“Benefícios da certificação halal” é tema proposto pela Cdial Halal na ExpoMeat 2022

 

A apresentação do diretor da Cdial Halal, que integra a programação da feira, será no dia 15.03, às 19h


São Paulo, março de 2022 – Debater “Os benefícios da certificação halal” é a proposta do diretor de operações da Cdial Halal, Ahmad Mohamad Saifi, durante a III ExpoMeat (Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal), que acontece entre os dias 15 a 17 de março, em São Paulo. A palestra da Cdial Halal será realizada no primeiro dia do evento (15), às 19 horas.

Ahmad Saifi irá expor as oportunidades para as empresas brasileiras com a obtenção desse certificado que as qualifica para exportarem aos países árabes e islâmicos. Trata-se de um mercado com enorme potencial, tendo em vista que engloba quase 2 bilhões de pessoas e deve movimentar até 2024 cerca de 5,74 trilhões, segundo State of the Global Islamic Economy.

“A certificação halal garante alimentos de qualidade, com segurança e rastreabilidade. Nesse sentido, a certificação tem sido exigida não apenas por países árabes, mas também por outros países que primam pela segurança alimentar. Por isso é muito importante que este assunto seja debatido em uma das principais feiras do setor”, enfatiza o diretor.

Não é de hoje que este mercado se torna cada vez mais atrativo às empresas brasileiras, mas ainda há muito espaço para o crescimento da presença de produtos brasileiros nesses países. Em 2021, a Cdial Halal contabilizou crescimento expressivo das empresas certificadas halal: um aumento de 53% quando comparado a 2020, sendo que entre as empresas de processamento de proteína animal o crescimento nas certificações foi de 75%, quando comparado ao ano anterior.

Importância da certificação halal

certificação halal é o processo em que uma certificadora habilitada atesta a aptidão das empresas na utilização de procedimentos e matérias-primas autorizadas pela lei islâmica, o que torna esses produtos autorizados para consumo. Já o certificado halal é o documento emitido por essa instituição certificadora, o que comprova que todos esses procedimentos exigidos são seguidos pela empresa.

Com a certificação halal, a empresa poderá atender aos requisitos de consumidores árabes e muçulmanos ou ainda de outros mercados que busquem produtos comprovadamente saudáveis e rastreados.

Além disso, a certificação abre possibilidades de atingir novos mercados, com aumento da credibilidade dos produtos que obtiverem o selo halal, assim, melhorando a vantagem competitiva da empresa em todo o mundo.

 

 

Mercado

Dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) apontam que os números totais da exportação de carne bovina brasileira em 2021 foram de US$ 9,2 bilhões e 1.846.263 toneladas. Ainda em 2021, as exportações brasileiras para os países de maioria muçulmana somaram 344,1 mil toneladas e, em faturamento, as vendas foram de US$ 1,4 bilhão. Esse mercado respondeu por 19% do volume exportado pelo Brasil em 2021 e 16% da receita total.

Dentre os estados que mais exportaram carne brasileira em 2021, estão São Paulo, que respondeu por 21,51% das exportações; Mato Grosso, com 19,82%; Goiás, 14,47%, Mato Grosso do Sul, com 10,32%; e Minas Gerais, com 9,63%

Sobre a ExpoMeat – Realizada entre os dias 15 a 17 de março de 2022, das 14h às 20 horas, no Pavilhão de Exposições Anhembi (SP), a feira tem expectativa de receber cerca de oito mil visitantes e mais de 200 marcas nacionais e internacionais participantes. É uma oportunidade para efetivação de negócios da indústria frigorífica do Brasil e América Latina, com a proposta de conectar os fornecedores com o processamento de proteína animal, oferecendo no evento todos esses produtos e serviços. Mais informações no site EXPOMEAT 2022 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal - Home (pt)

Cdial Halal - É a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria “N” para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).

Postar um comentário

0 Comentários