Projeto de mobilização comunitária no Vale do Paraíba inspira pessoas sobre o valor da água para a vida


A ação “No Movimento das Águas”, da Fundação Energia e Saneamento, foi contemplada por edital da empresa Iguá Saneamento e será executada em Piquete-SP com a comunidade local
 

Divulgação.


A água é um dos principais elementos que sustentam a nossa vida na Terra, assim como de todo o ecossistema. O seu uso é importante tanto para hidratação, como para a prevenção de doenças, já que o simples ato de lavar as mãos já pode nos proteger de diversas enfermidades. Como forma de refletir sobre esse recurso e envolver o munícipe de Piquete, no Vale do Paraíba, em uma mobilização comunitária sobre a utilização racional, a Fundação Energia e Saneamento executa, no primeiro semestre de 2022, o projeto “No Movimento das Águas”.
 

A iniciativa, aberta à população, irá selecionar um grupo de 25 pessoas na participação de oficinas que abordam de forma teórica e prática, culminando na implantação de uma tecnologia ambiental, com baixo custo, relacionada ao uso da água, a ser instalada em um local escolhido pela comunidade. Ao final, o projeto ainda contempla a produção de um minidocumentário sobre o recurso hídrico como patrimônio cultural de Piquete, com o depoimento de personagens locais.

“A ação visa conscientizar sobre o valor da água para as nossas vidas e, a partir de um movimento de sensibilização e geração de conhecimento, despertar uma reflexão na comunidade a respeito do seu papel autônomo, na busca por soluções envolvendo o tema dos recursos hídricos. O objetivo é pensar no histórico e atual, mas também em como as cidades do futuro e as próximas gerações irão se beneficiar pelo uso responsável desse bem", explica Rita Martins, diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento.
 

A ação será viabilizada pelo Edital de Projetos Socioambientais da companhia Iguá Saneamento, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, por meio de sua operação Águas Piquete. De acordo com o diretor geral da unidade, Mateus Banaco, o intuito é incentivar projetos que estimulem o desenvolvimento socioambiental na cidade.
 

“Realizamos desde 2010 atividades de melhoria na distribuição e qualidade da água, em Piquete. Além das ações operacionais, entendemos que investir em projetos que contribuam com o consumo consciente e educação ambiental são métricas importantes para formar cidadãos mais responsáveis e colaborar para a manutenção dos recursos naturais”, disse Banaco.
 

A primeira edição está em fase inicial, com a mobilização de participantes, diagnóstico da comunidade e pesquisa histórica sobre as águas do território. As oficinas, divididas em uma parte teórica e outra prática, estão programadas para execução no mês de março, em razão do Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03.
 

Divulgação.


Sobre a Fundação Energia e Saneamento
 

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: Museu da Energia

Site

 

Sobre a Águas Piquete - Por meio de concessão plena com prazo de 30 anos, a Águas Piquete assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Piquete/SP em 2010. A empresa atende cerca de 13 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 38 municípios com 18 operações e que alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. #águaspiquete #prefeituradepiquete

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros -- Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná -- com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.

Postar um comentário

0 Comentários