E-mail Marketing: Essa estratégia é válida?



E-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital e ajuda as empresas a estabelecer uma comunicação direta com seus clientes e contatos de maneira geral.

Geralmente, as campanhas de e-mail marketing são feitas por meio de ferramentas de automação que ajudam a realizar os disparos. Também apresenta uma das melhores taxas de retorno de investimento, além de gerar e nutrir leads.

As organizações devem usar o e-mail marketing para estreitar seu relacionamento com o público, tendo em vista que acontece por meio de um canal mais próximo do consumidor e sem as interferências comuns em outras plataformas.

Mas mesmo sendo uma estratégia indispensável para o planejamento de marketing de qualquer negócio, ainda existem muitos empreendedores e gestores que desconfiam de sua capacidade de comunicação.

Isso acontece porque durante muito tempo o e-mail foi sinônimo de spam, abordagens intrusivas e fraudes, fazendo com que muitas pessoas deletassem ou simplesmente ignorassem as mensagens enviadas pelas marcas.

Mas com o avanço da tecnologia, a conversa mudou totalmente. Neste artigo, entenda o que é e-mail marketing, por que utilizá-lo, razões para investir, benefícios da estratégia, os tipos de e-mail que podem ser enviados e como implementar.

O que é e-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia de publicidade online, por meio do envio de mensagens de empresas para seus potenciais clientes. Durante muito tempo, foi usado como estratégia de comunicação em massa, mas isso mudou.

Antigamente, as mensagens eram irrelevantes e até mesmo causavam transtornos para os contatos, como resultado, não traziam bons retornos para as empresas.

Mas com o avanço da tecnologia, a estratégia começou a ser usada de maneira mais inteligente, o que trouxe bons resultados para as organizações.

Um fabricante de plataforma elevatória hidráulica para caminhão deve usar o e-mail porque ele ajuda a aumentar o tráfego de clientes no site, aumenta o número de vendas e ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes.

Também é uma forma de alcançar diferentes públicos e os gastos são muito menores, em relação a outros tipos de cumplicidade.

Por que investir em e-mail marketing

Quando a estratégia é bem desenvolvida, atinge pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços da marca. É possível perceber isso pelo número de usuários que desejam participar da lista de inscrição.

É uma tática que ajuda a converter as vendas, tendo em vista que estimula o usuário a realizar ações específicas, como visitar além do desempenho do negócio, entrar em contato com a empresa ou até mesmo agendar uma visita.

A organização também pode usar seus contatos cadastrados na lista para fazer campanhas de remarketing.

Um fabricante de esquadria de alumínio também pode usar o e-mail para fidelizar seus clientes após a compra, sendo uma excelente estratégia de pós-vendas e que traz ótimos resultados.

Por que usar e-mail marketing?

O e-mail é o terceiro canal mais usado pelas empresas em suas estratégias de marketing digital. Em primeiro lugar está o site e em segundo lugar as redes sociais, logo após vem o e-mail, e existem muitas razões para usar, como:

  • Amplo alcance;

  • Alcance previsível;

  • Formato flexível;

  • Bons retornos financeiros;

  • Canal próprio.

Existem cerca de 4 bilhões de usuários de e-mail no, e a previsão é que alcance a marca de 4,5 bilhões até 2024. Isso representa mais da metade da população mundial, visto que o e-mail concentra outras ações em outras plataformas na internet.

Por essa razão, tem um grande potencial de alcance, visto que praticamente todos os clientes e potenciais clientes de uma empresa possuem, pelo menos, uma conta de e-mail.

Só que mais do que alcançar muitas pessoas, esse alcance é totalmente previsível. Se a marca faz uma publicação nas redes sociais, não tem nenhuma garantia de que todos os seus seguidores vão visualizá-la.

No e-mail é o contrário, se uma escola de aula de teclado intermediário enviar mensagens para 200 contatos, todos eles vão recebê-las, a menos que um dos usuários esteja com algum problema em sua conta.

O conteúdo criado é totalmente livre, podendo ser mensagens curtas, incluir links para outras páginas, contar uma história, dentre outras possibilidades.

Você pode trabalhar com diferentes templates, incluir elementos gráficos ou simplesmente escrever um texto. Isso ajuda o negócio a criar conteúdos personalizados e que agradam ao público.

O retorno sobre os investimentos (ROI) do e-mail marketing é um dos maiores, visto que o investimento necessário para começar é muito baixo e as taxas de conversão são altas.

A organização precisa apenas de um domínio, uma ferramenta de envio e alguém que vai se dedicar a cuidar da estratégia, e existem muitas ferramentas gratuitas para automatizar o processo de envio.

Por fim, um fabricante de piso laminado escuro terá um canal próprio que vai trabalhar uma lista de contatos ativos da empresa.

Ao contrário do que acontece nas redes sociais, não existe uma entidade externa que define como, quando e por que as mensagens devem ser enviadas aos assinantes.

Benefícios do e-mail marketing

Dificilmente os seguidores conseguem acompanhar todas as atualizações das redes sociais, mas eles visualizam o e-mail todos os dias.

Mesmo que os usuários recebam mensagens indesejadas, conteúdos de spam e até mesmo tentativas de fraude, aqueles que assinaram a lista de e-mails da marca vão considerar suas mensagens relevantes.

Para qualquer negócio, o e-mail marketing é vantajoso porque é de rápido acesso e de fácil emissão, é possível analisar métricas de abertura, cliques e erros, o custo é mais baixo, não interrompe o usuário e a empresa pode segmentar e personalizar as mensagens.

Como fazer uma boa estratégia

Antes de conhecer as dicas para elaborar uma boa estratégia de e-mail marketing, é interessante conhecer os tipos de e-mails que o fabricante de disco de lixa para concreto pode enviar. Dentre eles estão:

  • Newsletter;

  • E-mail promocional;

  • E-mail sazonal;

  • E-mail de boas-vindas.

Independentemente do tipo de mensagem que a empresa queira enviar para seus contatos, é fundamental que ela saiba elaborar uma boa estratégia. Para isso, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:

Criar uma base de e-mails

A primeira coisa que você precisa fazer é criar a lista de contatos, mas não compre listas prontas porque isso faz com que o propósito da estratégia se perca totalmente, afinal, a intenção é se comunicar com quem quer falar com a empresa.

Para conquistar contatos naturalmente, invista na produção de materiais para download, em troca do preenchimento de um formulário no blog ou site da empresa.

Produzir bons conteúdos

O conteúdo da sua mensagem é extremamente importante para que o e-mail seja mais relevante e capaz de fortalecer o relacionamento com as pessoas.

Um fabricante de rede para cobrir piscina precisa, primeiro, conhecer sua audiência e todas as características do público-alvo, como suas preferências e a linguagem mais adequada para se comunicar com os destinatários.

Também é fundamental escolher o tipo de e-mail na hora de elaborá-lo, podendo ser newsletter, promoções, entre outros.

Investir no design das mensagens

O visual do seu conteúdo é muito importante para atrair o leitor e deve seguir a identidade visual da marca, visto que a padronização fortalece a imagem do negócio.

Prefira frases curtas para não deixar a leitura cansativa e acrescente imagens que despertem a atenção do público.

Segmentar os contatos

A segmentação dos contatos melhora o nível de satisfação dos clientes e valoriza o orçamento disponível para as campanhas de e-mail.

Uma empresa especializada em instalação hidraulica de banheira deve entender o perfil dos destinatários e suas preferências.

Não faz sentido enviar uma oferta para um cliente que já comprou determinado produto e a segmentação ajuda a evitar esse tipo de erro.

Para segmentar os contatos, conte com uma ferramenta CRM integrada a plataforma de envios, pois assim você terá todas as informações sobre os clientes atualizadas.

Analisar os resultados

Procure saber qual é o melhor horário de envio e com que frequência deve enviar as mensagens. Encontre o ponto de equilíbrio na quantidade de e-mails enviados, pois o excesso pode gerar descadastros e a falta pode fazer a empresa perder oportunidades.

Durante a análise, uma empresa de conserto de portão de garagem deve reunir todas as métricas e verificar se algumas mudanças podem ajudar a trazer os resultados esperados.

A organização só vai entender o que funciona melhor para seu público se testar estratégias diferentes e avaliar os resultados.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais importantes e ajuda a estreitar o relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa prática e como trabalhá-la para alcançar excelentes resultados para seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários