Networking: 4 práticas para você aplicar


O networking é um termo em inglês que, traduzido para o português, significa “rede de contatos”. Refere-se à relação entre pessoas que compartilham algum tipo de ligação, seja ela pessoal ou profissional.

Um simples cartão de visita colorido pode ser o elemento que alavancará sua carreira grandiosamente, uma vez que ele te coloca em contato com pessoas influentes em sua área de atuação.

O networking pode ser desenvolvido em ambientes como:

  • Escolas e universidades;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Eventos e seminários;
  • Grupos de estudo;
  • Entre outros.

É através do networking que é possível realizar uma série de trocas de informações e influências, que permitem o crescimento de ambos os envolvidos.

Por que fazer networking?

Nenhuma pessoa vive completamente sozinha. Criar laços com outras pessoas é parte natural de nossa vida enquanto criaturas sociais, e muitas vezes essas relações possuem um contato mais direto de aprendizado e ensinamento.

Criar um catálogo de empresas que atuam em sua área é uma excelente forma de identificar oportunidades de se engajar em novas oportunidades.

Profissionalmente, o networking é fundamental para alavancar sua carreira. 

É através das redes de contato que você será capaz de se engajar com outros especialistas que podem ajudar em seu crescimento profissional, além de poderem apresentar novas oportunidades.

Inclusive, o networking profissional também funciona dentro das empresas. 

É importante ter em mente parceiros que possam ajudar a estruturar seu negócio, aproveitando as possibilidades de interação tanto de parceiros comerciais como para descobrir novos talentos e colaboradores.

A ideia do networking é ser um facilitador para conquistar bons resultados, sendo um diferencial competitivo no mercado para qualquer profissional. 

Isso não significa ter uma lista extensa de contatos; o segredo de um bom networking é a qualidade e não a quantidade.

Até mesmo um café da manhã empresarial pode ser uma excelente oportunidade de conversar e conhecer seus companheiros de trabalho, criando, assim, uma aproximação no seu networking.

Dentre as vantagens de ter uma boa rede de contatos, podemos citar o quanto suas chances de sucesso profissional aumentam. Quanto mais pessoas você puder contar para aprender e aprimorar seus conhecimentos, melhores serão suas chances de sucesso.

Além disso, quanto mais experiências desse tipo você tiver, melhor conseguirá transformar seu currículo em um documento muito mais robusto, com diversas indicações de seus contatos corroborando com as qualidades apresentadas.

Quando você passa por um momento importante de sua carreira, ter o apoio de um grupo de networking pode ser um diferencial para o sucesso, uma vez que você estará muito mais seguro contando com o suporte destes profissionais.

A rede de contatos também pode ajudar você a criar novos projetos e tirar ideias do papel. Muitas vezes, não conseguimos levar para frente novas ideias por falta de apoio, então seu networking pode ser fundamental para expandir esse material.

Como expandir sua rede de contatos?

Mesmo que você já tenha um bom networking, ter um bom número de contatos nunca é demais.

Caso ainda não tenha, aprender a construir essa rede é fundamental para seu futuro pessoal e profissional e é uma ação que você pode levar para a vida inteira. A seguir, conheça alguns meios de como aumentar sua troca de informações - e de contatos.

1. Participação em eventos

Uma verdade corporativa é que se você não aparecer, ninguém lembrará de você.

Você pode ficar no stand para evento de sua empresa e conversar com as pessoas que se aproximarem, ou circular no local para buscar conhecer pessoas novas.

Por isso, é importante participar de eventos e atividades corporativas, tanto as realizadas por sua empresa, para aumentar seu alcance dentro da corporação, quanto por eventos específicos de sua carreira, para encontrar outros profissionais e trocar experiências.

Mesmo que estes eventos costumem ser um pouco extensos e cansativos, é fundamental buscar o máximo de aproveitamento em contatos, uma vez que são oportunidades de encontrar pessoas que você não tem um acesso tão direto.

Em congressos e simpósios, onde profissionais das mais diversas empresas se reúnem para trocar informações, é onde as grandes oportunidades de contato aparecem. Então, é fundamental destacar sua participação.

Apareça o quanto puder, de forma natural e interessante, para ser notado por outras pessoas. Assim, quando elas conversarem com você e descobrirem seu potencial, acabarão formando um vínculo de networking que pode ser muito vantajoso no futuro.

Aqui, uma exposição do seu trabalho poderá ser realizada. Se você tiver a oportunidade de ter destaque em um destes eventos, como uma palestra ou bate-papo, aproveite para conectar-se a todos os envolvidos no processo.

Até mesmo assuntos do cotidiano, como a mudança para um cartão de ponto digital, podem fazer você se engajar em um diálogo com um potencial contato.

2. Utilize seus contatos

Depois de conseguir encontrar novas pessoas e debater projetos e ideias, como citamos no tópico anterior, é hora de começar a ativar essas relações.

Muitas vezes, conversamos com tantas pessoas que acabamos nos esquecendo de algumas ao longo do dia. Por isso, tente entrar em contato no dia seguinte ou no próximo para reafirmar o interesse em manter uma boa comunicação.

Comece priorizando os profissionais que você julgar mais relevantes. Eles serão aqueles que você deve investir mais tempo para conhecer e se comunicar, aproveitando os benefícios que a troca de experiências entre vocês pode surgir.

Se você estiver em uma sala de reunião pequena, certifique-se de apresentar-se e conhecer todas as pessoas naquele ambiente. Depois, separe aqueles que julgou mais interessantes para uma interação mais próxima.

Essas são as pessoas com quem você teve uma experiência positiva durante o evento, e que acredita que podem oferecer informações interessantes e valiosas para sua ascensão profissional.

Não esqueça de responder todos aqueles que entrarem em contato com você. Estas pessoas estão querendo uma aproximação assim como você, e é interessante criar vínculos com pessoas de todas as áreas.

Afinal, quanto maior for sua rede de contatos, melhor será para criar um bom grupo de networking. Por isso, não tenha medo de utilizar os cartões de visita que recebeu e se aproximar destas pessoas.

3. Não tenha medo de perguntar

Você não sabe todas as coisas, e ninguém espera isso de você. É um conceito engessado o de que é preciso falar sem parar e demonstrar conhecimento o tempo todo para conseguir um bom engajamento em uma rede de networking.

As pessoas buscam constantemente evolução e aprendizado, então elas precisam perguntar e receber perguntas. Esse é o tipo de interação que de fato atrai resultados adequados, além de mais profissionais para a sua rede de contatos.

Até mesmo em caso de precisar realizar exames médicos demissionais, você pode encontrar uma oportunidade de ampliar sua rede de contatos e se abrir para novas oportunidades.

Por isso, não tenha medo de perguntar quando tiver dúvidas e demonstrar que você tem interesse em conhecer mais sobre um determinado assunto.

Esse tipo de contato é criado para trocar informações, e você só tem a ganhar ouvindo uma pessoa que domina um determinado assunto.

Deixe para se destacar quando falarem sobre um assunto que você domina. Ali, é o seu momento de demonstrar o conhecimento e o interesse em determinados temas, e você deve estar preparado para receber perguntas e questionamentos.

Lembre-se de que estas pessoas querem aprender também, então tente explicar todas as dúvidas que você conseguir, além de ser honesto caso não consiga responder alguma. 

As relações criadas em um networking usam como base a verdade, e devem ser mantidas assim.

4. Compartilhe informação

Assim como você faz no seu dia a dia com os amigos, sempre que encontrar uma notícia interessante ou curiosa, compartilhe com sua rede de networking

Se essas pessoas acompanham suas publicações em redes sociais e na internet é porque gostam do que você tem a oferecer.

Por isso, quando julgar uma matéria interessante e decidir compartilhar com outras pessoas, lembre-se deste grupo que funciona para interação e apoio, para conquistar resultados cada vez melhores.

Uma publicação sobre aluguel de endereço fiscal pode atrair a atenção de algum membro da sua rede de contatos, então sempre compartilhe o que achar interessante.

Não esqueça de que, após o período de eventos e congressos, a maior parte do contato que você terá com muitas destas pessoas será por meio remoto, logo, faça o possível para manter-se lembrado.

É fundamental que as pessoas mantenham seu nome em mente para que você permaneça com ligações fortes e interessantes dentro de seu networking.

Considerações finais

Criar uma rede de conexões é fundamental atualmente para se tornar expressivo em sua área de atuação. O networking tem o potencial de elevar carreiras, criar relações duradouras e que podem ser extremamente benéficas para qualquer profissional.

Por isso, tenha em mente que existem uma série de fatores necessários para manter sua rede de contatos em dia, atualizada e com pessoas relevantes e qualificadas, para ter a tranquilidade de que o trabalho está sendo bem produzido.

Assim, você conseguirá explorar muito mais os benefícios de estar engajado em uma comunidade de profissionais que oferece ajuda mútua quando necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários