3 dicas de como monetizar videos no YouTube



As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, de modo que a grande maioria delas já se tornou famosa. O YouTube é uma das principais, que merece destaque pela sua importância. 


As principais plataformas de relacionamento hoje já estão inseridas na rotina da maioria dos brasileiros. Não há quem não saiba o que elas são, ou quem não conheça o nome das principais. No segmento de vídeo, o YouTube é o de maior destaque.


De fato, o YouTube é uma plataforma mundialmente gigante. Com aproximadamente 2,3 bilhões de usuários ativos, não há como negar que a rede social se desenvolveu e se tornou uma das mais importantes.


Com o passar do tempo, novos recursos foram surgindo, permitindo que o site ganhasse não apenas espectadores, mas produtores de conteúdos relevantes que também conquistaram uma renda com a publicação dos vídeos.


Dessa forma, hoje é possível que uma empresa grave e faça o upload do seu conteúdo sobre blocos de concreto de encaixe no YouTube, gerando visualizações, apresentando o seu produto e ganhando dinheiro extra, além das vendas do item.


Por isso, a plataforma conquista cada vez mais adeptos, sejam eles usuários simples ou pessoas interessadas em profissionalizar os seus vídeos para atrair seguidores e monetizar o seu canal. 


Não é preciso ser um expert no assunto para começar no YouTube. Há muitos usuários que estão começando, assim como há outros com vários anos de experiência nessa função.


Aqui, o que conta é o empenho e a criatividade, de modo que o produtor de conteúdo cresça e conquiste o seu espaço, atraindo fãs fiéis que podem assistir, comentar e compartilhar o vídeo com outras pessoas. 


Diante disso, a monetização dos vídeos se torna um benefício interessante, podendo se tornar a renda principal do usuário, caso ele venha a se consolidar na plataforma e invista no seu trabalho por lá.


Se você tem vontade de atuar no YouTube e quer entender melhor como funciona o processo de monetizar vídeos, este artigo é para você. Portanto, acompanhe a leitura deste conteúdo para saber mais. 

A importância de criar conteúdos para o YouTube

Hoje em dia, o processo de compra das pessoas mudou. Se antes, para adquirir um envelope personalizado a4 o cliente ia até a papelaria, pagava pelo produto e ia embora, atualmente ele busca mais informações sobre o item e as suas funcionalidades.


É verdade que vivemos em um período no qual a informação é facilmente disseminada, levando conhecimentos diversos para as pessoas em qualquer lugar do mundo. Isso ocorreu graças a um elemento que é cada vez menos dispensável: a internet.


Dessa forma, além dos sites de busca e de informação, as redes sociais ganharam o seu espaço, contribuindo para as pessoas em diferentes campos, o que faz com que elas passem grande parte dos seus momentos livres navegando por esses canais.


O YouTube é um dos maiores exemplos disso. Afinal, os usuários podem acessar o conteúdo de lá para diferentes necessidades. Entre elas, vale mencionar:


  • Dicas de saúde;

  • Tutoriais;

  • Notícias;

  • Receitas;

  • Aulas;

  • Moda e beleza;

  • Cuidados pessoais. 


Tudo isso e muito mais pode ser encontrado em algum vídeo no YouTube. Por isso, seja para aprender a instalar uma divisória de gesso ou para fazer um penteado para um casamento, qualquer conteúdo pode ser visto por lá. 


Diante disso, não há como negar a importância de criar conteúdos para o YouTube, pois essa é uma forma de ganhar autoridade, conquistar fãs, levar informações, e muitas outras frentes que aumentam o valor de um produtor na internet.

Monetização: características e benefícios

Se você decidiu se tornar um produtor de conteúdo, há um ponto que deve ser estudado e entendido em paralelo, que é o da monetização de vídeos. Afinal, é interessante juntar o útil ao agradável para se ter uma atuação cada vez melhor na plataforma. 


Ao produzir conteúdos relevantes, o usuário pode também passar a ter uma renda. Para isso, ele deve se enquadrar em alguns pontos básicos:


  • Ter 1.000 inscritos;

  • Ter 4.000 horas de exibição de vídeos;

  • Aceitar os Termos do Programa de Parcerias;

  • Conectar-se ao Google Adsense.


Depois da aprovação na plataforma, o produtor de conteúdo pode então ter uma atuação que traga retornos financeiros para o seu trabalho. Para isso, ele pode utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo YouTube. 


