Cashback: o que é e seus benefícios



Você sabe o que é cashback? Este termo ganhou bastante destaque recentemente, sendo visto em diversos sites de empresas de vários segmentos. Ele se trata de uma função importante para atrair e fidelizar clientes com mais facilidade. 


Comprar é um hábito presente na vida das pessoas, uma vez que elas dependem do consumo de produtos e serviços para a sua sobrevivência, para o lazer, para a cultura e para outros aspectos importantes no dia a dia. 


Sendo assim, nada mais normal do que esses consumidores buscarem oportunidades de compra mais vantajosas, seja em termos de preços, de prazo de entrega, de quantidade, de qualidade e de benefícios extras.


De fato, há uma série de promoções oferecidas pelas empresas para que elas consigam atrair clientes com maior facilidade, de modo a conquistar uma carteira de compradores fiéis, ao mesmo tempo em que amplia o seu atendimento e consegue ter melhores lucros. 


Dessa forma, um cliente está sempre atento ao mercado, buscando opções que tornem a sua compra mais vantajosa. Afinal, além de desfrutar de um bom produto ou serviço, ele também obtém outras vantagens.


Um exemplo disso pode ser o de um proprietário de automóvel que deseja realizar a limpeza de couro sintético dos bancos do carro. A marca pode oferecer a ele uma hidratação desse tecido, o que vai agregar maior valor ao serviço prestado. 


Ao receber esse presente, certamente o cliente ficará mais feliz e satisfeito, o que gera indicações e um retorno à empresa sempre que ele sentir a necessidade de recorrer ao tratamento no automóvel.


Nesse cenário, o cliente pode ter deixado de ir em um outro estabelecimento pelo fato de perceber os benefícios que poderia ter ao optar pelo primeiro. Por isso, qualquer ação que visa oferecer vantagens ao comprador se destaca da sua concorrência tranquilamente.


Diante disso, surge no horizonte o cashback, que é mais uma ferramenta que proporciona ao cliente um benefício, de modo que ele desejará aproveitar e indicar o estabelecimento para outras pessoas próximas. 


 

Entender o que é o cashback e o que ele pode proporcionar é fundamental para aderir a esse tipo de recurso. Então, não deixe de acompanhar as informações presentes neste conteúdo para ampliar seus conhecimentos sobre o tema. 

O que é cashback, afinal?

Pode ser que, ao acessar um site e ver um anúncio de pergolado de madeira para garagem, ali também esteja mencionado que a compra oferece cashback para o cliente. Mas, o que isso quer dizer?


Cashback é um termo em inglês que se traduz por “retorno de dinheiro”. Na prática, isso significa que, ao adquirir aquele determinado produto, o cliente terá um retorno financeiro, tornando a aquisição ainda mais vantajosa. 


Ter o dinheiro de volta ao realizar uma compra é uma maneira bastante interessante de atrair a atenção do público para a empresa, pois ele se sente valorizado e percebe que o seu orçamento pode render mais. 


Há diferentes tipos de cashback. São as empresas que definem e oferecem o que faz mais sentido dentro do seu negócio, de modo que o cliente pode ter acesso a diferentes opções. Alguns deles são:


  • Cashback que gera pontos;

  • Cashback que devolve dinheiro;

  • Cashback que pode virar novas compras;

  • Cashback social.


No cashback que gera pontos, o cliente que compra com cartão de crédito recebe uma pontuação, que pode ser utilizada em compras futuras ou no abatimento do valor no pagamento da própria fatura. 


Já o que devolve dinheiro é aquele em que o comprador tem acesso a um valor que pode ser resgatado para a sua conta corrente. Há também a possibilidade de acumular crédito no site e abater esse saldo em um novo pedido.


Por fim, há também o cashback social. Assim, quando o cliente compra uma lona para piscina redonda, por exemplo, o valor de cashback dele é revertido para ajudar uma instituição, contribuindo assim para uma boa ação.


É preciso reforçar que o cashback pode ter valor variável conforme a política da empresa que oferece o benefício. De fato, há estabelecimentos que devolvem até 100% do valor, mas há também percentuais mais baixos. 


Sendo assim, é fundamental ficar de olho nas oportunidades que surgem no mercado e aproveitar as que fazem mais sentido para o comprador naquele momento, para que ele desfrute de cada vez mais vantagens nas suas compras. 

