Sabores que Transportam: programa da LATAM leva pratos de chef brasileira aos voos internacionais



A chef Cafira Foz, do Fitó, assina pratos em homenagem aos sabores da culinária nordestina

 


São Paulo, 7 de julho de 2026 – A LATAM apresenta a nova edição do “Sabores que Transportam”, programa de gastronomia a bordo que transforma a viagem em uma experiência de descoberta pelas culturas e pelos sabores da América do Sul. Nesta temporada, a companhia reuniu chefs de restaurantes de seis países da região para criar pratos exclusivos para viajantes das cabines premium. À frente do restaurante Fitó, em São Paulo, a chef Cafira Foz é a representante brasileira da nova edição.

 

Nascida em Fortaleza, criada em Teresina e radicada em São Paulo, Cafira é reconhecida por uma cozinha contemporânea que combina técnica, trajetória e território, valorizando ingredientes locais e as influências de suas origens nordestinas em receitas repletas de identidade. Para a LATAM, a chef assina uma criação muito especial, que traduz a diversidade de sabores, ingredientes e tradições da culinária brasileira: lombo de pirarucu chapeado com molho de moqueca, nhoque de banana-da-terra e coentro.

 

O prato já está disponível nos voos internacionais da LATAM Brasil até setembro, quando será substituído por outro prato de autoria de Cafira, o arroz caipira de frango com milho torrado e quiabo.

 

"Como mulher nordestina e chef, poder levar a minha cozinha para os voos da LATAM é um grande orgulho e uma forma muito bonita de mostrar que a gastronomia brasileira também tem o poder de transportar. Cada prato carrega histórias, ingredientes de diferentes origens e referências da nossa cultura. É emocionante saber que essa experiência hoje faz parte da jornada de milhares de pessoas, mostrando que uma viagem pode começar muito antes do destino por meio das memórias e das emoções que a comida desperta", afirma a chef Cafira Foz.
 

Conhecido anteriormente no Brasil como “Sabor à Brasileira”, o programa passa a se chamar “Sabores que Transportam” nesta nova etapa, reforçando a proposta da LATAM de conectar passageiros aos sabores, histórias e tradições que representam a riqueza cultural de toda a América do Sul.
 

Aos clientes que partem do Brasil, o novo cardápio está disponível na cabine Premium Business em voos internacionais de longa distância de São Paulo/Guarulhos para a América do Norte, Europa e África, além de constar na rota de Fortaleza para Miami. A experiência também contempla viagens com mais de sete horas partindo de Santiago, Lima e Buenos Aires.

 

Já na cabine Premium Economy, a novidade abrange voos com mais de três horas e meia a partir de Bogotá e Lima, além de toda a operação do Equador, na mesma cabine e duração.

 

Com o ‘Sabores que Transportam’, buscamos elevar ainda mais a experiência de viagem, por meio de uma gastronomia que traduz a diversidade da América do Sul. No Brasil, a parceria com a chef Cafira Foz, fundadora do Fitó, representa exatamente esse propósito: levar aos nossos clientes uma criação autoral, elaborada com ingredientes que traduzem a riqueza da gastronomia do país e histórias genuinamente brasileiras, que tornam a jornada ainda mais especial e memorável”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do LATAM Airlines Group.

 

UMA ROTA GASTRONÔMICA PELA AMÉRICA DO SUL

 

Além do Brasil, a nova edição do “Sabores que Transportam” reúne chefs de restaurantes do Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina. Participam desta temporada o chef Leo de la Iglesia (La Caperucita y El Lobo, Chile), a chef Carolina Asmar (Celia, Colômbia), o chef Juan Sebastián Pérez (Quitu, Equador), o chef Aldo Yaranga (AWA, Peru) e a chef Olivia Saal (OLI, Argentina).

 

EXPERIÊNCIA DE VIAGEM EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

 

Os investimentos contínuos da LATAM na experiência de viagem vêm sendo reconhecidos internacionalmente. Em 2026, o grupo tornou-se a primeira e única companhia aérea da América Latina a conquistar a classificação de 4 estrelas da Skytrax, uma das mais prestigiadas certificações da aviação mundial, que avalia critérios como atendimento, conforto, experiência em aeroportos e serviços de bordo. O reconhecimento reflete os avanços implementados pela companhia ao longo de toda a jornada do cliente.


 

Cafira Foz, chef do Fitó (Divulgação LATAM)


 

Lombo de pirarucu chapeado da chef Cafira Foz em voo da LATAM (Divulgação)

 


Sobre o Grupo LATAM

 

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

 

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

 

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

 

www.latam.com 


 

Sobre o Grupo Fitó

 

Fundado em 2017 pela chef e diretora criativa Cafira Foz e pelo sócio Thomaz Foz, o FITÓ consolidou-se como um premiado grupo gastronômico de cozinha brasileira com base nordestina, integrando a lista do Bib Gourmand desde 2018. Nascido sob os pilares da diversidade e da valorização feminina, o projeto cresceu com consistência e hoje conta com quatro unidades em São Paulo, incluindo três operações na Pinacoteca do Estado de SP. As unidades compreendem o Fitó Restaurante e Bar em Pinheiros e na Pina Contemporânea; e o Fitó Café na Pina Luz e Pina Estação. Todas, mantendo sob o comando de Cafira a mesma essência de sua fundação: uma culinária atual, precisa na execução e rica em repertório cultural.


Postar um comentário

0 Comentários