Por muito tempo, o Instagram foi considerado um meio de entretenimento para as pessoas que divulgavam as suas atividades pessoais. Mas, com a consolidação da rede com o alto número de usuários, ela passou a ser também usada como Instagram para empresas.
Estabelecimento comerciais começaram a enxergar nessa plataforma um bom local para divulgar os seus produtos, já que grande parte do público passava a maior parte do seu tempo navegando na rede social.
Desse modo, empresas passaram a criar perfis profissionais e vender seus serviços por lá. Sendo assim, a rede, além de pessoal, também passou a ser um ambiente comercial, onde pode-se conquistar seguidores e clientes.
Como funciona o Instagram?
Criado em 2010, segundo pesquisa da Hootsuite, em 2019 o Instagram possuía 69 milhões de usuários só no Brasil.
Ela é usada para compartilhar fotos e vídeos no feed, além de ser possível utilizar outros recursos, como publicar nos Stories, conteúdo que fica disponível por apenas 24 horas, e na nova ferramenta: o Reels.
No Instagram, a imagem e a qualidade dos vídeos são mais valorizadas, sendo assim, o foco não são os grandes textos, como em outras redes sociais; aqui há um apelo visual maior. O público moderno se sente mais atraído por imagens e conteúdos audiovisuais.
Além disso, ele é adaptada para ser usada em celular, apesar de oferecer uma opção para ser acessada através de um computador desktop.
Assim, suas funcionalidades se comportam melhor em aparelhos celulares com layout e design mais interessantes, até porque ele foi pensado justamente para ser usado nestes dispositivos móveis.
Como forma de interação, os usuários podem curtir, comentar e compartilhar as publicações nos Stories. Ainda é possível manter mensagens confidenciais com os seguidores através do Direct.
Com o sucesso do aplicativo, além de perfis pessoais, estabelecimentos como empresa de refeições coletivas passaram a criar suas contas comerciais, que divulgam seus serviços com o objetivo de conquistar clientes.
Após esse crescimento em grande proporções do Instagram, foram surgindo atualizações que beneficiaram empresas para terem seu perfil comercial.
Um exemplo é que a página de um comércio pode incluir o endereço do site, botão de contato para mandar e-mail ou uma mensagem para o WhatsApp, além da função Shopping, sendo possível inserir tags com o preço e link que redireciona para o site da loja.
Além disso, com o perfil comercial, é possível ter acesso a dados estatísticos que ajudam na construção da estratégia de marketing para atingir mais consumidores.
Com esses indicadores, você consegue ter uma orientação para que a sua produção de mercadorias se elevem.
Vantagens de vender no Instagram
Como já dito, essa rede social tem um alto número de usuários, por isso, para quem trabalha com vendas, o Instagram é um local em que um estabelecimento não pode deixar de estar presente. Veja alguns benefícios:
1. Tem apelo visual
Essa rede favorece muito mais a conteúdos visuais, o que significa que textos muito grandes não são valorizados pela plataforma, por isso, para donos de loja, esse é o ambiente perfeito, já que para vender as fotos acabam sendo mais úteis.
Sendo assim, lojas que investem na produção de fotos com qualidade conseguem se destacar na rede por atrair a atenção do usuário, com uma simples foto e uma legenda que diga somente o necessário, o usuário se sente à vontade para navegar na sua página.
Desse modo, uma empresa de fantasia de carnaval infantil pode conseguir conquistar muitos clientes se investir em fotos de qualidade para divulgar as suas roupas, assim, ela pode perceber o aumento das suas vendas.
2. Diversidade de usuários
O aplicativo é muito conhecido e usado por pessoas de diversas idades, logo, a maioria dos clientes que você deseja conquistar vão estar na rede. Dessa forma, nada melhor do que investir em conteúdo em um lugar onde você vai encontrar seu público-alvo.
A rede é propícia para que os usuários naveguem e busquem informações sobre os produtos, isso porque além das fotos, a loja comercial pode investir em vídeos curtos e Stories mostrando os produtos.
O Stories é o recurso mais famoso da rede e possui grande quantidade de visualizações. Para uma empresa que quer aumentar a sua divulgação, não deve esquecer de trabalhar a sua estratégia também nos Stories.
Portanto, uma empresa de motoboy pode investir nessa plataforma porque ela vai garantir que grande parte do público que ela deseja atingir está nessa rede e pode interagir com o conteúdo que ela produz.
3. Anúncios feitos diretamente para seu público
A rede possui uma função em que é possível impulsionar os seus anúncios e atingir o público-alvo da sua estratégia.
Perceba que você pode fazer um anúncio e segmentar o público, que os anúncios só aparecerão diretamente para os usuários que realmente estão interessados no que sua empresa oferece.
Desse modo, para que um comércio tenha sucesso na rede, é preciso que ela conheça bem o seu público e saiba como atingi-los. Isso vai ajudar na hora de planejar os métodos que serão usados pela estratégia.
Os anúncios patrocinados podem ser em formato de postagens no feed ou Stories. Neste último, os anúncios aparecem para o usuário enquanto ele passa de um Stories para o outro.
Portanto, um estabelecimento que sempre procura atingir seu clientes consegue garantir que seu conteúdo chegue em quem ele deseja.
Nesse sentido, se uma empresa de montagem de stands para feiras tem dificuldade de atrair o seu público e de fazer com que seus conteúdos os alcance, uma boa solução pode ser investir em anúncios da plataforma.
4. Interação com seus seguidores
Cada vez mais o público dá mais relevância para marcas que interagem com elas. No Instagram, seu estabelecimento pode dialogar com o seu público e ter retornos que te auxiliam na construção da sua estratégia.
Você consegue pedir dicas e sugestões para os seus clientes sobre melhorias e quais produtos inserir no catálogos.
Nesse sentido, você pode fazer postagens que despertem seus seguidores a se comunicarem com você, o que aumenta a sua importância na rede.
Além disso, cria uma relação de confiança com o consumidor que cada vez mais valoriza a forma como é tratado. Por esse motivo, o ideal é que uma gráfica que produza flyer digital invista no diálogo com o seu público, para que ele se torne fiel ao seu negócio.
5. Loja com alcance global
O Instagram é uma rede social usada no mundo todo, por isso, ao criar uma página para a sua empresa, é possível que o seu estabelecimento comercial tenha alcance global.
Isso quer dizer que várias pessoas do mundo podem ver a sua página e se interessar por seus serviços.
O que é excelente para a divulgação do seu negócio, que pode alcançar novos clientes e virar referência internacional. Isso é um ponto positivo para o crescimento dos negócios e aumento das vendas.
Nesse sentido, se uma empresa de reboque de moto deseja ter uma alcance maior e expandir os seus serviços para outras regiões, ela pode criar a sua página e trabalhar para que seu conteúdo seja útil e chegue para novos clientes de outras localizações.
Qual a importância da rede para os negócios?
Ao usar o Instagram para vendas, o dono de uma loja consegue:
- Atingir o seu público;
- Aumentar as sua vendas;
- Reduzir gastos;
- Ter acesso a métricas.
Ou seja, a partir do momento que o dono de um estabelecimento faz uma publicação patrocinada, especificando qual é o tipo de público que ele quer que veja, ele consegue atrair o seu público. Então, seu número de seguidores está propenso a aumentar.
Consequentemente, há um crescimento em suas vendas, já que a publicação vai estar impactando diretamente um público que está interessado nos seus produtos. Além disso, o dinheiro antes gasto com várias outras estratégias, pode ser economizado.
Assim, você estará promovendo sua marca em uma rede que traz muitos resultados, por isso, não vai ser preciso investir dinheiro em outras técnicas.
Seu negócio vai poder reduzir gastos substituindo alguma publicidade offline que não dava tanto retorno pelo investimento nessa rede, por exemplo. Até mesmo para uma loja de stand promocional que deseja conquistar novos públicos e o crescimento da sua loja.
Por fim, o Instagram disponibiliza dados que ajudam uma empresa a construir seus métodos.
Isso quer dizer que lá são fornecidos dados como: número de seguidores por gêneros, idade e localização. Além de números de vezes que a partir de uma publicação a pessoa entrou no seu site e muitas outras.
Essas informações são valiosas para que uma empresa compreenda quem é o seu público e como suas ações geram resultados. A partir disso, é possível fazer uma análise e concluir quais são as melhores decisões para o crescimento do negócio.
Sendo assim, um espaço para festa de 18 anos pode investir em divulgar os seus serviços nesta rede social para conseguir todos esses benefícios para o seu estabelecimento comercial, e ainda conquistar o crescimento do seu negócio.
Portanto, o Instagram é a rede social ideal para que comércios usem para conquistar novos clientes e aumentarem as suas vendas. O acesso a plataforma é gratuito, e o dono só precisa investir na criação de conteúdo de qualidade para os seguidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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