São eles: os anúncios da plataforma e o YouTube Premium, além do Youtube Shorts e o Clube dos Canais. Para complementar, outras alternativas são os recursos de Super Chat e Super Stickers.


Dessa forma, é possível desfrutar de alguns benefícios interessantes ao desenvolver vídeos para o YouTube. Além de poder se dedicar a uma atividade com a qual se identifica, o produtor também pode conquistar autoridade dentro do seu nicho.


Caso uma empresa especializada em papel de parede personalizado 3d crie um canal no YouTube, ela ainda pode conquistar o aumento das suas vendas, divulgar o seu site e conquistar novos clientes. 


Ao elaborar bons conteúdos, também aumenta a visibilidade e passa a ser mais conhecida no seu nicho, o que vai render uma série de novas oportunidades para o seu negócio.


Outros benefícios ainda incluem monetizar em diferentes formatos, conquistar o serviço de suporte da plataforma para contar com um atendimento especial e, por fim, a identificação de cópias de conteúdo, evitando violação de direitos autorais.


Com isso, a plataforma se preocupa em valorizar os seus parceiros, de modo que os usuários podem ter confiança de utilizar um meio seguro e adequado para um trabalho sério no mundo virtual


Portanto, ter um canal no YouTube pode ser bastante vantajoso, sendo um dos meios mais agradáveis e diferenciados de otimizar um trabalho virtual na internet nos tempos atuais. 

Monetizando os seus vídeos do YouTube

Depois de entender melhor a dinâmica do YouTube, e de ser aprovado para o início de uma parceria com a plataforma, qualquer pessoa que tenha um computador usado, novo ou um bom smartphone pode fazer os seus vídeos e passar a ganhar dinheiro por meio deles. 


Há algumas dicas que podem ajudar quem quer monetizar vídeos a ter maior sucesso nessa estratégia. Confira algumas a seguir:

1. Tenha frequência na publicação

Para decidir monetizar e conquistar bons resultados, é essencial ter uma atuação séria no YouTube, tal como se realiza em uma empresa de reboque de moto


Afinal, é preciso ter constância e dedicar o tempo de modo semelhante a outros formatos de trabalho. 


Para isso, o ideal é estabelecer uma frequência de publicação. Há canais que fazem isso de modo diário, outros mensal e outros quinzenal. Tendo em vista que esse fator influencia no ganho dentro do site, é preciso estar atento e investir nesse aspecto. 

2. Invista em SEO

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO),  ou seja, otimização para mecanismos de busca, podem ser aplicadas nos vídeos do YouTube. Elas também influenciam no número de visualizações de um vídeo. 


O uso de palavras-chave, de tags e a escolha de um bom título são exemplos de características que podem atrair espectadores e de garantir que mais pessoas encontrem o conteúdo. 


Sendo assim, é fundamental ficar de olho nesse aspecto e, ao gravar um conteúdo sobre como são feitos produtos de papelaria, como uma etiqueta colorida, o produtor utilize esses recursos de SEO para otimizar os vídeos e trazer mais inscritos para o canal. 

3. Promova conteúdos originais

Em qualquer rede social, consegue destaque aquele produtor de conteúdo que investe em materiais interessantes, novos e originais. Afinal, é por meio deles que se consegue conquistar e fidelizar o público.


Até porque, ao se levar em conta que são postadas, em média, 500 horas de conteúdos por minuto no YouTube, só conseguirá o devido destaque quem oferece aos seus espectadores temas interessantes e originais.


Da mesma forma que uma empresa que faz entrega de pequenas encomendas rapidamente consegue atrair mais clientes, são os canais do YouTube com mais criatividade que se promovem e conquistam uma melhor monetização na internet.


Essas são algumas dicas simples e práticas que tornam a monetização de um canal do YouTube mais produtiva e lucrativa, de modo que colocá-las em prática é uma forma de potencializar os lucros.

Considerações finais

O YouTube é uma rede social que conquista cada vez mais usuários no mundo todo e, por causa disso, também atrai pessoas interessadas em promover conteúdos diversos, aproveitando o alcance da plataforma para conquistar bons resultados. 


Sendo assim, se torna um meio propício para um trabalho amplo, capaz de trazer resultados no curto, no médio e no longo prazo, graças à monetização dos vídeos.


Por isso, se você é produtor, não deixe de considerar essa possibilidade e aproveite os benefícios de utilizar o YouTube para crescer e melhorar as suas finanças. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários