Pinacoteca de São Paulo inaugura exposição sobre coleções reunidas por artistas



Mostra O Colecionador pode ser visitada a partir de 26 de fevereiro na Pinacoteca Estação
 

Obra Introdução à História da Arte Brasileira 1960-1990, do artista Bruno Faria.


A Pinacoteca de São Paulo,  museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura a exposição O Colecionador na Pinacoteca EstaçãoCom curadoria de José Augusto Ribeiro, a mostra reúne obras de Bruno Faria, Jac Leirner, Mabe Bethônico, Nelson Leirner, Raphael Escobar e Thiago Honório.

 

A mostra é inspirada na obra Introdução à História da Arte Brasileira 1960-1990, do artista Bruno Faria, instalação com 168 discos de vinil, cujas capas foram desenhadas por artistas visuais como Hélio Oiticica, Regina Vater, Guto Lacaz, Alex Flemming, pertencente ao acervo do museu. A partir dessa ideia de uma coleção reunida por um artista, a exposição irá explorar outros trabalhos do acervo da Pinacoteca que partam desse mesmo princípio, refletindo sobre a apropriação e ressignificação de objetos pela prática artística contemporânea.


A entrada na Pinacoteca Estação é gratuita. Reservas de ingressos podem ser feitas no site do museu.

 

ÚLTIMOS DIAS

 

Celebrando os 35 anos de carreira de Rosângela Rennó (Belo Horizonte, 1962), a mostra Pequena ecologia da imagemcom curadoria de Ana Maria Maia, pode ser visitada até 07 de março. A mostra reúne os principais argumentos que Rennó desenvolveu em torno da “fotografia expandida”, aquela que extrapola a criação de imagens autorais e inclui seus processos técnicos e sociais. Além de obras que pontuam toda essa trajetória, poderão ser vistos trabalhos inéditos, fruto de um projeto comissionado pela Pina. 

 

O ineditismo no Brasil fica por conta da instalação Eaux des colonies (2021), resultado da residência artística de Rennó em Colônia, na Alemanha, e a série Seres notáveis do mundo (2014-2021), produzida em Las Palmas, Espanha. Ainda faz parte da seleção, a videoinstalação Terra de José Ninguém (2021), que foi comissionada pela Pinacoteca de São Paulo para esta exposição.
 

Serviço:
 

O Colecionador 

Curadoria: José Augusto Ribeiro

Pinacoteca Estação, 2° andar

Período: 26.02.2022 a 15.08.2022

 

Pequena ecologia da imagem 
Mostra panorâmica da artista Rosângela Rennó 
Curadoria: Ana Maria Maia 

Pinacoteca Estação, 4° andar
Período: 02.10.2021 a 07.03.2022 

Pinacoteca Estação 
Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia
Ingressos Gratuitos, com reserva pelo site da Pinacoteca.

Postar um comentário

0 Comentários