Como as redes sociais podem influenciar campanhas de marketing?



As campanhas de marketing de uma marca podem ser realizadas em diferentes canais, o que inclui as redes sociais. Essas plataformas têm um poder muito grande na vida das pessoas, pois trazem inúmeras possibilidades.

É por meio desses canais que os usuários da internet se comunicam, interagem entre si, se informam, mantêm contato com suas marcas preferidas e assim por diante. Diante de tanta flexibilidade, é natural que se tornassem parte essencial do marketing.

Esses canais possibilitam que os indivíduos tenham contato até mesmo com pessoas famosas, que interagem em suas postagens. Por conta dessas e outras, acabaram mudando o comportamento das pessoas e seus hábitos de compra.

Na verdade, as redes sociais influenciam a decisão de compra dos usuários e é justamente isso que faz delas uma verdadeira ferramenta de persuasão para qualquer empresa.

Mas não basta apenas criar um perfil em cada rede social e esperar que tudo aconteça, é necessário ir além e entender um pouco mais sobre elas.

Neste artigo, entenda a relação entre marketing e redes sociais, importância do posicionamento nessas plataformas, seu impacto durante o gerenciamento e como as companhias podem aproveitar o marketing.

Relação entre marketing e redes sociais

As redes sociais precisam estar no planejamento de marketing de qualquer negócio. Por meio delas, as companhias conseguem se relacionar com o público de maneira eficaz e estreita.

Pense, quando alguém tem um tempo livre, acessa essas plataformas para se distrair, por essa razão, as chances de encontrar seu público-alvo são muito grandes.

Os usuários procuram assuntos de seu interesse e a companhia pode usar esse fator para capturar seus leads. Obviamente, uma empresa de picking automático não deve usar apenas essas plataformas, mas elas não podem ser ignoradas.

Muito pelo contrário, visto que unidas a outras práticas, como o Inbound Marketing, ajudam a trazer resultados ainda melhores. Um exemplo disso é compartilhar os textos do blog nas redes sociais para alcançar mais visitantes de maneira orgânica.

Importância de se posicionar nas redes sociais

O posicionamento nas redes sociais por meio de compartilhamento de conteúdo relevante para o público é uma ação muito importante. Mas as organizações costumam ter dificuldades para encontrar o que atrai sua audiência.

Nesse contexto, não meça esforços para descobrir e faça tudo o que estiver ao seu alcance para agradar os seguidores. Para entender o consumidor, invista em ações, como:

  • Pesquisas;

  • Observações;

  • Análises;

  • Testes.

Pode ser pesquisa bibliográfica, em campo, observação de comportamento nas redes sociais, testes A/B e qualquer outra fonte de informação.

O que importa é conseguir um bom posicionamento nesses canais para gerar engajamento dos seguidores e se tornar uma marca de confiança.

Impactos das redes sociais para os negócios

Uma empresa de alugar serra tico tico precisa estar presente nas redes sociais por conta do impacto dessas plataformas na promoção da marca.

O SEO pode ser consideravelmente melhorado por meio dos sinais sociais. Isso porque quanto mais pessoas falam da empresa, seguem seus conteúdos, curtem e compartilham, mais vão recomendar o perfil para outros.

Como resultado, a página oficial do negócio na web, assim como seu blog, estarão bem posicionados. Os usuários também podem manter a memória da companhia viva na memória de outras pessoas, por meio dos compartilhamentos.

Tanto de maneira orgânica quanto paga, mais usuários vão se conscientizar sobre a existência da marca, seus produtos e serviços, o que acaba por aumentar as conversões e o número de clientes.

Também existe o fato de que as pessoas acreditam muito mais no que outros clientes falam sobre uma empresa do que o que ela mesma diz sobre seus produtos e serviços.

Fazer com que os consumidores se sintam sempre satisfeitos e instigá-los a fazer recomendações sobre os produtos e serviços aumenta a confiança na marca e estimula a propaganda boca a boca.

Benefícios do gerenciamento de redes sociais

Uma empresa de automação portão basculante só terá acesso a todo o potencial das redes sociais se fizer um bom gerenciamento dessas plataformas.

O gerenciamento está muito além de fazer publicações, na verdade, são ações pensadas e calculadas para melhorar o uso de todos os canais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Social Media Trends, organizações que seguem seus calendários de postagens conseguem aumentar em quase 3 vezes o número de visitas.

Negócios de pequeno porte, geralmente, não sabem por que investir em um bom gerenciamento, mas o fato é que ele assumiu um papel muito importante no sucesso das empresas.

Independentemente do porte ou segmento da corporação, fazer um bom gerenciamento das redes sociais traz muitos benefícios, como resultados mensuráveis, fortalecimento da marca e aumento de tráfego no site.

Também aumenta as taxas de conversão, melhora a avaliação por parte do público, eleva o nível de satisfação dos clientes, fideliza os consumidores, aprimora a comunicação da marca e traz mais oportunidades.

Não se pode esquecer de que por meio dele, uma autoescola especializada em habilitação para dirigir micro ônibus conseguirá direcionar melhor suas ações, analisar seus concorrentes e melhorar seu posicionamento em relação a eles.

Por fim, fazer um bom gerenciamento das redes sociais é fundamental para aumentar o rendimento e a eficiência das estratégias de marketing digital.

Como aproveitar melhor o marketing

Para aproveitar melhor o marketing por meio das redes sociais, é fundamental fazer um bom planejamento, assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing digital.

Por meio de alguns cuidados básicos, a comunicação da companhia se torna muito mais eficiente, inclusive, ela pode contar com a credibilidade e o respaldo de um influenciador digital.

Eles ajudam a promover os conteúdos do negócio, transmitindo assim mais credibilidade em relação aos produtos e serviços perante o público.

Os digital influencers, como também são conhecidos, são conhecidos pelos usuários, porém, mais próximos das pessoas do que as celebridades tradicionais.

As pessoas tendem a seguir mais as recomendações sobre uma solução por parte das pessoas, como uma oficina de funilaria de carros, do que se elas fossem feitas por meio de um famoso pago para isso.

Em outras palavras, o influenciador digital tem muito mais credibilidade para falar com sua audiência. Com isso, os produtos e serviços chegam até o consumidor de maneira orgânica, com compartilhamento instantâneo.

Isso acaba por aumentar o interesse dos clientes e ainda traz mais respaldo para os outros materiais criados pela empresa, dentro de suas estratégias de marketing digital para as redes sociais.

É interessante analisar em quais plataformas sua audiência está porque, a cada dia, as companhias precisam estar em mais de uma rede social.

Diante disso, uma gráfica especializada em impressão cartaz a2 deve se adaptar ao adotar uma estratégia. Assim, vai conseguir se manter relevante e atender aos novos modos de consumo da audiência.

Mais do que isso, ao se adaptar à realidade e construir uma boa presença nas redes sociais, o negócio estará sempre em contato com seus potenciais clientes em vários momentos.

Justamente por conta desse contato contínuo é que essas plataformas também se tornaram indispensáveis para melhorar o atendimento ao cliente.

Por exemplo, por meio do Messenger, no Facebook, ou do Direct, no Instagram, um saxofonista para casamento pode esclarecer dúvidas de seus seguidores, agendar trabalhos, dentre outras possibilidades.

A agilidade e praticidade no atendimento ao cliente cresceu tanto que hoje em dia é possível até mesmo vender pelas redes sociais.

Tanto é que o Facebook e o Instagram já possuem ferramentas próprias para isso, o que é muito vantajoso. Da mesma forma como a companhia anuncia nesses canais, precisa ter a possibilidade de vender por meio deles.

Por exemplo, se o seguidor de uma marca viu um anúncio sobre um produto em uma rede social e se interessou por ele, nem mesmo precisa sair do aplicativo para comprar.

Algumas vezes, as pessoas podem desistir da compra porque não querem interromper sua navegação na plataforma, consequentemente, a empresa perde uma venda. Mas se uma loja de cortina persiana preta puder vender nas redes sociais, isso não acontece.

Tudo o que o empreendedor ou gestor precisa fazer é planejar suas estratégias e investir nas melhores práticas para aproveitar todo o potencial desses canais.

Considerações finais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas, por isso, investir em marketing por meio delas é crucial para qualquer marca que queira se consolidar, melhorar o relacionamento com o público e vender.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esses canais e tudo o que eles oferecem para as organizações, independentemente de seu porte ou segmento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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