Modelos de armazenagem: quais são e suas vantagens


Existem diferentes modelos de armazenagem, então é importante definir qual você vai usar em sua empresa. No entanto, apesar de ser uma tarefa fundamental, ela nem sempre é fácil.

Só que é essa escolha que vai determinar a eficiência logística do negócio. Mas antes de escolher como será a armazenagem, é preciso conhecer as variedades do mercado.

O gestor ou profissional que tomará essa decisão precisa entender como é o espaço de trabalho e planejar uma execução com qualidade, contudo, isso exige muita reflexão.

O estoque deve auxiliar a rotina da companhia, garantindo maior eficiência e produtividade, mas para que ele atue dessa maneira, é importante conhecer bem a rotina diária e como torná-la mais prática.

É aí que conseguimos definir qual tipo de armazenagem será usado para conseguir bons resultados logísticos e prazos adequados. Só que muitas variáveis estão envolvidas na escolha, o que torna essa decisão um desafio.

Tudo na logística precisa de assertividade, para que possamos evitar atrasos, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar o engajamento dos colaboradores.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da armazenagem para a logística, seus tipos e quais as vantagens. Confira.

Importância da armazenagem para a logística

O planejamento logístico envolve processos importantes e de alta complexidade. O gestor responsável por esse setor toma decisões que podem impactar a empresa como um todo.

O tipo de armazenagem é uma dessas decisões, sendo que seu objetivo deve ser sempre manter os processos organizados, de modo que permitam melhorias e ajustes.

Se o tipo de armazenagem do estoque não for bem escolhido, podem surgir gastos e imprevistos que prejudicam o sucesso do negócio.

Por outro lado, ao contar com uma boa estrutura de galpão e a armazenagem correta, a empresa cresce e se desenvolve, dominando seu mercado e se tornando mais competitiva.

Tipos de armazenagem e suas vantagens

A logística de qualquer negócio é bastante complexa, e é por isso que ela precisa ser robusta e organizada.

É por isso também que existem diferentes modelos de armazenagem, pois cada uma permite que o gestor visualize melhor o fluxo e tome as melhores decisões acerca de ajustes e melhorias.  

Para tomar a melhor decisão em relação ao tipo armazenagem, precisamos conhecer cada um deles, que são:

Armazenagem terceirizada

Nesse tipo, uma fabricante de impressora de etiqueta colorida, por exemplo, conta com o auxílio de um parceiro contratado, que cuida de todo o trabalho relacionado à estocagem e distribuição.

Isso livra a contratante de trabalho logístico para o escoamento de seus produtos, o que se destaca como sua principal vantagem.

Também estamos falando de um tipo bastante atrativo, pois é capaz de reduzir consideravelmente alguns custos operacionais.

Armazenagem própria

Esse tipo é totalmente gerenciado pela corporação, mesmo quando o armazém não se encontra na mesma estrutura física da companhia.

As organizações que escolhem esse tipo de armazenagem, na maioria das vezes, possuem centros de distribuição estrategicamente posicionados, para facilitar a distribuição das mercadorias.

Uma das maiores vantagens desse modelo é o fato de que ele confere total poder de administração, inclusive quanto à escolha dos equipamentos usados, como a empilhadeira usada.

Contudo, é preciso avaliar se o negócio possui estrutura suficiente para destinar pessoal que não se mantenha focado em seu core business.

Para definir essa escolha, é interessante fazer uma análise física e financeira da empresa, para que a armazenagem tenha um resultado positivo.

Armazenagem contratada

Este modelo conta com a contratação de fornecedores que lidam com todos os processos de armazenagem. Devido a isso, é feita uma divisão de tarefas.

A empresa precisa alugar um espaço físico para guardar seus produtos, além de destinar uma equipe para trabalho e manejo. Além disso, ela própria controla o processo de escoamento.

Uma das vantagens desse tipo é a possibilidade de alugar centros de armazenagem em pontos estratégicos, bem como controlar a armazenagem de acordo com a realidade da empresa e as demandas do mercado.

Agora que você já conhece os três tipos de armazenagem disponíveis e suas vantagens, como possibilidade de decidir ou não acerca de processos que a envolvem, como aluguel de empilhadeira manual, vamos mostrar como escolhê-los.

Como escolher sua armazenagem

Os gestores dos setores de logística das empresas têm como desafio escolher o melhor modelo de armazenagem, levando em conta seus aspectos estratégicos.

Esse procedimento envolve custos, sendo que reduzi-los é o objetivo de qualquer negócio. Mas é possível fazer isso e ainda obter retornos positivos.

Para começar, é necessário entender os impactos de cada tipo para a companhia e ainda levar em conta alguns fatores. E dentre eles temos:

Planejamento de custos

A otimização de recursos é fundamental para fazer qualquer organização crescer. Muito além de seu crescimento, esse processo ajuda a definir os melhores investimentos e a lidar com períodos de crise econômica.

Então, para escolher o melhor tipo de armazenagem, é importante levantar todos os custos da companhia, principalmente os relacionados à logística.

O gestor deve pensar onde é possível reduzir custos e direcionar investimentos. Depois de definir esses aspectos, uma fabricante de auto peças universal, por exemplo, poderá calcular quanto custará o modelo de armazenagem.

Dentre os principais fatores que podem impactar financeiramente a empresa, é preciso considerar:

  • Depreciação de estoque;
  • Aluguel ou compra de espaço;
  • Compra de equipamentos;
  • Contratação de colaboradores;
  • Treinamento.

Além de saber quais são os custos, é necessário saber sobre o retorno obtido com o modelo escolhido, em curto, médio e longo prazo.

A opção mais barata nem sempre é a mais viável, visto que o objetivo é aumentar a eficiência do negócio e ter acesso a bons retornos.

Produtividade esperada

Escolher o melhor tipo de armazenagem também envolve saber qual produtividade é esperada. Isso porque os colaboradores precisarão usar o estoque diariamente e movimentar as mercadorias que estão lá.

Não existe uma solução que funcione para qualquer tipo de empresa, desde uma fabricante de filtro de combustível diesel até um supermercado, por exemplo.

Então, é necessário fazer toda uma adaptação dos equipamentos, máquinas, layout e outros fatores para as características da corporação.

Então, toda vez que for feita uma alteração, é imprescindível manter uma boa produtividade. Uma dica para não errar nesse sentido é contar com o auxílio de boas ferramentas.

Elas ajudam a manter a produtividade e são um importante investimento. E para escolher uma boa ferramenta, o gestor deve levar em conta de que forma o tipo de armazenagem escolhido pode impactar na produtividade.

Tipo de produto armazenado

Alguns produtos, como os da indústria alimentícia, exigem o uso de equipamentos e ferramentas específicas. Também necessitam de ambiente adequado e métodos de movimentação adequados.

O controle de bens patrimoniais não tem a mesma necessidade dos produtos perecíveis, por exemplo, uma vez que dependem de ambiente seco e ao abrigo da luz intensa para manterem sua qualidade.

Além do espaço em si, eles devem contar com estantes para paletes que permitam um tipo específico de movimentação dessas mercadorias.

O fato é que, nesses casos, os custos são mais elevados, o que pode ser mais interessante trabalhar com a armazenagem compartilhada, dividindo o gasto com outras empresas.

Limitações da organização

Antes de decidir qual tipo de armazenagem será adotado, a empresa deve levar em consideração o seu momento atual.

Mesmo que a decisão teoricamente pareça ser a melhor, ela precisará ser implantada em diferentes etapas.

Uma boa dica é fazer como uma fabricante de escapamento esportivo para carros, por exemplo, e investigar se o setor logístico consegue se adaptar a cada uma dessas etapas da implementação.

Tudo isso de modo que não comprometa a produtividade e consiga trazer lucros para a organização. Além disso, é importante considerar todas as limitações, desde as financeiras, até as produtivas e pessoais.

Também não se esqueça de que por mais eficiente que pareça determinado tipo de armazenagem para o seu negócio, talvez ele não se encaixe na sua realidade nesse momento.

Conclusão

A armazenagem de mercadorias é essencial para que a logística de um negócio funcione e ele possa atender às demandas do mercado.

Também não podemos nos esquecer de que, além de definir um bom modelo de armazenagem, é necessário saber quais equipamentos serão necessários.

É dessa forma que a sua empresa ou qualquer outra garante a agilidade na movimentação e o cuidado no manuseio dos produtos.

Conhecer os tipos de armazenagem e de que maneira você deve pensar sua adoção é o primeiro passo para tomar a decisão certa.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre eles e pode tomar a melhor decisão. Assim, seu negócio poderá crescer e expandir sua atuação no mercado.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


Postar um comentário

0 Comentários