitem a coleta de dados importantes sobre os clientes.

5 - Seja sistemático

O marketing de relacionamento só rende bons frutos quando o seu desenvolvimento é sólido, sistemático e baseado em estratégias a longo prazo. Quer dizer, não basta satisfazer o cliente e, depois, esquecer que ele existe.


Sendo assim, uma boa dica é estabelecer um cronograma definido de divulgações, com detalhes e prazos de cada iniciativa de marketing, incluindo o envio de e-mails em datas especiais e produção de conteúdo relevante.


Além disso, o cronograma é uma forma de se planejar e controlar o desenvolvimento da sua iniciativa de marketing. Assim, é possível reduzir as possíveis adversidades que podem prejudicar a reputação da sua empresa.

6 - Mensure os resultados

Finalmente, é importante saber como mensurar os resultados da sua campanha. Afinal de contas, a tomada de decisões corporativas deve ser baseada em argumentos válidos.


Por esse motivo, faça a análise dos dados da sua estratégia. Aos poucos, você poderá construir campanhas mais assertivas e eficientes.

Conclusão

O marketing de relacionamento é uma das estratégias mais efetivas para aumentar vendas e alcançar o reconhecimento da sua marca. No entanto, muitos empreendedores ainda não colocaram essas iniciativas em prática, o que pode ser um erro.


O artigo de hoje mostrou algumas das vantagens do marketing de relacionamento, além de trazer dicas de como aplicar a estratégia na sua empresa. Assim, você irá conquistar resultados incríveis!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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