Chamamos de co-marketing a união de duas empresas que visam criar ou promover conteúdos para atingir um mesmo público, sendo esta ação bastante vantajosa para as marcas envolvidas.
O trabalho com marketing digital é um desafio, uma vez que ele exige que as organizações estejam atualizadas e se reinventem o tempo todo. Para conseguir esse feito, é necessário inovar suas práticas e descobrir a solução para diversos problemas.
Mais do que isso, em muitos casos, elas precisam mudar o seu próprio conceito a respeito do mercado. Um deles, por exemplo, é o de que toda marca tem o mesmo público-alvo que seu concorrente.
No entanto, usando as estratégias de co-marketing, começamos a perceber que, na verdade, isso não faz tanto sentido. Não é por que a sua loja de roupas de bebê tem um público x que outra também terá e vice-versa.
Devemos nos lembrar de que o trabalho com marketing digital só funciona quando ele é bem direcionado e atinge as pessoas certas, caso contrário, a marca desperdiça tempo e dinheiro.
Pensando nesses aspectos, neste artigo, vamos falar sobre o que é co-marketing, como funciona, seus objetivos, vantagens e como aplicá-lo. Acompanhe até o final!
O que é co-marketing?
Uma empresa de motoboy que decide fazer uma parceria com outra do mesmo ramo para lançar um blog post que contemple informações que sejam do interesse do público das duas companhias está fazendo co-marketing.
Ou seja, são ambos os negócios que vão se beneficiar dos resultados trazidos por essa simples ação.
O fato é que existem muitas possibilidades, independentemente do mercado de atuação do negócio.
No caso de ações voltadas para criação e promoção de conteúdos, diferentes tipos de materiais podem ser criados. Dentre eles:
- Post de blog;
- E-book;
- Webinars;
- Vídeos;
- Eventos.
Os posts de blog são considerados a estratégia mais simples de co-marketing, mas ainda assim, muito interessantes para qualquer tipo de empresa.
Uma empresa de reboque moto, por exemplo, pode criar junto com outra uma série de textos sobre um assunto em questão e alternar as postagens nos dois blogs.
Para que o público tenha a oportunidade de ler todo o material, as marcas podem criar uma landing page para que as pessoas acessem a série completa.
O e-book, por sua vez, é uma das melhores estratégias de co-marketing, uma vez que este modelo viraliza com facilidade e ajuda a gerar leads.
Isso acontece porque ele aprofunda uma pauta e atende muito bem às necessidades de um consumidor em sua jornada de compra.
Sem falar que esse tipo de material confere mais credibilidade às organizações envolvidas na parceria, mas demandam um pouco mais de tempo para serem produzidos.
Por outro lado, os webinários (ou webinars) atuam como seminários online, geralmente ao vivo, e são ótimos para gerar leads. Isso acontece porque o público tende a se identificar com esse tipo de conteúdo.
Uma empresa de reciclagem componentes eletrônicos, por exemplo, consegue realizar, juntamente com uma boa parceria, um webinar de sucesso mais rápido do que ao criar um e-book.
Quem não gosta de transmissões ao vivo pode optar pela produção de vídeos, uma vez que esse formato de conteúdo já é considerado o futuro do marketing digital.
O melhor é que muitos tipos podem ser feitos, como tutoriais, análise de produto, entrevistas, dentre outras possibilidades. Depois de criar os vídeos, as empresas precisam apenas compartilhá-los em seus respectivos canais.
Além do mais, o co-marketing também funciona muito bem com eventos, aliás, esta é uma das melhores opções para elevar uma marca.
Os eventos são estratégias mais caras que desencorajam muitas empresas, mas isso muda quando fazemos uma parceria, pois podemos contar com o dobro da estrutura e unir forças para fazer esse formato vingar.
Vantagens do co-marketing
Agora que você já sabe o que é, como funciona e o objetivo do co-marketing, vamos mostrar algumas vantagens que explicam porquê essa estratégia vale a pena para as empresas. São elas:
1 - Esforços divididos
O tempo dedicado ao trabalho em si é reduzido, uma vez que os trabalhos são igualmente divididos. No entanto, isso pode mudar, dependendo do acordo feito entre as duas companhias.
Por exemplo, um pequeno restaurante de marmitex para empresa pode pegar uma parte um pouco maior da produção de conteúdos para convencer o parceiro.
Contudo, a ideia principal é dividir a função para que nenhum dos lados fique sobrecarregado, principalmente quando os negócios estão no mesmo patamar.
2 - Menos gastos
Quem está com o orçamento baixo deve investir ainda mais em co-marketing. Isso porque todos os custos envolvidos na criação de conteúdos são divididos entre as duas empresas.
Podemos notar isso, por exemplo, quando há compra de mídia, em que quanto mais conseguimos economizar, melhor.
3 - Alcance de público
Quando uma fabricante de tela de janela faz parceria com outra organização, tem nela uma parceria que ajuda a promover os conteúdos criados e sem cobrar.
A mensagem passa a ter um alcance muito maior do que ela teria se tivesse sido produzida e divulgada apenas por uma marca.
4 - Reconhecimento no mercado
Se uma organização se une a outra que já conquistou respeito no mercado, ela também será capaz de conquistar.
Mesmo quando produz e divulga conteúdos por si só, a marca já começa a ser mais reconhecida no mercado. Mas, ao se unir com outra, conquista um espaço além do que já estava.
Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber como trabalhar o co-marketing, e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Como aplicar o co-marketing
Ao trabalhar com essa estratégia, uma empresa de controle de acesso digital, por exemplo, conquista resultados surpreendentes.
Só que tudo só acontece se o trabalho for bem feito e usando boas práticas, como as que vamos mostrar a seguir:
1 - Encontrar um bom parceiro
O primeiro passo é escolher qual empresa convidar para fazer uma parceria com você. Inclusive, os próximos passos dependem dessa escolha, portanto, é preciso saber como fazer.
Uma boa parceria depende de alguns fatores, então, é ideal considerar:
- Ter o mesmo público-alvo;
- Uma empresa referência no mercado;
- Que venda algo complementar a sua empresa;
- Que já produz conteúdos.
Evite os concorrentes diretos, por exemplo, uma empresa de pintura de fachadas não deve convidar outra que presta o mesmo serviço para essa parceria, apenas uma que faça algo complementar.
2 - Procurar uma relação de ganhos mútuos
Independentemente do tipo de material ou produto que se pretenda criar e divulgar, o co-marketing só tem um bom resultado e os dois lados envolvidos ganharem com ele.
Se uma empresa não tem base para oferecer um conteúdo de valor ou o outro lado da parceria não faz seu papel na divulgação, uma ou as duas empresas se sentirão frustradas.
Essa situação desgasta a parceria, prejudica ações planejadas para o futuro e desperdiça tempo e dinheiro com algo que não traz retornos suficientes.
3 - Fazer um bom planejamento
Depois de escolher a parceria, é preciso planejar o projeto que você a outra empresa farão juntos. Isso evita surpresas desagradáveis, uma vez que as etapas precisam ser aprovadas pelas duas, os prazos devem ser definidos etc.
O melhor passo a passo para esse planejamento é estabelecer os objetivos do projeto, escolher tópico e tipo de material, definir prazos e, por fim, as tarefas.
É importante colocar todo o combinado por escrito para que as duas companhias não esqueçam as suas partes no combinado.
4 - Dividir as tarefas
Se, por exemplo, uma empresa de conserto persiana fez parceria com uma fabricante, ela precisa de bons profissionais com bons conhecimentos para dividirem adequadamente as tarefas.
É importante definir os pontos fortes e fracos de cada uma, pois dessa forma conseguimos aprimorar a qualidade do material e produzi-lo em menos tempo.
5 - Avaliar os resultados
As métricas e KPIs precisam ser consideradas, assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital.
Quando terminar a ação de co-marketing, é necessário avaliar os resultados para saber o que funcionou e o que não deu certo.
Por meio dessa análise, temos acesso a informações valiosas, mas que são difíceis de coletar antes do projeto ser finalizado.
Quanto mais aprendemos com essas análises, mais aplicamos nossa experiência e aprendizado nos próximos conteúdos e, claro, nas próximas parcerias.
Conclusão
A produção de conteúdo e a divulgação dele sempre foi uma estratégia muito importante para qualquer marca, uma vez que ele pode assumir diversos formatos e leva ao público-alvo aquilo que ele deseja.
Quando feito em parceria com outra empresa, essa estratégia se torna ainda mais produtiva e traz resultados ainda mais compensadores. É por isso que o co-marketing é uma das estratégias mais usadas para alavancar os conteúdos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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