O que é insight? Saiba tudo sobre o tema



Insight é um dos termos mais usados dentro das empresas e por profissionais de diversos ramos. Isso porque ter criatividade e ser inovador são características fundamentais para resolver problemas que parecem complicados quando surgem.

A perspicácia ajuda a pensar fora dos limites comuns e criar soluções simples para situações que pareciam difíceis no início.

Entre os profissionais de marketing, a palavra insight é usada como sinônimo de uma boa ideia, algo que ajuda a desenvolver uma boa campanha para fortalecer a empresa do cliente.

A interpretação de seu conceito é sempre a mesma, mas pode tomar em sentidos diferentes, dependendo do contexto onde é aplicado. É por isso que para algumas pessoas não é tão simples explicar o significado de insight.

Mas, pelo fato de fazer parte do cotidiano de tantas companhias e profissionais, compreender a ideia por trás dele é muito importante para o sucesso de um negócio. Se você também tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos explicar o conceito de insight, seu significado, a importância que tem para as empresas e enumerar alguns benefícios. 

Qual o significado de insight?

Insight é uma palavra da língua inglesa que se refere à compreensão súbita de algo ou de uma situação. Quando uma pessoa tem um insight, ela tem uma ideia repentina e que a ajuda a compreender de maneira intuitiva e profunda determinado assunto.

O termo se popularizou nos últimos anos e hoje em dia é utilizado para descrever um pensamento. 

Para a psicologia, é um conceito importante em várias abordagens, mas apesar de ser difícil conceituar, podemos dizer que se trata de um estalo.

Se um fabricante de chaves canivetes tem um problema e um de seus colaboradores teve uma ideia repentina para resolvê-lo, então dizemos que ele teve um insight. É um pensamento que destrava a mente e é trabalhado em segundo plano.

Quando os elementos individuais de uma ideia se organizam para trazer uma solução, a mente envia informações para o nível de atenção primário. É justamente por isso que muitas pessoas têm insights quando estão relaxando.

O cérebro fica livre para aprender ideias e combiná-las, é como se fosse uma explosão de energia e uma recompensa de dopamina no cérebro. O processo muda a linha de raciocínio em um nível fisiológico, criando ligações neurais.

É algo diferente da noção de criatividade, pois se trata de um processo em que a pessoa desenvolve novas maneiras de pensar e perceber.

Não se trata de intuição, que funciona como uma dica sobre a direção correta ao invés da solução como um todo.

O insight é importante em diversas áreas, como no caso de uma empresa de higienização de cadeiras estofadas que pode desenvolver uma maneira de retirar manchas dos tecidos, sem danificá-los.

Aliás, muitos negócios de sucesso, e como no caso das startups, surgem a partir de insights geniais.

Importância do insight para as empresas

Ter um insight é compreender subitamente algo e vem sendo muito utilizado no empreendedorismo. Muitos empreendedores dizem que tiveram ótimos insights depois de assistir a uma palestra, por exemplo.

Isso é importante para os negócios porque ajuda a ter ideias que resolvam problemas de mercado e consolidam a empresa no setor em que atua.

Ele se tornou o segredo de muitas companhias que se tornam cada vez mais competitivas com o passar dos anos.

O mundo dos negócios evoluiu em um ritmo espantoso devido às possibilidades trazidas pela internet, com isso, muitos profissionais passaram a ter boas ideias e a desenvolver maneiras de resolver questões relacionadas aos negócios.

Antigamente, e com uma pessoa que tinha um bom insight poderia viver dele e lucrar com sua ideia, mas atualmente, essa linha de raciocínio se tornou crucial para o sucesso da corporação ou do profissional.

Um fabricante de laje h8 isopor precisa pensar em maneiras de manter o seu produto sempre relevante e necessário no mercado. 

Qualquer solução corre o risco de se tornar obsoleta em poucos anos ou meses, com o surgimento de ideias disruptivas.

Em outras palavras, o mercado exige que os empreendedores tenham bons insights e de maneira contínua.

Com base nessas informações, não é difícil imaginar os benefícios trazidos por eles, e vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Benefícios dos insights

Devido à importância dos insights, explicada no tópico anterior, fica fácil compreender os benefícios e o valor deles para as organizações, sendo eles:

  1. Traz soluções;

  2. Trabalha a criatividade;

  3. Aproxima o público;

  4. Garante inovação.

Para uma empresa de lavagem de estofados de carros, faz toda a diferença lançar uma solução inovadora para liderar o mercado em que atua.

Dentro das companhias, a maioria dos problemas costuma ser complexa e os gestores precisam considerar diferentes variáveis. Os insights ajudam a trazer uma solução para questões difíceis, de modo rápido e simples.

Por meio deles, fica fácil fazer o projeto andar, compreender melhor um assunto ou desenvolver um design inovador no mercado.

Os profissionais que precisam de muita criatividade no dia a dia de trabalho devem desenvolver a habilidade de criar insights. Um exemplo são os criadores de conteúdo na internet.

Eles precisam de boas ideias para as campanhas, de modo a direcioná-las melhor e criar uma boa estratégia de divulgação.

É por meio do insight que a empresa consegue compreender o ponto de vista do cliente, como no caso dos vendedores, que ao compreenderem as necessidades do público, são capazes de oferecer as melhores soluções para os clientes.

Se uma empresa de lavagem de uniformes se orienta por meio dos insights, consegue ter mais controle de suas ações.

Isso também vale para os profissionais, depois quando estão envolvidos em um novo projeto, podem se sentir ansiosos, o que gera a incerteza de não ser capaz de encontrar uma solução lógica.

Inclusive, aceitar as incertezas também é uma maneira de gerar insights. Vamos dar mais algumas dicas sobre esse assunto.

Como ter bons insights?

Ninguém tem o poder de fazer o insight aparecer, mas é possível treinar o cérebro para ter mais chances de obtê-lo. É exatamente isso que as pessoas criativas fazem no cotidiano.

Boas ideias surgem a partir da reunião de informações, que costumam acontecer quando o indivíduo está em um momento de relaxamento.

Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer é reunir uma boa quantidade de informações sobre o assunto, que dentro de uma empresa de lavagem de tapetes pode ser feito por meio de um brainstorm.

Trata-se de uma excelente estratégia porque ajuda a construir até mesmo um insight coletivo, com base em vários pontos de vista diferentes.

Outro método é o scamper, que visa substituir, combinar, adaptar, modificar e procurar outros usos. Ele também elimina e reorganiza, a fim de expandir os horizontes e proporcionar boas chances para o surgimento de novas ideias.

A companhia pode investir em várias fontes de informação, como a realização de pesquisas de mercado, dados transacionais, redes sociais, relatórios, o conhecimento corporativo, dentre outras possibilidades.

Uma empresa de limpeza de cadeira deve procurar o máximo de dados que puder, de modo a embasar suas ideias.

Feito isso, é chegado o momento de treinar a capacidade analítica, pois mesmo que o insight costume acontecer quando estamos descontraídos, é necessário fazer uma filtragem do que é útil e do que não é.

Ao fazer uma análise de dados, é melhor focar em tendências ao invés de pontos de dados únicos, pois elas trazem uma visão mais confiável da situação real.

Assim sendo, procure algo interessante e que ajude a desfocar do que está acontecendo, e muitas atividades ajudam nesse processo, como:

  • Fazer uma caminhada;

  • Tomar um banho;

  • Praticar uma atividade física;

  • Cozinhar.

O intuito é se distrair ao mesmo tempo em que a mente fica livre para chegar até o insight. Se o proprietário de uma loja de chapa de polipropileno tem uma ideia inovadora, possivelmente ele estava divagando.

São pessoas que não se focam externamente no problema, mas na verdade estão fechadas para dados externos e economizam recursos para perceber o insight.

Assim sendo, é correto afirmar que ele vai aparecer quando o profissional olhar para si mesmo e não se concentrar mais no mundo exterior. Ele vai refletir sobre pensamentos profundos e deixar de se preocupar com o que acontece ao seu redor.

Considerações finais

Sendo assim, às vezes, boas ideias aparecem do nada, mas com um pouco de foco e disciplina é possível ajudar o cérebro a produzir bons insights.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e as características dessa ideia que surge quando menos esperamos, trazendo soluções inovadoras e que podem mudar completamente o destino de uma empresa ou profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários