Além da exposição: Inspirar-te promove iniciativa cultural e socioeducativa inédita em Heliópolis

 



Mostra "Egito Antigo na Cidade do Sol" estreia em maio no Instituto Baccarelli e migra para a Escola Concept em julho

 

O Inspirar-te, associação sem fins lucrativos que fomenta a transformação social de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade por meio da arte e da educação, promove pela primeira vez a exposição “Egito Antigo na Cidade do Sol”, com curadoria de Pieter Tjabbes. O Inspirar-te promoverá visitas guiadas com arte-educadores para escolas públicas municipais e particulares a partir do dia 2 de maio e abre ao público no dia 12. A mostra acontecerá em duas etapas: a primeira no Instituto Baccarelli, em Heliópolis, até 30 de junho e em seguida migra para a grande apoiadora do projeto, a Escola Concept, no Jardins, entre 08 de julho e 08 de agosto.

 

Criado há 7 anos, o Inspirar-te promove discussões de temas específicos dos currículos escolares, através de observação de obras e de atividades lúdicas e sensoriais, desenvolvidas para cada faixa etária. Atua nas principais escolas particulares de São Paulo, promovendo o acesso à arte ainda na infância como forma de incentivar a criatividade e o pensamento crítico. Ao longo de sua trajetória, já impactou a vida de mais de 20 mil jovens. 100% do lucro obtido de todas as atividades é revertido para crianças em situação de vulnerabilidade social, em uma relação de um para um, ou seja, a cada criança de escola particular impactada pelo Inspirar-te, é também beneficiada uma criança de escola pública, com a mesma experiência cultural e através do financiamento de programas socioculturais em comunidades.

 

Idealizado pelo Inspirar-te, com o apoio do Museu Egípcio de Turim, MASP, MAE-USP e Itaú Cultural, a exposição vai disseminar o conhecimento sobre o Egito Antigo e os mistérios do início da civilização a um público extenso e diverso. "O Inspirar-te celebra sete anos de trabalho intenso com foco no poder transformador da cultura na comunidade de Heliópolis, com uma experiência edificante, consistente e de qualidade sobre o início da nossa civilização", conta Priscilla Parodi, fundadora e diretora-executiva voluntária do Inspirar-te. "Dessa forma, reafirmamos o compromisso da  ONG com a democratização do acesso à arte", reforça.

 

Em sua primeira exposição, o Inspirar-te escolhe o Egito Antigo pela importância do tema no currículo acadêmico das escolas, período histórico em que se começa a discutir sobre a civilização. "Essa iniciativa vai muito além das obras em si, o público receberá visitas guiadas e atividades alinhadas a uma proposta educativa, lúdica e sensorial. As escolas que participam, sejam elas públicas ou privadas, oferecem um currículo escolar potencializado, uma experiência criativa com orientação instrutiva de alto nível de qualidade, num convite a conhecer mais sobre os mistérios do início da nossa civilização”, afirma Priscilla.

 

Por meio do curador e sócio da Art Unlimited Pieter Tjabbes, a ONG Inspirar-te recebeu dezenas de obras didáticas que compuseram a premiada exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” que itinerou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) entre 2019 e 2021.  "O Inspirar-te foi escolhido pelo trabalho sério que faz junto à população que possui menos acesso à cultura. Para colaborar com esse projeto potente e transformador, estou trabalhando com muita satisfação como curador voluntário”, conta Tjabbes. O Museu Egípcio de Turim, na Itália, endossa todo o material educativo da exposição promovida pelo Inspirar-te.

 

Compõem também a exposição "Egito Antigo na Cidade do Sol” projeções de obras do acervo do MASP e MAE-USP, apoiadores do projeto, que serão apresentados pela primeira vez na exposição. “O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP tem a satisfação de estabelecer parceria com o Instituto Inspirar-te com objetivo de divulgar o conhecimento sobre as riquezas da produção humana. Apresentamos artefatos do acervo do museu que revelam aspectos da história do Egito Antigo. A soma dos esforços institucionais possibilita o acesso mais democrático do patrimônio cultural de interesse de toda a sociedade", declara Carla Gibertoni Carneiro, Chefe da Divisão de Curadoria MAE USP.

 

Para abordar temas como a vida, a religiosidade e o pós-morte na civilização que se concentrou ao longo do curso inferior do rio Nilo, de 4000 a.C. a 30 a.C., a mostra se utiliza não só das obras, mas também de atividades interativas, como escavar objetos como um arqueólogo, observar uma múmia de dentro de caixões egípcios, entrar na tumba de Nefertari e interagir com a esfinge. Imagens de monumentos, esculturas, paisagens, e objetos táteis também serão disponibilizados.

 

Para abrigar essas obras e atividades, foram criados dois ambientes com climas distintos, em salas de 100 m² cada, no Instituto Baccarelli: O primeiro transporta o visitante para as grandes pirâmides de Gizé, um espaço solar no meio do deserto. O segundo ambiente tem luz baixa e um clima de mistério, como se o visitante entrasse nas pirâmides e tumbas, onde os Faraós eram mumificados para fazerem a travessia da vida após a morte. As ambientações serão reproduzidas na Escola Concept em julho.

 

O nome da exposição, “Egito Antigo na Cidade do Sol”, é uma homenagem à comunidade de Heliópolis, denominação grega da antiga cidade egípcia Iunu, um dos mais antigos centros religiosos da terra dos faraós, dedicado ao culto do deus sol Rá.

 

O Instituto Baccarelli, que recebe a exposição inédita, é um dos grandes responsáveis pela transformação social na comunidade de Heliópolis, com programas de ensino musical, entre aulas de instrumento, coro, orquestra e outros. “Um dos principais objetivos do Instituto Baccarelli é atender nossos alunos e suas famílias combinando três eixos de grande importância: o social, o educacional e o cultural, impactando direta e indiretamente toda favela de Heliópolis”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “Por isso, estamos muito felizes em trabalhar ao lado dos nossos parceiros do Inspirar-te nesta exposição, que está totalmente alinhada aos valores do Instituto.”, termina.

 

A Escola Concept, principal apoiadora do projeto e grande incentivadora da arte para as crianças, recebe a exposição no dia 08 de julho até 06 de agosto.Estamos muito felizes em proporcionar esta experiência única aos estudantes do Instituto Baccarelli, aos alunos da rede pública e a todas as crianças da cidade de São Paulo, uma vez que impactar a Educação através da arte, estimular o pensamento crítico e gerar conhecimento é o nosso principal papel enquanto educadores, conta Priscila Freitas Torres, diretora geral da Concept.

 

Com essa iniciativa, o Inspirar-te inicia o protagonismo de transformação social por meio de exposições importantes e expressivas com obras didáticas de museus nacionais e internacionais.

 

Serviço:

Instituto Baccarelli

Data: entre 12 de maio e 30 de junho

Horário: Escolas participantes de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h; Público geral de segunda à sexta-feira, das 16h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h

Local: Instituto Baccarelli

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2317 – Heliópolis, São Paulo – SP.

Entrada gratuita

 

Escola Concept

Data: entre 08 de julho e 07 de agosto. Em agosto, aberto ao público apenas nos dias 06 e 07.

Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h; aos sábados, das 9h às 12h. Aberto para o público.

Local: Escola Concept

Endereço: Av. Nove de Julho, 5520 - Jardim Paulista, São Paulo – SP.

Entrada gratuita

 

Sobre o Inspirar-te

Desde 2015, o Inspirar-te fomenta a transformação social de crianças e jovens em situação de

vulnerabilidade, usando a arte como ferramenta de educação. Desenvolveu metodologia própria, com experiências lúdicas e sensoriais que aproximam as crianças a museus e instituições culturais,  ampliando a formas como elas enxergam o outro e constroem o mundo, formando cidadãos mais sensíveis, criativos e conscientes. As atividades são personalizadas de acordo com a faixa etária dos alunos e dos temas debatidos em sala de aula, compondo o currículo acadêmico das principais escolas privadas de São Paulo. 100% do lucro obtido de todas as atividades é revertido para crianças em situação de vulnerabilidade social, em uma relação de um para um, ou seja, a cada criança de escola particular impactada pelo Inspirar-te é também beneficiada uma criança de escola pública, com a mesma experiência cultural e por meio do financiamento de programas socioculturais em comunidades. Ao longo de sua trajetória, já impactou a vida de mais de 20 mil pessoas.

Site: www.inspirar-te.com

Instagram: @projetoinspirarte

 

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Foi responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Site: www.institutobaccarelli.org.br

Postar um comentário

0 Comentários