De qualquer forma, é importante que o comprador esteja sempre atento e, ao visualizar uma oportunidade de cashback, que ele confirme a idoneidade da empresa. Dessa maneira, é possível passar longe de fraudes, tão presentes na internet hoje em dia. 


Há várias empresas, sejam elas especializadas na venda de bateria 60 amperes ou grandes e-commerces do mercado, que oferecem cashback para os seus compradores. 


Portanto, não deixe de conferir se as suas empresas preferidas já trabalham com esse benefício, podendo assim conquistar parte do seu dinheiro de volta e aplicá-lo em compras futuras para a sua casa. 

As vantagens do cashback

Quem já ouviu falar de cashback sabe que ele pode ser bastante interessante, graças às vantagens concedidas e conquistadas tanto pela empresa quanto pelo comprador. Para isso, é preciso estar atento a alguns pontos fundamentais.


Isso porque ele pode ser implementado em uma companhia especializada em lixo infectante como um modo de ampliar a sua atuação e de conquistar mais clientes com maior facilidade. 


Diante disso, essa se torna uma ação vantajosa por motivos diferentes, como os que serão abordados a seguir.

1. Cashback e fidelização do cliente

Qualquer cliente que se sinta valorizado por um estabelecimento tende a se fidelizar a ele, já que percebe que o seu dinheiro ali pode render mais. O cashback é uma forma interessante de mostrar isso ao consumidor. 


Assim, ao oferecer um plano de locação de cilindro de oxigênio, no qual o locatário recebe um crédito de volta, a empresa se torna uma das referências para ele no mercado, de modo que ele retorna para novos negócios por poder desfrutar de vantagens. 


Por isso, no lugar de simplesmente oferecer um desconto, disponibilizar ao cliente um cashback é uma maneira interessante de conquistar a fidelidade do público e, por consequência, ter um público que defende e valoriza a marca.

2. Cashback e aumento das vendas

Justamente porque o cashback não se trata de diminuir o valor de um produto, mas sim de oferecer um incentivo para o retorno do cliente, uma empresa que invista nessa estratégia pode estimular o seu público a voltar para um novo pedido em pouco tempo.


De fato, um cliente que trabalha oferecendo serviços de martelinho de ouro por indução precisa de um fornecedor para a compra de materiais para realizar os seus serviços. Ao ter um cashback em suas compras, isso faz com que ele volte ao local para novos pedidos. 


A consequência disso é o aumento das vendas do estabelecimento, que graças a uma estratégia que beneficia ao cliente e a si mesmo, consegue ter melhores lucros, enquanto o consumidor também ganha com isso. 

3. Cashback e compras com maior valor

É verdade que muitos consumidores deixam de adquirir alguns produtos, principalmente quando eles apresentam valores mais altos do que é cabível no orçamento. Ao oferecer cashback, esse é um ponto que pode ser revertido. 


Um cliente que está querendo adquirir uma bateria estacionária 70a e já possui um valor de cashback disponível para uso certamente vai finalizar a compra que deseja, pois conseguirá chegar em um custo interessante para fechar o pedido. 


Dessa forma, esse valor que retorna ao cliente é sempre um meio eficiente de garantir vantagens para o consumidor e, mesmo que possa parecer que essa ação não é vantajosa para uma empresa, na verdade essa é uma maneira produtiva de atrair o público.


Afinal, muitos empresários entendem a necessidade de investimentos para manter os seus clientes sempre próximos da companhia, e o cashback é uma modalidade que contribui para isso de forma prática, pois aumenta a credibilidade e a confiança na marca.

Considerações finais

Cada vez mais os consumidores buscam meios de conquistar compras mais interessantes e que sejam vantajosas, tanto em termos de qualidade quanto de valores. Dessa forma, as companhias precisam tornar esse momento mais confortável e atrativo para o cliente.


O cashback é uma maneira de fazer isso com sucesso, pois permite que o cliente crie uma fidelidade com a loja, uma vez que cada compra realizada gera um retorno para ele, incentivando-o a se tornar um comprador recorrente. 


Ou seja, cada vez mais marcas tendem a migrar para esse formato, possibilitando que benefícios sejam conquistados, tanto para si quanto para o seu público durante o período de compras no site, valorizando a empresa e o relacionamento com o cliente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários