Por que o pensamento crítico é uma das habilidades mais valorizadas pelo recrutador?



O pensamento crítico é uma capacidade muito importante para a conscientização do ser humano, de modo que ele tenha a capacidade de tomar decisões mais equilibradas e assertivas.

Por conta disso, ter essa capacidade de raciocínio se tornou uma qualidade desejável, principalmente no mercado profissional.

Pessoas com pensamento crítico são mais sábias, têm autonomia em suas ações e decisões, além de mais benéficas para suas atividades, colegas de trabalho e para a sociedade em geral.

Os empreendedores também precisam do pensamento crítico para melhorar sua capacidade de avaliar o mercado e buscar uma boa colocação, diante de cenários adversos.

Entretanto, não é fácil desenvolver o pensamento crítico sem se limitar às bases teóricas. 

Por exemplo, se você está aprendendo um novo conteúdo, é difícil questioná-lo, pensar além e criticar algum posicionamento.

Mas, é importante trabalhar essa capacidade mental, pois ela é muito bem-vista na sociedade, mas, principalmente, no universo profissional.

Neste artigo, vamos explicar o que é pensamento crítico, suas funções e a importância para os recrutadores. Também vamos mostrar por que ele é considerado uma habilidade valiosa por eles. 

Entenda o conceito de pensamento crítico

Chamamos de pensamento crítico a avaliação voluntária de uma situação, conteúdo, comentário, experiência vivida, dentre outros. 

Essa avaliação se concretiza por meio de argumentos que oferecem uma resposta a esses estímulos.

Para pensar de maneira crítica, primeiro precisamos fazer uma observação inicial e posteriormente um julgamento referente à determinada situação.

Por exemplo, o gestor de uma empresa de limpeza de tapetes persas pode dar sua opinião crítica, porém, construtiva, acerca de alguma coisa que está sendo vivenciada pela organização.

Entretanto, é importante que você entenda que esse julgamento não é automático ou impulsivo. 

Trata-se de um raciocínio embasado em referências, motivos e argumentos que sustentam a linha de pensamento da pessoa.

É muito importante desenvolver o pensamento crítico porque ele evita situações desnecessárias no dia a dia e pré-julgamentos que possam gerar conflitos.

Quantas vezes as pessoas tiram conclusões precipitadas e acabam se arrependendo depois, justamente porque não analisaram o contexto do acontecimento.

Com base nisso, podemos dizer que a função do pensamento crítico é gerar indivíduos mais conscientes de sua realidade e que podem usar sua capacidade de raciocínio para transformar uma situação.

A base desse pensamento é o fato de que o mundo está em constante mudança, portanto, uma situação que estamos vivenciando agora não é permanente.

Isso faz com que as pessoas controlem melhor a própria existência e adotem ações que realmente façam a diferença na sociedade.

Para os profissionais, é a melhor forma de encontrar soluções mais assertivas em suas mesas para escritório, que ajudam a superar os desafios do dia a dia. E tudo isso é feito por meio de argumentos sólidos.

O indivíduo deixa de reforçar preconceitos ou crenças e se torna mais flexível, pois compreende diferentes situações e reconhece o quanto sua expectativa se difere da expectativa do outro.

Essa linha de raciocínio funciona por meio de um processo racional e consciente, constituído por diferentes habilidades e atitudes.

Nesse sentido, ele é uma combinação entre o conhecimento que você tem e as ações que realiza, com base na reflexão.

O pensamento crítico possui dois pilares, um deles são as competências cognitivas, que envolvem a capacidade de analisar, a maneira como comparamos situações, nossa empatia, dentre outros. 

É com base nesse pilar que avaliamos e julgamos:

  • Temas;
  • Fatos;
  • Experiências;
  • Conteúdos.

Outro pilar é conhecido como espírito crítico e está relacionado às inclinações e comportamentos que formulam ideias e as maneiras como agimos.

Por essa razão, dizemos que o pensamento crítico começa depois que fazemos uma observação, que é levada pelas imagens, sensações, sons e conceitos.

É a partir disso que, por exemplo, o gestor de uma empresa de lavagem de colchão questiona e julga um acontecimento dentro da organização.

Para os recrutadores, o pensamento crítico é muito importante, pois é por meio dele que esses profissionais conseguem melhorar sua capacidade de observação.

Os recrutadores precisam observar os detalhes, usando todos os sentidos, como audição, visão, olfato, tato e até o paladar. 

Esses profissionais precisam captar elementos sutis que são fundamentais para um processo de recrutamento.

Também é por meio do pensamento crítico que aprendemos a manter o foco, e os recrutadores precisam focar nos detalhes, para obter informações relevantes a respeito do perfil dos candidatos.

Também é uma forma de estabelecer um raciocínio bem estruturado, sempre seguindo uma linha lógica. 

Isso evita que o recrutador se perca diante de vários argumentos usados pelos candidatos.

O recrutador de uma empresa de adesivos personalizados para motos precisa dessa linha de raciocínio para ter mais empatia.

Quando nos colocamos no lugar de outra pessoa, compreendemos bem quais são suas necessidades e objetivos. 

Se a empresa não corresponde às expectativas de alguém, o candidato não possui um perfil que se encaixa na organização.

Consequentemente, o recrutador melhora sua capacidade de julgamento e passa a selecionar melhor os futuros colaboradores.

Esse profissional desenvolve a capacidade de analisar situações de maneira mais objetiva. Ele elimina fatores subjetivos, como suas próprias emoções e perspectivas, considerando suas experiências pessoais e profissionais.

Se ele trabalha, por exemplo, em um fabricante de bateria automotiva 60a, consegue verificar melhor um conteúdo ou cenário e assim tirar conclusões embasadas em boas referências.

Além de ser algo muito importante para o desempenho do trabalho dos recrutadores, o pensamento crítico também é valorizado por eles para contratar bons profissionais. 

Valor do pensamento crítico para os recrutadores

Os recrutadores valorizam o pensamento crítico porque, por meio dele, podemos mudar a dinâmica dentro do ambiente de trabalho. 

Entretanto, também existem outras razões para desenvolver o pensamento crítico no universo profissional. São elas:

Identificar problemas

Essa linha de raciocínio permite escolher um líder que saiba identificar problemas pessoais que estejam acontecendo entre os colaboradores.

São situações que podem afetar a produtividade e prejudicar o bem-estar de toda a equipe. 

Se um fabricante de persiana romana sala contrata pessoas com senso crítico, esse tipo de situação não acontece.

São profissionais que não misturam a vida pessoal com o ambiente de trabalho, além de serem pessoas que buscam manter a cordialidade e estão alinhadas com os projetos da companhia.

Ajuda a resolver conflitos

O pensamento crítico é fundamental para que líderes e gestores saibam resolver problemas e conflitos entre os colaboradores.

Quando isso acontece, eles acabam concordando com uma das partes, mas se tiverem pensamento crítico, conseguem manter a imparcialidade e uma posição mais firme.

Os recrutadores estão em busca de pessoas que afastam suas opiniões pessoais e conseguem se focar no fato e na capacidade de raciocinar acerca de um acontecimento.

Melhora a criatividade

Outro ponto importante que faz com que os recrutadores valorizem o pensamento crítico é o fato de que ele não é apenas racional, visto que ajuda a melhorar a criatividade dos funcionários.

Se um professor de aula canto que trabalha em uma escola pensa de maneira crítica, ele desenvolve ideias e dá boas sugestões, possibilitando que os projetos da companhia sejam constantemente inovados.

Quando deixamos nossas opiniões pessoais de lado, desenvolvemos a capacidade de pensar de maneira diferente, abrindo espaço para novas ideias.

Melhora o atendimento ao cliente

O setor de atendimento ao cliente também é beneficiado se os colaboradores possuem pensamento crítico, visto que ele permite desenvolver a empatia.

O recrutador sabe que uma pessoa que deixa de lado suas próprias crenças para analisar um problema, consegue compreender de maneira mais ampla o que está sendo vivido pelo cliente.

É com isso que o atendente compreende as necessidades do outro e oferece um atendimento de qualidade.

Pensamento crítico é algo fundamental para qualquer profissional, pois ele saberá questionar, o que o leva a buscar conhecimento e ter boas ideias.

Uma pessoa que trabalha em um fabricante de tomada para telefone fixo e que convive com um colega de trabalho que tem pensamento crítico, reconhece a capacidade dele em resolver conflitos e compreender o próximo.

Por essa razão, os recrutadores buscam essa característica nos candidatos, e as empresas investem em maneiras de desenvolver essa capacidade de raciocínio em seus colaboradores mais antigos.

Conclusão

Resumindo, algumas pessoas acreditam que o mercado de trabalho está em busca apenas de qualificação profissional. 

De fato, ter uma formação ou especialização é muito importante, mas isso não é o mais importante durante um processo seletivo.

O pensamento crítico é uma das características mais valorizadas pelas organizações, pois como vimos ao longo deste texto, ele é fundamental para que as pessoas saibam analisar o contexto de um acontecimento e solucionar um problema.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários