Vendas online do Dia das Mães crescem mais de 130% desde 2019 com marketing de afiliados

 

Crédito: Freepik


Média de conversão quase triplicou (+198,5 p.p.) dentre os principais anunciantes que utilizaram a plataforma da Rakuten Advertising para impulsionar as vendas na semana que antecedeu o Dia das Mães nos últimos três anos

 

São Paulo (SP), 13 de maio de 2022 - As vendas do e-commerce motivadas pelo último Dia das Mães (8 de maio) ratificaram o crescimento do marketing de afiliados (publicidade online veiculada por terceiros que produzem conteúdo) como uma estratégia cada vez mais rentável para marcas que buscam ampliar a conversão, especialmente em datas comemorativas. 

 

Números da Rakuten Advertising, especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, indicam que as vendas online na semana que antecede o Dia das Mães não pararam de crescer no Brasil nos últimos anos. De 2019 a 2022, o faturamento gerado aos anunciantes por meio da rede de afiliados da companhia japonesa mais do que dobrou (+131,5%) em razão da data especial. Entre 2021 e 2022, o crescimento foi de 46%.

 

Desde 2019, os sete dias que antecedem o segundo domingo de maio concentraram, em média, 26,5% das vendas online de todo o mês. Já a taxa média de conversão quase triplicou dentre os principais anunciantes que utilizaram a plataforma da Rakuten Advertising para impulsionar as vendas do Dia das Mães, com um avanço de 198,5 pontos percentuais nos últimos três anos (entre 2019 e 2022).

 

Destaque para o crescimento da categoria Vestuário e Acessórios, cuja participação nas vendas online via rede de afiliados saltou de 16% no mesmo período de 2019 (quando era a terceira colocada, atrás de eletrônicos e lojas de departamento) para 35% em 2022 – quando assumiu a liderança dentre todas as categorias. Segundo Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil, esse dado reflete a crescente confiança dos consumidores brasileiros em comprar via internet produtos que antes preferiam adquirir nas lojas físicas.

 

“O marketing de afiliados tem se mostrado uma estratégia eficaz para diferentes anunciantes que buscam otimizar a performance das campanhas e impulsionar as vendas online. Uma solução que leva aos canais certos uma gama de anúncios selecionados de produtos e serviços que realmente interessam ao consumidor, de acordo com o contexto e o seu interesse em determinado momento. Isso fica ainda mais claro em efemérides, a exemplo do Dia das Mães”, diz Tanisho.

 

Os números também mostram que há cada vez mais espaço para anunciantes de diferentes portes e setores nas campanhas de marketing de afiliados. A concentração das vendas online entre os dez maiores anunciantes na plataforma caiu de 86% em 2019 para 64% em 2021 e 2022. Ou seja: hoje, mais de um terço (36%) das conversões por meio de anúncios digitais em parceiros de conteúdo já são geradas por diversas marcas que estão fora do top 10.

 

O marketing de afiliados é uma modalidade de publicidade online na qual uma rede parceira de produtores de conteúdo divulga, em seus próprios canais, produtos e serviços dos anunciantes, em troca de comissão por venda, volume de cliques ou outra ação específica. Com 150 mil parceiros de conteúdo ativos no mundo, a Rakuten Advertising registrou em 2021 um crescimento de 104% nas vendas no Brasil intermediadas por sua rede de afiliados.

 

 

Sobre a Rakuten Advertising

 

A Rakuten Advertising conecta agências, marcas e afiliados líderes a consumidores ativos e engajados em todo o mundo. Com acesso às diversas propriedades de mídia e públicos da Rakuten, combinados com uma rede de performance premiada e proprietária de insights de consumidores, a Rakuten Advertising cria as condições certas para alcançar novos clientes e manter uma lealdade duradoura. Sua base de tecnologia avançada, dados e serviços estratégicos posiciona a Rakuten Advertising para oferecer um conjunto diferenciado de soluções de marketing e publicidade, ao mesmo tempo em que impulsiona continuamente o setor. Mais informações: rakutenadvertising.com/pt-br

 

 

Sobre o Rakuten Group, Inc.

 

Rakuten Group, Inc. é uma das principais empresas de serviços de internet do mundo. Sua missão é contribuir com a sociedade criando valor por meio da inovação e do empreendedorismo e prestando serviços de alta qualidade que ajudam no crescimento dos usuários e parceiros.  Hoje sua cartela de clientes soma mais de 70 empresas abrangendo e-commerce, conteúdo digital, comunicações, fintech e esportes profissionais. Mais informações: global.rakuten.com/corp

 

Postar um comentário

0 Comentários