Com estreia prevista para o início do verão europeu de 2026, em junho, o British Pullman, A Belmond Train, Inglaterra, apresenta o Celia, um novo vagão de trem dedicado a eventos e jantares privados. O espaço foi idealizado e desenhado pelo cineasta Baz Luhrmann, diretor de filmes como Moulin Rouge!, The Great Gatsby e Elvis, e pela figurinista e designer de produção Catherine Martin, quatro vezes vencedora do Oscar por seu trabalho em Moulin Rouge! e The Great Gatsby.
UMA SALA DE JANTAR PRIVADA SOBRE TRILHOS: UM CENÁRIO CINEMATOGRÁFICO INSPIRADO NA HERANÇA TEATRAL DE LONDRES
Instalado em um vagão Pullman original de 1932, o Celia reúne bar de coquetéis, lounge, sala de jantar e espaço para entretenimento, com capacidade para até 12 convidados. O espaço, que permite a criação de eventos sob medida e momentos exclusivos de alta gastronomia, é uma celebração criativa da cena teatral do West End londrino dos anos 1930 e do cinema clássico, além de ser uma homenagem ao humor e ao romance de Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare.
O vagão funciona como um espaço independente dentro do trem, com um time próprio de comissários dedicados. Partindo da estação Victoria, em Londres, o vagão inclui a oportunidade de personalizar experiências tanto a bordo quanto fora do trem. Mediante solicitação, um chef privado desenvolve menus sob medida com os melhores produtos sazonais britânicos.
CRIATIVIDADE SOBRE TRILHOS
O projeto parte da criação de uma personagem fictícia: Celia, musa imaginada por Luhrmann como uma estrela do West End na década de 1930, que teria recebido seu próprio vagão Pullman em homenagem a uma performance marcante como Titânia, a Rainha das Fadas. Essa narrativa orienta escolhas de design e ambientação, conferindo identidade ao espaço.
A TRADIÇÃO ARTESANAL BRITÂNICA COMO PONTO DE PARTIDA
O desenvolvimento do vagão contou com a colaboração de artesãos e estúdios britânicos especializados em marcenaria, mobiliário sob medida, vidro, bordado e porcelana, que foram selecionados pessoalmente por Luhrmann e Martin para evocar um mundo histórico de teatro e cinema. Camadas de romantismo permeiam a narrativa literária do design do vagão, que se inspira na paisagem britânica, incluindo sua flora e sua fauna.
Para dar vida a este universo, Catherine Martin colaborou com parceiros de longa data da Belmond, como: os artesãos de marchetaria Dunn & Son, o renomado designer britânico de móveis sob medida Bill Cleyndert, o estúdio de vidros personalizados Tony Sandles, os especialistas em bordados Hand and Lock e a J.K Interiors, a histórica fabricante britânica de porcelana fina Duchess China, que colaborou na estética das louças, além de fornecedores selecionados para os itens de alimentos e bebidas, como David Mellor (talheres) e Tom Dixon (cristais).
A materialidade e a textura ganham destaque em todo o vagão. Um teto de tecido elaborado coroa o espaço sobre marchetaria folheada e parqueteria de madeira personalizada, que ganha vida por meio de camadas de móveis estofados em veludo espesso. Elementos florais, em celebração à flora britânica, decoram a marchetaria de carvalho e o mobiliário, definidos por uma paleta de cores de verdes, amarelos, vermelhos e roxos intensos.
Os espaços são divididos por pesadas cortinas em estilo teatral, cada uma revelando elaborados cenários oníricos gravados nos interiores do vagão. Teto e paredes em mosaico pintados à mão compõem o lavabo exclusivo, decorado com flores e desenhos místicos.
Baz Luhrmann afirmou: "Para Catherine e para mim, criar o Celia foi uma experiência única na vida, que nos permitiu desafiar os limites da criatividade, do luxo e da exclusividade. Entrar no vagão é como ser transportado para outro mundo, no qual os convidados são convidados a se tornarem parte da história. O Celia, em sua essência, é uma 'viagem mágica e misteriosa' – uma experiência gastronômica itinerante para amigos ou uma celebração íntima, repleta de comida, música, vinho, risos e performances. Tudo isso se desenrola enquanto você desliza pelo campo, sentindo como se tivesse entrado em Sonho de uma Noite de Verão. É uma maneira lúdica e única de explorar o Reino Unido, no seu próprio ritmo e de acordo com sua própria história".
Catherine Martin acrescentou: "O Celia oferece aos viajantes a rara oportunidade de habitar a nostalgia de outra era. O vagão proporciona o luxo supremo – tempo e espaço para se conectar verdadeiramente com a própria jornada – e permite que a mente desacelere, abrindo a possibilidade de uma conexão mais profunda não apenas consigo mesmo e com os outros, mas também com novas culturas e perspectivas. A bordo, imagino as pessoas comendo, dançando e se apaixonando, celebrando os grandes momentos da vida dentro de um mundo que oferece uma pausa no caos do cotidiano. O Celia oferece um momento de respiro, uma pequena e luminosa bolha de luz e amor".
Para mais informações ou reservas, clique aqui.
SOBRE O BRITISH PULLMAN, A BELMOND TRAIN, ENGLAND
O British Pullman, A Belmond Train, England, opera de fevereiro a dezembro e conta com dez vagões das décadas de 1920 e 1930 cuidadosamente restaurados, personificando a estética contemporânea da "Era de Ouro das Viagens". Com capacidade para 220 convidados, cada vagão possui nome e história próprios, com marchetaria em estilo antigo, iluminação vintage e estofados luxuosos.
A experiência combina interiores Art Déco com gastronomia sofisticada e uma vibrante joie de vivre, manifestada em diversos itinerários com partida e retorno da estação Victoria de Londres. As opções incluem excursões diurnas a cidades históricas como Oxford, Canterbury e Bath, visitas a propriedades icônicas como o Palácio de Blenheim e o Castelo de Highclere e viagens para eventos esportivos de classe mundial, como o Goodwood Revival e o Grand National.
As jornadas de assinatura abrangem viagens de ida e volta pelas paisagens de Kent e Surrey (como o Golden Age of Travel e o Champagne Afternoon Tea). Além disso, a programação oferece experiências de teatro imersivo com almoços e jantares de mistério (Moving Murder Mystery). Para os entusiastas do cinema, o trem abriga o vagão Cygnus, projetado pelo cineasta Wes Anderson, onde o design moderno encontra o artesanato atemporal. Como trem irmão do Venice Simplon-Orient-Express, o British Pullman já recebeu desde a realeza britânica até estrelas das telas de cinema.
SOBRE A BELMOND
A Belmond nasceu de uma paixão por conectar viajantes exigentes às propriedades, destinos e jornadas mais extraordinárias do mundo. De hotéis e trens a cruzeiros fluviais e lodges de safári, o conceito de Slow Luxury da Belmond convida os hóspedes a descobrir um novo ritmo de viagem, saboreando o tempo, envolvendo-se com a cultura local e conectando-se com a natureza e as pessoas ao seu redor por meio de experiências incomparáveis e histórias inesquecíveis. Com um legado de mais de 50 anos, iniciado com a aquisição do Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond cresceu e se tornou uma coleção global composta por 43 propriedades distribuídas por 24 países e territórios. Destinos excepcionais conectados por jornadas lendárias são a verdadeira essência da Belmond, onde o caminho que leva a um lugar é tão importante quanto o próprio destino. Pioneira no conceito de viagens em ritmo desacelerado, a Belmond opera o lendário Venice Simplon-Orient-Express desde 1982. Posteriormente, expandiu seu portfólio para incluir resorts de praia paradisíacos, como o Maroma na Riviera Maya; refúgios históricos, como a Villa San Michele nas colinas de Florença; ícones urbanos, como o Copacabana Palace no Rio de Janeiro; e portas de entrada para Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Hotel das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Como orgulhosa guardiã de propriedades repletas de história, a Belmond está comprometida em construir sobre o passado para criar um novo legado: a herança do futuro. Trabalhando em parceria com comunidades e talentos locais, além dos mais respeitados chefs, designers e artistas do mundo, a Belmond segue firme em seu propósito de perpetuar a lendária arte de viajar. Desde 2019, a Belmond faz parte do principal grupo de luxo do mundo, a LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton).




0 Comentários