Estilo de decoração: saiba como encontrar o que mais combina com você

 


O estilo de decoração é algo que acaba sendo uma das primeiras etapas quando se pensa quando constrói um ambiente ou até mesmo, reformá-lo, sendo um investimento a longo prazo que pode ser bastante útil. 

Isso porque a decoração escolhida para aquele ambiente será uma forma de aproveitá-lo e até mesmo torná-lo vantajoso para o cotidiano ao se utilizar um armário suspenso para escritório em um ambiente transformado para o home office, por exemplo.

Quanto mais houver um conhecimento dos estilos de decoração que combine com a personalidade e com os gostos de quem utiliza os cômodos, melhor será o seu aproveitamento.

Ambientes que ressaltam a personalidade podem gerar um estado de bem-estar e desejo de se ficar dentro deles, um fator importante para quem gosta de passar um tempo neles.

Como encontrar o estilo de decoração?

Achar um estilo próprio muitas vezes pode ser mais complexo do que imagina, sendo o vestuário ou o ambiente do qual reside, mas isso também é importante para melhorar um pouco o cotidiano e a forma de encarar a vida.

Para encontrar o estilo de decoração ideal, pode ser iniciados com alguns passos sendo alguns deles:

  • Pesquisa sobre os estilos;

  • Criação de lista com os gostos pessoais;

  • Referências;

  • Refletir sobre o estilo de vida;

  • Analisar o que já possui.

Conhecer os estilos é importante antes de definir um porque por meio deles é possível descobrir se há um gosto para móveis vime sintético ou para algo mais contemporâneo ou rústico. 

Podendo assim ter uma base para se criar uma lista com os próprios gostos pessoais, que quanto mais específicas for, melhor para montar o ambiente que deseja. 

Desde as cores favoritas até materiais como tons de madeira, podem colaborar com a definição de estilo.

A definição dos gostos pode auxiliar na busca por referências de como o ambiente será montado, até mesmo o design dos móveis ou a presença de alguns objetos nos móveis ou a ausência deles.

Existem sites e páginas que podem ajudar a montar o estilo pessoal de cada indivíduo, até mesmo se a arquitetura do ambiente pode combinar ou não com um rodapé MDF 7cm.

Salvar as imagens e refletir se combinam com o estilo de vida é uma opção de entender o estilo de decoração. Em um cotidiano atarefado, procurar por ambientes que facilite a limpeza é o ideal, assim como se houver alergias procurar evitar tapetes.

O ambiente não deve apenas estar decorado como também, ser algo que funcione para a vida do indivíduo de uma maneira complementar, como uma cortina de vidro retrátil caso o local precise de uma iluminação ainda maior.

Antes de decorar o ambiente com novos objetos, é importante ter uma análise sobre o que já possui e o que pode ser reaproveitado, assim se torna uma forma para se economizar em algo.

Contudo, os novos objetos e até mesmo a mobília que será comprada deve combinar com o estilo dos anteriores para que haja uma harmonia no ambiente mesmo após ele ser redefinido. 

Estilos de decoração

A decoração de um ambiente pode dizer muito sobre a pessoa que o frequenta, até mesmo a disponibilidade dos móveis e dos menores objetos, bem como a presença ou ausência de plantas.

01. Minimalista 

Com a intenção de proporcionar apenas o essencial ao ambiente, o estilo minimalista causa um efeito de paz e tranquilidade em meio aos espaços que são organizados de maneira prática.

A decoração para esse modelo de ambiente consiste em cores neutras como preto, branco, cinza e creme em objetos, paredes ou nos móveis, fazendo com que a iluminação natural seja bastante aproveitada e a luz artificial seja para valorizar algum ponto do ambiente.

No estilo minimalista, as peças decorativas não devem fazer parte em abundância dentro do ambiente, para que fique de forma leve combinando com a decoração clean e a praticidade que os móveis proporcionam como um varal de teto dobrável.

02. Clássico

Tendo um viés mais luxuoso, o estilo clássico pode trazer móveis mais trabalhados, pedras coloridas e tons claros como branco, cinza ou o bege para ser os principais destaques do ambiente.

Por ser uma decoração clássica, a mobília escolhida acaba fazendo referência aos móveis antigos, podendo ser de madeira escura com estofados de veludos em tons como bordô ou azul marinho, fazendo uma analogia aos padrões franceses ou portugueses.

Papéis de parede ou espelhos ornamentados acabam fazendo parte deste modelo de ambiente.

03. Romântico

Com a leveza presente no ambiente, o estilo de decoração romântico contém a presença de tons pastéis no ambiente além da renda e do tule, com a presença de detalhes florais. 

No caso dos quartos, roupas de cama com tecido leves e alguns acessórios em cristal podem ser complementos ao ambiente que tem como característica, o uso de fragrâncias leves para dar uma leveza ao local. 

04. Moderno

A sofisticação faz parte do ambiente moderno onde desde as peças até a decoração, são feitas com equilíbrio e harmonia dentro dos designers modernos que podem estar em um quadro, almofadas ou nos espelhos na parede.

A iluminação pode ser completada ao se usar um letreiro backlight que ajude a valorizar o ambiente com a luz de um lustre ou algumas luminárias que combine com a elegância do local.

05. Rústico

O princípio do rústico é trazer referência da natureza para dentro do ambiente com texturas de madeira, palha, couro e pedra de uma forma acolhedora e despojada de forma que ainda seja marcante.

Tons escuros são os mais usados, até mesmo em uma cozinha com um fogão a lenha com forno de ferro, algo que se é característico por conta da decoração ser algo “bruto”. 

A presença de plantas também é importante neste estilo de decoração, assim como tons que remetem a natureza como verde musgo ou então, tons considerados mais crus.

A iluminação deste ambiente é preferencialmente feita com a luz natural para valorizar as peças e também, ser de viés mais ecológico para fazer jus ao estilo de decoração. 

06. Boho

Voltado para a decoração mais pessoal de quem utiliza o espaço, o estilo boho acaba sendo uma forma de demonstrar alguma lembrança que o indivíduo possui, seja de uma viagem ou algo de importância familiar como o destaque do ambiente.

A base do estilo boho é a impressão que o dono do ambiente deseja passar para quem o visitar, transparecendo o seu estilo de forma pessoal em cada objeto presente e a maneira que a mobília é disponibilizada.

07. Aconchegante

Suavidade e bem-estar são o que moldam o estilo aconchegante, que deve transparecer paz e harmonia de forma que as cores claras e as estampas delicadas possam contribuir com isso.

Com tons pastéis e claros, além das almofadas e tapetes felpudos, a madeira pode ser uma opção tanto para os móveis como para o piso, de forma que passe a sensação de aquecimento. 

As paredes podem ser completadas com quadros em preto e branco dentro de molduras simples com um toque de delicadeza, sendo uma combinação para as plantas que trazem uma vida para o ambiente, tanto estando penduradas ou sob a mesa.

08. Cool

Descontração e diversão são a base para a decoração cool, principalmente, com o casamento de cores que pode ser feito e o design de móveis com um formato despojado que reflete a personalidade de quem o utiliza.

O ambiente cool, assim como o boho, pode ajudar a comunicar para as visitas como é o dono do cômodo com pôsteres dos filmes em paredes ou algum tema específico, como o retrô em uma cozinha.

A criatividade pode ser utilizada neste estilo de decoração com cores vibrantes em harmonia com as neutras, sejam nos móveis com as paredes ou com murais coloridos com os interesses do indivíduo.

09. Industrial

Tornando-se uma tendência cada vez mais comum, os ambientes com decoração de indústria são inspirados em galpões desde as tubulações ou paredes, até o piso vinílico industrial que os ambientes podem possuir. 

O cinza é um elemento bastante presente por lembrar cimento, da mesma forma que as paredes inacabadas de tijolos podem complementar os móveis práticos que estão disponíveis no ambiente. 

Luminárias de trilho ou de parede são uma aposta para deixar o local parecendo um escritório, junto ao conforto que os tapetes ou almofadas podem dar ao ambiente, até mesmo as mantas. 

Uma das bases para esse estilo é a sobriedade e o improviso na organização do ambiente, sem deixar em segundo plano o aconchego. 

Considerações finais 

Portanto, o estilo de decoração de um ambiente pode ser uma forma de definição de quem o utiliza, principalmente, quando recebe visitas. 

Devendo ser feito de acordo com o que a rotina da pessoa, o estilo de decoração pode ser uma forma de descoberta e complemento dos gostos pessoais, sem deixar de lado os objetos que já possui e podendo harmonizar com os novos.

Encontrar o estilo de decoração que mais combina com a pessoa pode ser benéfico para ela, gerando uma sensação de bem-estar e aconchego no ambiente que mais frequenta.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Por mais óbvio que seja, ficou faltando exemplificar cada um dos estilos com fotos, porque quem é leigo não conseguem associar o estilo com a descrição do estilo.

    ResponderExcluir