Loga patrocina 1ª Bienal do Lixo

 


 
 

A Loga (Logística Ambiental de São Paulo), responsável pela coleta, tratamento,
transporte e destinação final dos resíduos sólidos no Agrupamento Noroeste
da capital paulista, é uma das patrocinadoras do inédito evento

 

A Bienal do Lixo, projeto cultural que utiliza a arte como meio de promover as relações do homem com o meio ambiente, será realizada de 26 de maio a 5 de junho, das 10 às 18 horas, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Apresentará obras de arte feitas a partir de material de descarte e terá programação com intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema. A entrada será franca e todos os espaços acessíveis para pessoas com deficiências. “Esta primeira edição é um grande instrumento educacional para a população. Proporcionará cultura, educação ambiental e, principalmente, conscientização com relação à forma que consumimos no mundo atual”, ressalta Lucas Feltre, diretor administrativo-financeiro da Loga.
 

Inspirada em uma corrente artística mundial inovadora, impulsionada pelos problemas ambientais da atualidade, a Bienal do Lixo não se limitará a incluir o assunto em suas criações, mas converterá os resíduos sólidos na própria obra, visando promover a conscientização sobre a preservação do planeta. O evento é um projeto realizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, juntamente com as agências culturais La Mela e Usina, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 

A Bienal do Lixo ocupará área de três mil metros quadrados no Parque Villa-Lobos, onde serão instaladas obras de artistas que têm o material de descarte como base para seu trabalho criativo e cujas obras são exemplos de transformação. No espaço, também serão montados seis domos de 78 metros quadrados cada, nos quais serão exploradas todas as vertentes sobre o tema. Dentre os artistas que apresentarão obras estão Bordalo II, Cacau, Jota Azevedo, Carmem Seibert, Jorge Soliano, Rafael Zaca, Valter Nu, Leo Piló, Afonso Campos, Ubiratan Fernandes e Edismar Arruda.

 

Feltre acrescenta que “a Loga orgulha-se muito desse evento, pois entende a importância de abordar esse tema em evidência em um grande circuito de ações e especialistas da área. Somos uma empresa de coleta de resíduos, fazemos parte da sustentabilidade da nossa cidade e não havia como não estarmos alinhados a um projeto dessa magnitude, no qual buscamos o mesmo objetivo: conscientizar e trabalhar para a futura geração”.

 

Outras atividades, como oficinas artísticas e painéis de diálogos, nos quais empresas e organizações apresentarão ao público como vêm investindo em novos processos e modelos de negócios sustentáveis para reduzir o impacto ambiental, fazem parte da programação. Além disso, Mostra de Cinema exibirá filmes sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade, na biblioteca do parque.

 

Os Painéis de Diálogos abordarão temas como logística reversa, economia circular, consumo consciente, educação ambiental, energias renováveis, gestão de resíduos e outros assuntos que possam colaborar com os rumos da política ambiental no País. Em toda essa programação a arte será sempre o fio condutor, com a participação de artistas, agentes culturais, autoridades, jornalistas, cientistas, empresas, profissionais da área e ambientalistas.

 

Além do evento no parque, a Bienal do Lixo executará uma contrapartida social para a comunidade: um ciclo de oficinas e palestras de “Arte pela Consciência”, em escolas públicas da capital paulista, para estudantes e professores, para medir o alcance da ação. No total, serão 16 oficinas e oito palestras, incluindo escolas de educação especial. É a arte como veículo de transformação social, com mais de 170 horas de transmissão de conteúdo e aprendizado, alcançando mais de cinco mil pessoas.

 

13º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
 

Dentro da programação da Bienal do Lixo, será realizada a 13ª edição do FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos), que acontecerá pela primeira vez em São Paulo, de 1 a 3 de junho, das 10h às 17h30. O evento, de cunho técnico-científico, será realizado na biblioteca do parque e abordará temas relacionados a resíduos sólidos. As discussões abrangem desde estudos acadêmicos até detalhes das visões governamentais e empresariais sobre o assunto.


Exemplo de recuperação ambiental
 

O Parque Villa-Lobos, escolhido para sediar a Bienal do Lixo, é um exemplo de transformação e recuperação da paisagem urbana. A área, de 732 mil metros quadrados, já foi um lixão clandestino, que recebia entulho, resíduos da construção civil, material dragado do Rio Pinheiros, restos de lixo da Ceagesp e de 80 famílias que ali residiam de maneira bastante precária. O projeto de recuperação ambiental resultou na remoção de 500 mil metros cúbicos e movimentação de dois milhões de metros cúbicos de entulho e terra, para acerto das elevações existentes. O Parque foi inaugurado em 1994, depois de amplo projeto urbanístico.
 

A Bienal do Lixo está sendo executada pelas agências La Mela e Usina, a partir de um projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal, patrocinado e apresentado pelo Ministério do Turismo.

 

SERVIÇO - BIENAL DO LIXO

Data: 26/05 a 05/06/22, das 10h às 18h
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto dos Pinheiros - São Paulo -- SP

Postar um comentário

0 Comentários