3 dicas para economizar seu dinheiro



A prática de economizar dinheiro é de extrema importância, mas que não faz parte dos hábitos de muitos brasileiros.

Inclusive, a educação financeira não é uma pauta relevante no Brasil, tanto é que existem 62,21 milhões de indivíduos inadimplentes em nosso país, de acordo com dados divulgados pelo Serasa.

Estamos falando de uma grande quantidade de pessoas, tendo em vista que 51% da população brasileira é economicamente ativa.

O que leva tantas pessoas a dever para bancos, lojas e outros tipos de estabelecimentos é o hábito de agir por impulso, ou melhor dizendo, o hábito de comprar por impulso.

Você mesmo já deve ter vivenciado o desafio de passar em frente a uma loja, ver algo que queria muito comprar e resistir à tentação. Pois é, apesar de ser a melhor atitude, a verdade é que a maioria não consegue ter esse controle.

O cartão de crédito acaba se tornando a solução para esses momentos, no entanto, futuramente, as chances de ele se transformar em um grande problema são muito grandes.

Com isso, guardar dinheiro acaba ficando completamente fora dos planos. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de economizar, como fazer isso em curto, médio e longo prazo e dar algumas dicas para economizar.

A importância de guardar dinheiro

Muitas pessoas se perguntam por qual razão devem guardar dinheiro, e existem várias respostas para esse questionamento. Por exemplo, a economia pode facilitar a aquisição de bens com valores mais elevados, como:

  • Celular;

  • Computador;

  • Casa;

  • Carro.

Do mesmo modo, é uma forma de atingir outros objetivos, como uma viagem, abrir um negócio, garantir uma boa aposentadoria e até mesmo suprir gastos emergenciais.

Você pode anotar em um bloco de notas personalizado todo e qualquer valor que gastar ao longo do mês, pois isso ajuda a ter um maior controle do seu dinheiro, e você pode guardar uma quantia um pouco maior todos os meses.

A economia é uma decisão importante para quem quer realizar grandes projetos no futuro e viver livre de preocupações financeiras, e você pode fazer economias de curto, médio e longo prazo.

Como fazer economias de curto, médio e longo prazo?

Existem algumas estratégias para economizar dinheiro que você pode aplicar no curto, médio e longo prazo. Vamos começar falando de algumas economias que você pode fazer no curto prazo.

Anote em uma planilha todas as despesas comuns do dia a dia, como o café que você toma na padaria diariamente, passagens de ônibus, combustível, dentre outras.

Feito isso, veja quais desses gastos você pode simplesmente eliminar. Por exemplo, ao invés de tomar café na padaria todos os dias, você pode se levantar um pouco mais cedo e prepará-lo em casa.

Se precisa gastar com ônibus ou combustível para ir trabalhar ou ir para a faculdade, caso seja possível, você pode ir a pé ou de bicicleta. Além de economizar, vai fazer muito bem para sua saúde.

No médio prazo, identifique o quanto você costuma gastar por mês com coisas supérfluas, como cinema, restaurantes, barzinhos com os amigos, entre outros.

Caso queira um belo projeto de paisagismo residencial em sua casa, ao invés de colocar tudo no cartão de crédito, economize dinheiro para pagá-lo à vista.

Na mesma planilha que você anota os seus gastos de curto prazo, crie uma aba para acrescentar os seus gastos de longo prazo. Ao final do mês, veja o quanto isso lhe custou e tente eliminar o máximo possível no mês seguinte.

É claro que você precisa se divertir, mas a diversão não deve extrapolar os limites do seu dinheiro e prejudicar a sua saúde financeira.

Por exemplo, uma pessoa que tem o hábito de jantar fora todas as sextas-feiras do mês, pode fazer isso apenas na última sexta-feira. Levando em conta o preço que uma pessoa paga em um restaurante atualmente, a economia será muito grande.

Com relação ao longo prazo, verifique o quanto você costuma gastar por mês com despesas como, TV a cabo, internet, plano de celular, entre outros do tipo.

O mesmo ocorre dentro das empresas, como um fabricante de etiqueta tag personalizada: todo e qualquer gasto que puder ser reduzido, assim será feito.

As pessoas precisam ter a mesma mentalidade, então, se você paga uma academia que não frequenta, talvez seja melhor fazer os exercícios em casa.

Além disso, se o seu pacote de TV a cabo for muito extenso e você mal tem tempo de assistir televisão, talvez seja o momento de reduzir e pagar um pouco mais barato.

Esses gastos, se economizados durante um ano, podem somar um valor surpreendente que você pode investir de outras maneiras ou simplesmente colocar em uma poupança.

No entanto, para ser mais prático e te ajudar a economizar ainda mais, vamos dar algumas dicas fundamentais para cuidar bem do seu dinheiro e economizá-lo.

Afinal, como poupar dinheiro?

Existem vários propósitos na vida, como por exemplo, abrir uma pequena fábrica de adesivo transparente personalizado ou qualquer outra modalidade de negócios, fazer uma viagem, comprar um imóvel, entre outros.

Mas, você já reparou que existem dois tipos de pessoas que, geralmente, alcançam esses objetivos? Uma delas são as pessoas que já possuem boas condições financeiras.

Mesmo não tendo a mesma sorte, existe outro tipo de pessoa que também alcança seus objetivos financeiros: aquelas que guardam dinheiro e sabem economizar.

Se você não nasceu com a sorte de ter uma conta bancária gorda, não desanime, porque com algumas dicas é possível economizar dinheiro e alcançar seus objetivos. São elas:

1.    Conhecer sua situação financeira

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer a sua real situação financeira, o que diz respeito ao quanto você ganha e quais são suas maiores despesas. É dessa forma que é possível dar os primeiros passos para fazer o seu planejamento financeiro.

Se você pretende, por exemplo, mobiliar a sua casa, antes de ir a uma loja de móveis, tire um tempo para analisar com cuidado a sua conta corrente, seu cartão de crédito e o seu orçamento.

Identifique o quanto você está pagando no cartão, os gastos supérfluos, se existe alguma coisa que pode ser deixada para o próximo mês e o valor dos juros de suas faturas.

Tudo isso faz parte do orçamento e tem um peso na sua situação financeira. Quando você analisa com calma as suas contas, descobre o que pode estar te desestabilizando.

2.    Planejar os gastos mensais

Fazer um planejamento dos gastos é muito importante para alcançar suas metas financeiras. Assim, crie o hábito de estipular o quanto você pode gastar no mês, considerando suas despesas fixas, variáveis, investimentos e a quantia gasta com lazer.

As despesas fixas são aquelas consideradas essenciais, como aluguel, parcela de financiamento, mensalidade do plano de saúde, supermercado e medicamentos.

Algumas empresas, como um distribuidor de mesas estação de trabalho, costumam priorizar as despesas fixas.

Quanto aos gastos variáveis, analise tudo o que você gasta com telefone pós ou pré-pago, transporte por aplicativo, combustíveis, entre outros do tipo.

Por fim, contabilize seus investimentos, que é a quantia que você compra todos os meses para atingir um objetivo. Caso ainda não tenha um investimento, procure saber o quanto você pode guardar todos os meses para fazer algo que realmente queira.

Além disso, veja quais são os gastos relacionados ao lazer e outros tipos de despesas, como manicure, academia e assim por diante.

3.    Não gaste por impulso

Se uma meta é colocar um papel de parede em todo o apartamento, sabe que vai precisar investir um valor considerável, então vai ficar difícil atingir seu objetivo caso você gaste muito por impulso.

Sabemos que para a maioria das pessoas não é fácil manter o foco, pois vire e mexe nos deparamos com promoções, produtos e serviços que são praticamente irresistíveis.

Se você sabe que não consegue se controlar, pode apostar em algumas táticas que podem te ajudar, como sair apenas com uma pequena quantia e deixar o cartão de crédito em casa.

Outra opção que salva o bolso de muita gente é simplesmente bloquear o cartão de crédito e voltar a utilizá-lo apenas quando for realmente viável.

Se porventura desejar começar a fazer aula de dança forró, separe a quantia que vai precisar todos os meses para pagar a mensalidade, e faça a mesma coisa com as outras contas.

Isso vai garantir que você pague todas as suas contas em dia e evite os gastos por impulso que podem prejudicar o seu orçamento e te levar a gastar mais do que pode.

Conclusão

Economizar dinheiro é uma ação que se faz necessária para promover um bem-estar financeiro e até mesmo psicológico.

No entanto, com um pouco de organização e responsabilidade, é perfeitamente possível parar de gastar de maneira supérflua e alcançar suas metas de vida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários