O que é a Síndrome de Burnout? Entenda o conceito



O cuidado quanto à força de dedicação a afazeres de trabalho, casa, relacionamento deve ser bem observado para não se transformar em Burnout.

Essa síndrome, reconhecida cientificamente pela primeira vez na década de 70, hoje faz parte da realidade de muitas pessoas no século 21, considerada a doença da geração.

Sendo assim, podemos entender que o Burnout nada mais é do que um esgotamento físico e mental, muitas vezes atrelado a pessoas que estão sempre em alerta em meio a essas e outras atividades, acumulando uma carga mental excessiva, que custa a parar para relaxar.

É mais fácil encontrar esse problema em meio a profissionais de áreas que demandam um alto preparo, sempre convivendo com pessoas ou com situações onde o erro deve ser nulo.

Para entender mais sobre essa síndrome, bem como seus principais sintomas e as formas reconhecidas de tratamento da doença, como um relaxamento pensando em papel de parede para quarto de casal 3D, confira os tópicos do artigo a seguir.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, que tem como tradução algo aproximado como explosão externa, é caracterizada como uma doença relacionada ao esgotamento mental e físico.

Geralmente, visto em pessoas que estão quase sempre em situações de alta concentração e esforço.

Para entendermos melhor o que essa doença traz como características, suas causas e até mesmo seus pontos de cura, é interessante olharmos para as rotinas dos dias de hoje, principalmente, em meio a profissões agitadas, que demandam alta concentração, como:

  • Médicos;
  • Professores;
  • Policiais;
  • Jornalistas;
  • Executivos.

No dia de todos esses profissionais é possível que a concentração, a alta adrenalina e até mesmo a forma intensa de resolução e interação com pessoas acabam sobrecarregando.

Isso acontece quase sempre pela forma como as atividades são levadas, em especial, dentro de um ambiente que exige uma alta concentração. 

Essa situação, muitas vezes, acaba fazendo com que essas pessoas não desliguem a mente, nem mesmo em casa.

Dessa forma, é como se essas pessoas estivessem 24 horas pensando no trabalho, nas preocupações de dentro de um escritório, mas sobretudo, que acabam carregando tempos livres e até preocupações com a casa, como providência de lavagem tapete a seco.

 Assim, o corpo e a mente se tornam 100% ligados ao pensamento de uma tarefa, eu até mesmo mais de uma, não deixando momentos ideias para descanso e relaxamento.

Isso torna a convivência e até mesmo a forma de lidar com questões rotineiras, como um problema no trabalho ou um relacionamento dentro de casa cada vez mais complicados, prejudicando principalmente a pessoa que tem a doença, que se torna incompreendida.

Geralmente, pessoas que possuem o burnout demoram para perceberem que estão com a doença, ainda que sintomas apareçam, como estresse, ansiedade e pouca força para fazer atividades comuns, como providenciar adesivos personalizados para carros.

Em quase todos os casos pacientes com essa síndrome só acabam prestando atenção para aquilo que possuem a partir de um esgotamento total, em meio a suas atividades.

Isso pode vir em forma de paralisia em partes do corpo, dificuldades de andar, alta ansiedade que impede a fala e até mesmo a respiração, é um estado emocional abalado.

Muitas pessoas dizem que a doença se faz presente dentro da sociedade atual, muito por conta da presença de tecnologias, que impõe uma forma de viver a vida cada vez mais rápida, seja dentro de um viés pessoal ou naquele profissional de alguém.

Quais seus principais sintomas?

Acima, podemos entender um entendimento geral sobre o que a síndrome carrega, mas sobretudo como ela aparece, de que forma podemos entender que uma pessoa está com Burnout e quais os sintomas que aparecem a partir de um ponto de esgotamento total.

No entanto, é possível entender que se está ou não com essa doença a partir da análise criteriosa em alguns pontos, tanto comportamentais, quanto físicos e emocionais.

Abaixo vamos trazer alguns dos principais pontos, que podem apontar a síndrome. 

Ainda assim, a constatação e a indução para um tratamento devido só podem ser oferecidos por médicos capacitados, sendo esta uma maneira de entrar em alerta. 

  1. Distúrbio de sono

A dificuldade de dormir se torna cada vez mais comum dentro de um quadro de Burnout, e isso acontece, em especial, pela dificuldade de desligar do mundo, e ter de fato a procura pelo descanso do corpo, assim que se entra em casa com uma cópia chave.

Em muitos casos é possível que haja um cansaço e uma vontade de dormir, mas a pessoa de fato não consegue fazer com que seu corpo descanse, principalmente, pela mente.

  1. Dores no corpo

As dores do corpo se tornam cada vez mais comuns em meio ao Burnout, ocorrendo com mais frequência em pontos próximos à cabeça, como pescoço, costas e até mesmo braços.

Isso ocorre por conta da tensão generalizada, mas sobretudo porque o próprio organismo sente que algo está errado, e em casos extremos, é bem possível que haja uma paralisia geral de todo o corpo, inclusive impossibilitando a locomoção e até atividades comuns.

Nos casos de Burnout, esse é o momento de procurar, o mais rápido possível, um médico ou uma clínica com piso de concreto polido.

  1. Isolamento

Ainda que uma pessoa seja sociável, e que goste de ter pessoas ao seu redor, o isolamento acaba se tornando recorrente, em especial, pela falta de ânimo e dedicação em de fato conversar com alguém. Isso muitas vezes é motivado pelo estresse crescente do paciente.

É fácil notar isso quando, de uma hora para outra, ou até mesmo aos poucos, uma pessoa vai se excluindo de grupos de amigos, ou até mesmo da presença de familiares.

  1. Agressividade

A agressividade vem sempre em um momento nada esperado, em situações simples e que envolvem pouco tipo de estresse de fato, mas que acabam se transformando em um momento explosivo para a pessoa que tem o Burnout.

Isso se torna mais comum dentro do trabalho, entre as equipes, e até mesmo com a família dentro de casa, por motivos que não incluem tantas questões emocionais, como a mudança de lugar de uma persiana romana sala.

  1. Perda de prazer

O prazer de fazer coisas, como comer, beber, estar na presença de amigos e até mesmo ter um relacionamento se vê perdido dentro de um diagnóstico de Burnout, muitas vezes pelo fato da pessoa estar em um estado caótico, e não saber como sair.

Isso ocorre quase sempre em um estado avançado da síndrome, e pode ser avaliado a partir da perda de interesse em desenvolver atividades preferidas, como compras de móveis para escritório e até mesmo esportes e atividades.

De que forma tratar essa síndrome?

Tratar a síndrome de Burnout não é impossível, ainda que seja necessário um esforço considerável da pessoa que tem essa doença, de companheiros ao seu redor.

E o primeiro passo para isso é procurar descansar, se afastar totalmente das atividades relacionadas ao trabalho, e até aquelas que envolvem estudos ou afazeres de casa, pelo menos por um tempo determinado, que envolve o tratamento médico.

Isso se faz interessante justamente para que a pessoa possa se desvencilhar de tudo o que pode estar sempre sobrecarregado, e tenha de fato algum momento de paz.

Outro ponto é considerar procurar exercícios físicos ou algum tipo de atividade que exija menos da carga mental, mas que ainda assim possa ser um impacto interessante para a cabeça e principalmente para o corpo, prezando ainda pela diversão.

Evite entrar em discussões, e considere reavaliar suas relações, em principal, aquelas que sobrecarregam com assuntos problemáticos, o que, para pessoas com altas doses de empatia, pode ser um inimigo no tratamento da síndrome de Burnout.

Por fim, o ideal é organizar todas as atividades em tenda eventos, e tudo o que inclui algum tipo de carga mental na sua vida, colocando o trabalho, coisas de casa e pessoas.

Isso vai ajudar você a voltar para essas atividades com um foco diferente, estando de fato presente dentro dessa nova rotina, mas também deixando a excessividade de fora.

Considerações finais 

Em resumo, o Burnout é conhecido como uma síndrome voltada a pessoas em cargas emocionais e físicas sobrecarregadas.

Isso, principalmente, em relação ao trabalho e a atividades que envolvem a casa ou estudos, fazendo com que a pessoa não desligue em um minuto.

Para tratar isso, nada melhor do que um afastamento momentâneo, cheio de momentos de descanso, prazer, e sobretudo valorização de atividades divertidas e saudáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários