Saiba o que é CRM e quais os benefícios para a sua empresa


O CRM (Customer Relationship Manager, ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor) é um software de marketing especializado no gerenciamento das relações do cliente com a sua marca.

Hoje em dia, esse termo tornou-se bastante popular entre as empresas, em especial com relação aos negócios que desejam melhorar o seu reconhecimento no mercado e conquistar autoridade.


Afinal de contas, um dos fatores que mais afeta no modo como o seu empreendimento é visto, é o relacionamento com o consumidor. Por isso, é tão importante investir em um software que possa melhorar a dinâmica de proximidade com os clientes.


Sendo assim, saiba o que é CRM e quais os benefícios para a sua empresa no artigo de hoje. Continue lendo!

O que é CRM?

O CRM é muito mais do que uma plataforma de gerenciamento de dados, sendo também uma estratégia de gestão 360o, envolvendo os departamentos de marketing, vendas e atendimento ao cliente.


Desse modo, quando alguém entra em contato com a sua empresa para saber mais a respeito de um hambúrguer artesanal vegano, por exemplo, o seu negócio irá acompanhar todos os pontos de contato do consumidor.


Levando em consideração que estamos na era da transformação digital, o emprego do CRM representa um avanço significativo para as empresas, pois ele é capaz de melhorar a experiência do cliente em diversas plataformas, inclusive as online.


Além do mais, o objetivo do CRM é promover a melhor interação do consumidor, por isso, muito mais do que um software, ele também é visto como uma estratégia e um processo.


Atualmente, as plataformas de Gestão de Relacionamento são consideradas as tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras, justamente pelo modo como a plataforma lida com os dados e oferece insights sobre as oportunidades de vendas.


Entre as principais características de um bom CRM, destacam-se:


  • Alta funcionalidade, integrado a outros sistemas da empresa;
  • Possibilidade de funcionamento e gestão em nuvem;
  • Confiabilidade no armazenamento das informações;
  • Oferecimento de diversos tipos de acesso;
  • Oportunidade de automação de processos e operações;
  • Emissão de relatórios completos e objetivos.

Desse modo, ao fazer o cadastro de um cliente em uma catraca para academia, já é possível integrar ao software CRM para a promoção de um atendimento muito mais completo e eficiente.


O CRM atua em diversas frentes, trabalhando com o armazenamento de informações de clientes e leads (potenciais clientes), incluindo dados como nome, endereço, número de telefone, principais contatos com a empresa, entre outros.


No entanto, a plataforma vai além de uma mera lista de contatos mais elaborada, sendo possível consultar dados valiosos sobre as interações do usuário com a sua empresa, incluindo histórico de conversas e preferências de compra.

Quais são os principais tipos de CRM?

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, o próprio CRM já se desenvolveu, sendo possível encontrar diversos modelos da plataforma, totalmente adaptados para o seu negócio. A seguir, confira quais são os principais tipos de softwares de gestão:

1 - Modelo de interação

O modelo de interação, também conhecido como CRM de interação, consiste em um sistema que automatiza os mais diversos canais de atendimento.


Sendo assim, quando alguém entra em contato com a sua empresa por e-mail, perguntando a respeito de uma caixa de som para igreja, por exemplo, o software já faz todo o registro. O mesmo vale para os call centers e demais canais.

2 - Modelo de coleta de informações

Já o modelo de coleta de informações, como o nome sugere, tem como principal objetivo obter informações relevantes a respeito dos clientes. 


Dessa forma, é possível ter em mãos dados valiosos, que ajudam a orientar as estratégias de marketing e vendas.


Ou seja, se um cliente deixa algumas informações com um buffet para aniversário de 30 anos, é possível saber exatamente o que ele quer e, dessa maneira, propor uma venda direcionada, melhorando o relacionamento com o cliente.

Como o CRM pode ser aplicado na sua empresa?

O CRM pode ser aplicado de várias maneiras na sua empresa, indo além do atendimento. Abaixo, conheça algumas opções.

1 - Analítica

Uma alternativa de aplicação do software é para operações analíticas, isto é, os dados são gerenciados para orientar a tomada de decisões.


Dessa forma, uma escola de educação infantil jardim 2, por exemplo, é capaz de direcionar suas campanhas de marketing ou métodos de abordagem de pais e/ou responsáveis da melhor maneira possível.

2 - Operacional

A aplicação operacional é a mais conhecida dentro do CRM. De forma resumida, ela consiste nos serviços de SAC, atendimento das equipes de venda, relacionamento e suporte ao cliente, entre outras atividades.

3 - Colaborativa

O CRM pode ser usado de maneira colaborativa, isto é, na troca de informações entre as equipes. Desse modo, o atendimento pode compartilhar dados com o motoboy entrega que irá ter contato direto com o cliente.


Nesse modelo de aplicação, o CRM torna-se uma ferramenta para a promoção de um relacionamento padronizado e uníssono com os consumidores.

Quais os principais benefícios que o CRM oferece?

O CRM pode trazer inúmeras vantagens às empresas, e não é à toa que cada vez mais negócios estão adotando essas estratégias, desde um negócio de plotagem arquitetura até profissionais autônomos.


Entre alguns benefícios do CRM para a sua organização, destacam-se:

1 - Centralização de informações

O CRM permite a centralização de informações de modo muito mais simples e fácil. Dessa maneira, diversos colaboradores que lidam com o cliente podem ter acesso aos dados de contato, o que torna o atendimento muito mais assertivo.


Além disso, tendo todas as informações em uma mesma central, fica mais difícil perder os dados relevantes, ainda mais quando eles são armazenados em nuvem.

2 - Aumenta a produtividade

As plataformas de CRM são capazes de elaborar relatórios completos e individualizados sobre o relacionamento com o cliente, sendo possível otimizar os processos e obter ganhos relevantes de produtividade.


Além do mais, com a tecnologia do software SaaS (Software as a Service), a empresa pode customizar o seu plano de uso, conforme às necessidades.


Dessa forma, um negócio de envelopamento para carros, por exemplo, não precisa adquirir um plano que não faz sentido para as suas operações, mas sim, pode focar em uma estratégia personalizada.

3 - Oferece uma visão mais ampla dos negócios

O sistema CRM cria uma ponte entre a sua estratégia e a meta do planejamento. Com as informações centralizadas e o aumento da produtividade, fica mais fácil atingir os objetivos propostos, além de tornar a escolha das decisões mais assertiva.


Desse modo, a empresa tem uma estratégia muito mais consciente e inteligente, capaz de definir com exatidão o que deve ser feito, mesmo em situações de crise.

4 - Fideliza os clientes e aumenta a receita

Um dos principais objetivos do CRM é proporcionar a melhor experiência aos clientes através da personalização de estratégias e excelente gerenciamento de informações


Logo, o resultado não podia ser outro senão a fidelização dos consumidores e o aumento da receita.


Essa é a fórmula mais efetiva de alcançar destaque com o seu negócio, pois quanto mais clientes fiéis, é possível ter um aumento significativo de lucros, devido à recompra e, além disso, sua empresa passa a ser indicada para outras pessoas.


Por esse motivo, é fundamental saber como trabalhar a abordagem de vendas individualizada, para melhorar a experiência dos consumidores e, como consequência, ampliar os lucros sobre cada uma das negociações.


Só para termos uma ideia, uma empresa que investe na personalização do relacionamento com o cliente é capaz de gerar até 37% a mais de receita. 


Além disso, tem-se um aumento de 45% na satisfação dos clientes, o que colabora com a expansão da sua marca.

Conclusão

O CRM tornou-se um dos sistemas corporativos mais eficientes para armazenamento e gestão de dados dos clientes. 


Em um mundo cada vez mais conectado, é necessário proporcionar aos consumidores experiências válidas e é justamente essa a proposta do software.


Elaborado com uma tecnologia de ponta, o CRM pode ser aplicado de diferentes maneiras dentro dos negócios, sem perder a personalização de cada um dos empreendimentos. Ou seja, a empresa pode customizar o sistema à sua maneira.


Além do mais, o CRM permite um atendimento individualizado, que tem um impacto positivo no aumento da receita e no melhor relacionamento entre marca e clientes.


O artigo de hoje buscou trazer algumas informações relevantes a respeito da tecnologia, bem como os principais benefícios da aplicação do software nas empresas. Dessa forma, há argumentos suficientes para te convencer a aplicar o sistema no seu negócio.


Sendo assim, se a sua empresa ainda não tem um CRM, não perca mais tempo!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários