7 vantagens de criar um Facebook para a sua empresa


O Facebook para empresas se tornou uma das principais estratégias de marketing e vendas da internet. Marcas de todos os segmentos estão reunidas nesta plataforma que mudou a maneira como as pessoas compram e interagem.

Essa rede social foi criada com o intuito de promover a interação entre as pessoas, mas acabou se tornando parte de nosso cotidiano de muitas maneiras.

A plataforma permite que os consumidores tenham um canal de comunicação eficiente com as empresas para muitas finalidades. Desde esclarecimento de dúvidas até compras, passando pelo atendimento ao cliente.

Com bilhões de usuários ao redor do planeta, o Facebook reúne os mais diferentes perfis de consumidores, que estão em busca de vários produtos e serviços para o dia a dia.

Depois do site institucional, ele é a principal plataforma, então chega a ser estranho não encontrar uma empresa com um perfil ativo. Aliás, para muitos consumidores, isso é sinônimo de comportamento suspeito.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o Facebook, sua importância e quais são as vantagens e resultados que as empresas podem conquistar com essa plataforma.

O que é o Facebook?

Facebook é uma rede social criada para promover a interação entre seus usuários e as empresas presentes nele. Por isso, tornou-se uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Com mais de bilhões de usuários ativos por mês, ele permite a divulgação de produtos, serviços, promoções, novidades e tendências, melhorando o posicionamento do negócio em seu mercado de atuação.

Os usuários têm acesso a anúncios dos mais variados tipos, como cabelo blindagem, que ajudam a promover, também, outros canais usados pelas empresas, como site, blog e páginas de vendas.

As estratégias dentro dessa plataforma ajudam a aumentar o alcance da marca e fazem com que elas atinjam um número cada vez maior de potenciais clientes (leads).

Pelo fato de estabelecer uma comunicação rápida e fácil com o público consumidor, também possibilita que a empresa tome conhecimento de novos fornecedores e parceiros, ajudando o negócio como um todo.

Importância do Facebook para os negócios

Essa rede social é importante para os negócios por várias razões. Como falamos, ela reúne mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do planeta, sendo que 127 milhões são de perfis brasileiros.

Desses, cerca de 60 milhões acessam sua conta diariamente, e estão em busca de produtos e serviços dos mais variados tipos, como mini hambúrguer artesanal.

Isso significa que existem milhões de pessoas que podem acessar as páginas da sua empresa todos os dias. Outra razão que explica essa importância é o fato de a plataforma garantir fácil acesso e de maneira gratuita.

É o que faz com que ela consiga reunir um número tão extenso de pessoas, das mais variadas faixas etárias e classes sociais. Portanto, independentemente do segmento do seu negócio, sempre haverá uma nova oportunidade de venda.

O Facebook constantemente investe em funcionalidades para os perfis empresariais, para que essas páginas estejam cada vez mais completas. Algumas ferramentas disponíveis por ele são:

  • Anúncios intuitivos;
  • Market Place;
  • Criação de catálogo;
  • Atendimento ao cliente via Messenger.

Também é uma plataforma fácil de ser gerenciada, sem que para isso um buffet casamento para 200 pessoas, por exemplo, precise de ferramentas complementares.

Qualquer pessoa responsável pode atualizar o perfil a qualquer momento e de que qualquer lugar, fato importante para garantir um bom monitoramento do perfil e atendimento imediato ao cliente.

Ter um perfil no Facebook também é importante para que a empresa não seja 100% dependente dos anúncios pagos.

Apesar de a plataforma também oferecer essa modalidade, nela, o seu negócio pode compartilhar conteúdos publicados no blog, sobre assuntos de interesse do seu público-alvo.

Vídeos, textos, imagens e muitos outros formatos podem ser postados, levando o usuário a clicar em links que o direcionam a outros canais de contato, como o site da empresa.

Pensando por esse lado, a rede social aumenta o tráfego desses outros canais de comunicação, colaborando, assim, com outras estratégias de marketing, como SEO.

Toda empresa, como aquelas que fazem lembrancinha de maternidade menina, já se deparou com o imediatismo que domina o comportamento do consumidor moderno.

Ter um perfil no Facebook é importante para que a sua marca consiga interagir com os clientes de maneira imediata, esclarecendo informações, respondendo comentários, dentre outras ações que ajudam a construir um relacionamento sólido e promissor.

Vantagens e resultados

Agora que você já conhece a importância do Facebook para as empresas, vamos falar um pouco mais acerca das vantagens que se refletem em resultados importantes para as organizações. Dentre eles estão:

1.    Mais interação

Nós já falamos que essa plataforma possibilita que os negócios interajam melhor com seu público-alvo. Mas isso vai muito além da comunicação, pois é uma maneira de entender o que essas pensam e sentem a respeito da marca e seu segmento.

Dessa forma, fica mais fácil adaptar os conteúdos, produtos e serviços para o consumidor. E acredite, eles notam quando a empresa está realmente empenhada em oferecer o melhor, e isso conquista a confiança e a preferência.

2.    Mais informação

Essa rede social possibilita que as empresas forneçam informações importantes sobre elas mesmas, como horário de funcionamento, telefone para contato, endereço, detalhamento de produtos, etc.

Como resultado, a marca consegue oferecer o melhor atendimento, de acordo com as informações passadas em seu perfil.

3.    Maior divulgação

Não existe rede social mais efetiva quando o assunto é divulgação de produtos, serviços e suas marcas. Uma escola educandário, por exemplo, sempre vai alcançar um número maior de interessados pelo Facebook do que por qualquer outro meio.

Como falamos, as pessoas estão em busca de todo tipo de coisa, não que elas entrem especificamente na plataforma para comprar, mas se deparar com anúncios e publicações de empresas é algo inevitável.

Independentemente do que você venda, é possível anunciar no site, de maneira segmentada e direcionada, levando as publicações a quem realmente tem interesse.

Não por menos, como resultado, há um aumento nas vendas e na prospecção de leads que certamente chegarão até o funil de vendas vindos do Facebook.

4.    Campanhas fáceis de personalizar

O tipo de marketing promovido pelo Facebook é muito desenvolvido. Com ferramentas próprias, ele permite que qualquer negócio, como uma loja de fantasia infantil masculino crie seus próprios anúncios.

Além disso, são ações fáceis de serem mensuradas, assistidas e modificadas. Como resultado, a empresa consegue investir naquele tipo que mais traz resultados, poupando dinheiro com campanhas infrutíferas.

5.    Possibilidades variadas

O Facebook é uma plataforma multiuso, onde a empresa consegue compartilhar links, falar mais sobre seu negócio, estimular as vendas, criar eventos, etc.

Por meio de cada uma dessas funcionalidades, uma empresa de iluminação para casamento, por exemplo, consegue falar melhor com seu público e, consequententemente, criar uma relação de confiança que colabore para sua expansão.

6.    Conquistar e fidelizar clientes

A cada nova publicação no perfil, a marca tem a oportunidade de atingir novos usuários, pois esses conteúdos podem ser curtidos, comentados e compartilhados.

Quando um seguidor realiza essa ação, ele leva os materiais postados pela empresa a outras pessoas, e o efeito é parecido com aquela famosa propaganda inigualável que chamamos de “boca a boca”.

Além de poder conquistar novos clientes dessa forma, a publicação de conteúdos no perfil do Facebook ajuda a manter o interesse e a confiança de quem já é cliente.

Como resultado, você resolve duas questões importantes: conquista cliente e fideliza os que já tem.

7.    Estar onde os clientes estão

Seja o seu negócio uma empresa de aluguel de painel de led ou qualquer outro, estar no Facebook é estar onde seus clientes estão.

É inegável o crescimento dessa plataforma em vista de qualquer outra, pois ela conquista adeptos todos os dias e de várias idades.

Estar onde seu público-alvo se encontra é essencial para conseguir expandir a marca, vender mais e avançar no mercado. E esses resultados são mais fáceis de alcançar nessa rede social.

Conclusão

Ter um perfil no Facebook é seguir o fluxo do sucesso e do crescimento que você tanto busca para o seu negócio. Hoje, ele é tão importante quanto um número de telefone, portanto, é regra básica para competir com a concorrência.

Tanto para vender quanto para atrair clientes, as funcionalidades desta plataforma fazem toda a diferença para suas estratégias de marketing e para o negócio como um todo.

Se quiser se destacar e ser sustentável no mercado, contar com essa rede social é o primeiro passo para alcançar esses objetivos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários