Algoritmo de SEO: entenda como o Google funciona



Poucas pessoas sabem definir o que é um algoritmo de SEO, mas ele está presente em toda atividade realizada na internet. 

Este artigo vai apresentar como o Google mantém sua posição como principal ferramenta de pesquisas na web em todo o mundo. 

Os algoritmos de indexação, um termo mais técnico para indicar este tipo de dispositivo, são responsáveis pela leitura e recomendação de tudo o que um usuário digita no Google. 

Por isso, uma das tecnologias que viabilizaram a internet para uso doméstico. 

A história do PageRank 

O PageRank foi idealizado como um mecanismo de pesquisa textual para a Universidade de Stanford, onde recebeu a associação com o Google. 

O algoritmo usa o método de programação em cadeia estacionária para selecionar links com base em suas ligações. 

Isso significa que quanto maior for a quantidade de caminhos que apontam para uma página específica, como uma loja de tijolo ceramico 14x19x29, maiores são as chances de que aquele endereço seja apresentado como um resultado para uma palavra-chave. 

Este modelo trouxe consigo o grande diferencial de ordenar resultados com base na relevância, em contrapartida aos antigos modelos de pesquisa textual, que se baseiam inteiramente na presença de palavras-chave para indexar conteúdo. 

Conforme o Google se estabeleceu como principal ferramenta de busca na web, o site converteu-se em vitrine online, com empresas, profissionais liberais, como dentista veterinário e criadores de conteúdo disputando os locais mais altos na pesquisa. 

Essa competitividade estimulou a manipulação do sistema original de recomendação do PageRank, forçando atualizações voltadas para a correção das distorções exploradas, a fim de manter a qualidade do ranqueamento. 

As maiores atualizações 

O PageRank passou por atualizações importantes em seu algoritmo entre 2011 e 2018, calibrando a análise de links e da interface dos sites em operação na web. 

Tais atualizações abriram as portas para marketplaces e para a migração ao smartphone.

Penguin: combatendo o spam 

Uma das formas mais comuns de manipulação do algoritmo é o spam de links, onde um site agrupa dezenas links ao final da publicação, usualmente associado a centenas de hashtags. A prática prejudica a experiência do usuário. 

Sites de má qualidade acabavam assumindo as posições mais altas no Google ao explorar este mecanismo, o que reduziu a relevância dos resultados. O Penguin, atualizado pela última vez em setembro de 2016, combateu a prática. 

Hummingbird: personalizando experiência do usuário

A atualização Hummingbird foi importante para tornar mais precisa a leitura de conteúdo das páginas e dos termos da pesquisa, gerando melhores combinações. Erros de digitação ou variações na busca causavam resultados imprecisos antes da mudança. 

Ao buscar uma medalha personalizada para lembrancinhas, o usuário pode inserir uma série de palavras-chave que aumentam a especificação da pesquisa, abordando o tema sob uma ótica mais restrita. 

O Hummingbird definiu essas especificações de maneira mais certeira, abrindo espaço para sugestões mais precisas de anúncios e temas relacionados. 

Seu foco está na análise semântica de textos indexados online e dos termos pesquisados no Google.  

Fred: controle sobre a publicidade 

Outra forma de aumentar a monetização de sites na web e com isso, elevar os lucros com a  plataforma online, muitos criadores de conteúdo passaram a cobrir suas páginas de anúncios, prejudicando a navegação do usuário. 

Publicidades que cobriam o texto, anúncios que interrompiam a leitura do usuário eram comuns em muitos sites, forçando, por vezes, o visitante a clicar nelas sem querer. O problema foi controlado pelo Fred, atualização especializada no combate a estas práticas. 

Um dos pontos rastreados pelo Fred é a presença de conteúdo em texto, considerando seu tamanho. Sites repletos de anúncios com conteúdo incompatível são punidos pelo algoritmo, bem como a presença de backlinks de má qualidade (baixo DA). 

Pigeon: ênfase sobre a localização 

Com a multiplicação de plataformas online destinadas às empresas, os hábitos de busca do usuário mudaram. O que antigamente tinha foco no entretenimento ou nas relações sociais, passou a ser uma busca por produtos ou serviços. 

O desenvolvimento de outras ferramentas como o Google Maps e posteriormente, o Google Earth, tornaram inevitável a transformação que se estabeleceu com o Pigeon: a personalização de resultados de busca com base na localização do usuário. 

Ao procurar por um loja de escritório de arquitetura sustentável no Google, o usuário se depara hoje com opções dentro de sua cidade, com análises ainda mais precisas, onde os estabelecimentos mais próximos de seu endereço são encadeados primeiro. 

RankBrain: o uso de machine learning 

Uma das atualizações mais recentes, o RankBrain é uma das tentativas de inserir técnicas de machine learning na análise de páginas na web. Sua principal utilidade é rastrear as intenções do usuário com base na busca por padrões de pesquisa e navegação. 

O RankBrain também pode auxiliar o Google em uma nova fase da internet, marcada pela automação da vida doméstica e pelo uso de assistentes virtuais, que realizam pesquisas com base em comandos de voz. 

Mobile: adaptando a interface 

O smartphones rapidamente se tornou o dispositivo favorito para conectar-se à internet, responsável pela libertação da experiência virtual, que saiu do rígido espaço do desktop para a conectividade ininterrupta nos aparelhos portáteis. 

A experiência de navegação também foi alterada neste processo, projetos de arquitetura fachada comercial são observados em uma tela vertical, com largura reduzida.

As redes sociais são hoje sincronizadas com ferramentas do telefone, entre muitos outros pontos. 

Considerando esta integração entre as funções próprias do telefone e as funções da internet, contando com os recentes avanços na qualidade de ferramentas de mídia, como câmeras e gravadores, a atualização adapta o Google à experiência Mobile ao: 

  • Permitir a modificação da URL quando detectada navegação mobile; 

  • Otimizar o tamanho de arquivos que um site comporta; 

  • Acelerar o carregamento de páginas na versão mobile; 

  • Modificar a interface do site quando aberto em dispositivo móvel.

A atualização também penaliza sites com interface complicada para dispositivos mobile, seja por problemas de carregamento ou na disposição de elementos em tela. A medida busca incentivar que criadores de conteúdo invistam nesta interface.

O que é uma página de qualidade? 

Os algoritmos de indexação do Google visam encontrar páginas de qualidade para recomendar nos resultados de pesquisa. Todas as atualizações mencionadas são projetadas para este objetivo. No entanto, quais são as características do site ideal? 

Uma página de qualidade possui conteúdo relevante para o público-alvo, no tema que se dispôs a produzir. Isso inclui as informações prestadas e a organização da publicação, seja em forma de texto, imagem ou vídeo. 

Além da qualidade do conteúdo, a qualidade dos backlinks também são pontos que beneficiam muito um site de locação de multifuncional brother diante dos mecanismos de busca. Para entender o que são backlinks de qualidade, é vital responder o que é DA.

Conhecendo a autoridade de domínio 

A autoridade de domínio é a métrica à qual se refere a sigla DA (Domain Authority), já mencionada neste artigo. Trata-se de uma escala com valores de 1 a 100, que indicam a relevância e a qualidade da página, atribuídas pelo PageRank. 

Existem vários critérios que aumentam a autoridade de domínio de um site, caso satisfeitos; a quantidade de backlinks que apontam para o endereço, o DA desses backlinks, a frequência de publicação do site e o tempo de operação são os principais. 

Um site voltado para a oferta de limpeza de fachada comercial, por exemplo, pode ser considerado de alta qualidade caso seu DA esteja em torno dos 40 pontos. Outros nichos, no entanto, exigem uma maior autoridade para serem competitivos. 

Considerando que o sistema de encadeamento de links, adotado pelo PageRank, compartilha autoridade de domínio entre backlink e página referenciada. O algoritmo Fred penaliza páginas que referenciam backlinks com DA abaixo da média. 

SEO como metodologia de marketing 

Em meio a todas essas informações, o SEO (Search Engine Optimization) compila o estudo desses algoritmos em metodologias que, após a integração com técnicas de publicidade e assessoria, formam o pilar do marketing digital. 

Para cumprir com todos os requisitos estabelecidos pelo Google na avaliação de sites, o SEO trabalha em três grandes frentes, otimizando qualquer plataforma online:

Produção de conteúdo 

A produção de conteúdo diz respeito a todos os elementos de texto, imagem e vídeo construídos para atrair e manter tráfego na página. 

Conta com redatores, designers e especialistas no produto, para construir propostas compatíveis com o consumidor. 

Parceria para backlinks 

Organizadas por assessorias de imprensa, as parcerias para backlinks acontecem quando o proprietário de um site estabelece um acordo com outro, onde ambos criarão publicações que referenciem uma à outra, como um artigo sobre exame demissional CLT

Programação e interface de plataformas digitais 

Antigamente chamada de “Webdesign”, as técnicas de construção de interface para plataformas digitais se concentram no UX Design, voltado para a otimização da experiência do usuário na página, tornando-a mais funcional e sua navegação melhor. 

Considerações finais 

Sendo assim, o SEO é um dos termos mais mencionados em marketing digital, mas poucas pessoas conhecem, com profundidade, do que se trata esta metodologia. Toda atividade de SEO está fundamentada nos algoritmos que regem o Google. 

Os mecanismos de indexação de páginas e publicações são tão importantes que, na era das redes sociais, são replicados nestas plataformas, com resultados satisfatórios. É seguro concluir que representam o coração da internet como veículo de comunicação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Postar um comentário

0 Comentários