Inteligência de mercado: seu conceito e como aplicar



O conceito de inteligência de mercado está sempre em pauta entre empresas de diferentes setores, uma vez que os líderes entendem a importância de desenvolver um planejamento estratégico, baseado em informações concretas.

A dúvida que permeia entre as organizações é como isso será feito e quais caminhos serão escolhidos para elaborar um bom plano estratégico.

Ter conhecimentos acerca de seu mercado é fundamental para os diferentes processos de uma organização. São dados que podem ser usados para as estratégias de marketing, para melhorar os processos internos e outras possibilidades.

Então, estamos falando sobre informações necessárias, mas que apesar disso, nem todos os empreendedores e gestores conhecem a sua importância. Por conta disso, alguns também não compreendem o significado de inteligência de mercado.

No entanto, por meio dela a companhia tem uma noção mais aprofundada sobre o negócio, o mercado em que está inserido, e assim possibilitar que a companhia esteja sempre à frente de seus concorrentes.

Se você tem um negócio ou é gestor em uma empresa, leia este artigo até o final. Vamos explicar o que é inteligência de mercado, mostrar sua importância e como ela pode ser aplicada. Confira!

Definindo inteligência de mercado

De maneira objetiva, inteligência de mercado é uma estratégia de marketing que tem como objetivo coletar informações para melhorar as ideias e obter insights.

Os dados coletados devem ser reunidos para que sejam analisados e assim desenvolver ideias que ajudem a aperfeiçoar a companhia.

A coleta de dados é muito importante para melhorar as tomadas de decisão que vão definir o futuro da empresa. Também é fundamental que a corporação, como no caso de um fabricante de elevador residencial simples, faça um estudo abrangente e criterioso.

As organizações que trabalham com inteligência de mercado têm muito mais vantagem competitiva. Isso acontece porque elas têm acesso a informações ricas que trazem ideias valiosas.

Por essa razão, um número cada vez maior de organizações passou a valorizar essa prática, contando com ferramentas que otimizam o trabalho, devido à transformação digital.

O objetivo dessa estratégia é entender o que acontece fora da empresa para que ela aumente sua competitividade. É necessário fazer um monitoramento, coleta e análise de dados, com o propósito de melhorar as tomadas de decisão.

O ambiente de negócios é observado para que se possa analisar situações que geram impactos na performance e no desenvolvimento da empresa, e dentre os pontos que são observados, temos:

  • Produtos/serviços;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Segmento de mercado;
  • Economia.

Ao analisar esses elementos, uma loja de bateria de carro nova trabalha em cima de sua inteligência de mercado, sendo esta uma estratégia que assume diferentes funções.

Dentre elas está a possibilidade de entender como determinado produto ou serviço é visto pelos clientes e pela concorrência. Outra função dessa estratégia é avaliar se o preço cobrado está dentro das expectativas do mercado.

Essa prática também ajuda a identificar diferenciais do produto, descobrir de que forma os consumidores percebem a marca, além de oferecer mais conhecimentos acerca dos clientes e dos prospects.

Trabalhar em inteligência de mercado também é uma forma de acompanhar a concorrência, desenvolver novas estratégias e encontrar caminhos para o crescimento da organização.

Por fim, essa tática também tem como função entender o segmento de mercado, de modo a compreender seus problemas, tendências e influenciadores.

Justamente por conta de suas funções que a estratégia utiliza ações como o benchmarking, análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), monitoramento de mídia e análise de dados.

A importância da inteligência de mercado

Como falamos, essa estratégia é fundamental para melhorar as tomadas de decisões, isso é possível porque ela oferece informações qualificadas que permitem ao negócio agir rapidamente.

A empresa consegue prever as movimentações do mercado e entender de que forma as mudanças podem afetar os negócios, com isso, ela pode agir rapidamente antes de qualquer reação dos concorrentes.

Se uma loja especializada em bateria heliar 60 amperes observa seus concorrentes, consegue se antecipar aos lançamentos e iniciativas de expansão. Consequentemente, ela será capaz de elaborar uma estratégia ainda mais ágil.

Entretanto, o monitoramento deve ser constante, pois de nada adianta pensar em uma ação depois que alguma coisa já aconteceu. A ideia é estar sempre um passo à frente.

Por meio da inteligência de mercado, seu negócio aprende com os erros dos outros, algo fundamental para tomar boas decisões e crescer rapidamente.

Se uma empresa que atua no mesmo mercado que você optou por um caminho e não teve bons resultados, você não vai perder tempo com a mesma estratégia.

O benchmarking possibilita uma pesquisa que te mostre um pouco mais sobre a história das outras organizações. Você descobre práticas que funcionam ou não, além de encontrar exemplos que se encaixam à sua realidade.

Esse trabalho também permite que uma empresa de limpeza de porcelanato pos obra se diferencie da concorrência.

As marcas que apenas adotam comportamentos que já estão em evidência não são estratégicas, por isso, dificilmente elas conquistam um lugar de destaque no mercado.

Mas por meio da inteligência de mercado, você conhece muito mais sobre o seu público, o perfil dessas pessoas, bem como os seus comportamentos e desejos. Consequentemente, consegue oferecer para sua audiência uma boa experiência de compra.

Ao colocar essa estratégia em prática, seu negócio tem muito mais chances de aproveitar as oportunidades. Você consegue enxergar nichos de atuação que estão mais carentes e ações que podem fazer parte da sua estratégia.

Um fabricante de resina poliuretano tem uma visão mais ampla dos erros de seus concorrentes e quais são as tendências de mercado que podem impulsionar seu crescimento.

Por fim, a inteligência de mercado evita que você crie vícios comportamentais e estratégicos, algo que pode ser muito ruim para a inovação do negócio.

Nós só conseguimos criar algo novo se deixarmos de fazer as coisas sempre do mesmo jeito e se buscarmos respostas em outras fontes.

Por meio da inteligência de mercado, conhecemos novas tendências, tecnologias e outras novidades que circulam no segmento. Lembre-se de que estamos inseridos em um mundo de mudanças rápidas e precisamos acompanhá-las.

Como colocar a inteligência de mercado em prática

Para aplicar essa estratégia, existem algumas ações que devem fazer parte do trabalho. Dentre elas estão:

1 - Buscar informação

Você precisa coletar dados primários e secundários para implementar a inteligência de mercado em seu negócio. Os dados primários correspondem aos produzidos e extraídos sob demanda, como por exemplo, quando o cliente responde uma pesquisa direcionada.

Os dados secundários, por sua vez, são aqueles que você não precisou buscar, mas que estão disponíveis em sites, pesquisas e sistemas.

A pesquisa de inteligência de mercado de uma empresa de manutenção de bomba piscina é baseada nesses dois tipos de informação.

Além da coleta, também é feita uma triagem das informações mais relevantes e correspondentes aos objetivos do negócio, para que assim se possa criar um esquema interno de monitoramento.

2 - Enriquecer as informações

É fundamental organizar os dados que sua empresa possui, registrar todos eles e armazená-los para que possam ser utilizados em análises futuras.

As informações precisam ser consistentes e verídicas, pois somente dessa forma é possível confiar nos resultados.

Uma empresa de corte de chapa vai regularizar todas as suas informações internas, tais como custos fixos e variáveis, ticket médio por cliente, histórico de preços e faturamento.

3 - Automatizar os processos internos

A automação faz parte das empresas que se destacam no mercado. A tecnologia possibilita o uso de ferramentas que ajudam na coleta e no tratamento de dados.

É necessário fazer um investimento inicial, mas somente dessa forma você terá mais agilidade nesses processos e terá acesso a informações realmente confiáveis.

4 - Conhecer o seu mercado

Depois de organizar todas as informações, é o momento de ir em busca de dados relevantes relacionados ao seu mercado.

Nesse sentido, um fabricante de persiana romana com bandô deve mapear a sua concorrência e as demandas do público.

Esse monitoramento vai te ajudar a traçar uma estratégia com base nas práticas mais comuns do seu segmento de mercado.

No entanto, elas devem servir apenas como base, visto que parte da inteligência de mercado é avaliar o que acontece do lado de fora da empresa, para que se possa criar o diferencial da organização.

Conclusão

Coletar e analisar dados é primordial para conquistar competitividade, afinal, se a empresa utiliza informações equivocadas, acaba por prejudicar suas decisões.

A pesquisa de mercado utiliza as melhores estratégias para que a companhia possa enriquecer sua base de dados e identificar oportunidades que potencializam seu crescimento.

Isso permite que ela desenvolva boas estratégias de marketing e consiga oferecer para o seu segmento soluções inovadoras e que ainda não são praticadas pela concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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