Férias de julho: os pratos asiáticos favoritos de pais e filhos para compartilhar


Pesquisas apontam que consumo de comida japonesa cresceu 350% na última década, no Brasil

 

Yakisobas costumam ser “portas de entrada” para a culinária asiática (Divulgação)

 

Julho, 2025 – As férias de julho chegaram, as crianças não têm aula, os pais aproveitam para também conseguir aquela folga no trabalho e os planos começam, muitos deles envolvendo passeios. Consequentemente, os shoppings passam a receber um maior fluxo - uma média de 5,9% com relação à junho, nos últimos três anos, segundo dados do IPV (Índices de Performance do Varejo) - e, com eles, as praças de alimentação, onde estão as lojas da Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, tornam-se opção para se alimentar.

 

A variedade do cardápio da rede inclui pratos frios, como os tradicionais sushistemakis e pokes, até os quentes, entre yakisobasshimeji, rolinhos primavera, que atraem não apenas o público adulto, mas também o mais jovem. Segundo o estudo “Comportamento do consumidor de alimentos e a inserção da comida japonesa no Brasil”, publicado pela revista Pesquisa e Ação, o consumo tende a se iniciar por curiosidade e a ocorrer em ambiente familiar, reforçando o vínculo emocional e social da culinária japonesa. Os sushis, segundo a publicação, são os favoritos, enquanto que os pratos quentes, como yakisobas e hot rolls servem como uma espécie de “porta de entrada” para o mundo da comida asiática, sendo muito atrativos para as crianças, antes da “transição” para os pratos crus.

 

Jin Jin traz pista especializada em sushis (Foto: Divulgação/Jin Jin)

 

E a diversidade da Jin Jin é um dos diferenciais da marca, sendo, literalmente, “um prato cheio” para adultos e crianças. Por exemplo, são quatro versões de yakisobas disponíveis no cardápio: tradicional, com carne bovina, frango, frutos do mar e vegetariano. Já os sushis estão presentes não apenas no cardápio, mas também na pista self-service, nas versões hossomaki (alga pra fora), uramaki (alga dentro), hot roll (frito), joes (peixe ou vegetal por fora), com peixe e também em versões vegetarianas.

 

 

Culinária com crescimento recorde

Outro estudo, este do Instituto Brasileiro de Análise de Consumo Alimentar (IBACA), publicado em maio, revela que a frequência de consumo de comida japonesa no Brasil cresceu 350% na última década, superando o crescimento de 80% da pizza no mesmo período. Esse aumento pode ser relacionado a algo msotrado em levantamento da Winnin, plataforma de inteligência artificial que identifica tendências culturais: de que, nos últimos 12 meses, foram produzidos cerca de 50 mil vídeos relacionados à cultura asiática, somando 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.

 

Inverno em 2025

A Jin Jin está com sua campanha de inverno, promovendo os pratos quentes de seu cardápio, como os yakisobas, domburis, shimeji, entre outros. Segundo a Tempo OK, o inverno em 2025 traz dias mais secos, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde também se espera fortes ondas de frio eventuais. Mesmo assim, ao final da estação, as temperaturas já devem estar mais elevadas, para a chegada da primavera. Neste ano, no hemisfério Sul, não haverá a influência de fenômenos como El Niño e nem La Niña.

 

 

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF. Soma 23 Selos de Excelência em Franchising e um ESG.

 

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 66 Selos de Excelência em Franchising e quatro ESG.

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