Qualquer pessoa pode participar, retirando até dois livros; cinco bibliotecas da zona norte, oeste e leste participam.
São Paulo, fevereiro de 2026 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, realiza mais edições mensais do programa “Pegue, Leve e Leia” em cinco diferentes bibliotecas das regiões norte, leste e oeste da cidade. A atividade começa nesta semana e se estende até o final de fevereiro, levando cerca de mil livros disponíveis para retirada.
A primeira feira de doação “Pegue, Leve e Leia” começa na Biblioteca José Paulo Paes, dentro do Centro Cultural Penha, no dia 12 de fevereiro, das 11h às 17h. Cada pessoa pode retirar até quatro livros, então aproveite a super oportunidade!
As outras quatro restantes acontecem na última semana de fevereiro. No dia 24, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima realiza sua distribuição gratuita de livros na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, a partir das 11h, até durar os estoques.
Já no dia seguinte, no dia 25 de fevereiro, a Biblioteca Ricardo Ramos realiza sua feira das 10h às 16h. Quem estiver presente na Ricardo Ramos, além dos novos livros para leitura, sai com sua matrícula feita ou renovada e um cadastro na BiblioSP Digital, plataforma online de livros da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas com 17 mil títulos em seu catálogo, desde nacionais e clássicos a internacionais e contemporâneos.
Dia 27 de fevereiro, por fim, é dia de duas feiras de doação simultâneas: uma na Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, das 10h às 16h, e a última na Pedro Nava, das 11h30 às 16h – com o público participante podendo pegar até 3 livros por pessoa.
O programa “Pegue, Leve e Leia” existe desde 2015 e visa difundir e estimular a leitura por toda a cidade de São Paulo, além de incentivar o uso continuado das bibliotecas e transmitir a importância do livro como instrumento de conhecimento e lazer. As pessoas podem pegar os exemplares, levar para casa e ler, sem precisar devolver a obra. Os livros doados são parte do acervo das bibliotecas públicas municipais parados, em conjunto com doações da sociedade civil e de entidades parceiras. Todos os livros estão em ótimo estado e contam com diversos gêneros, quadrinhos, revistas e materiais audiovisuais.
As feiras estão sujeitas a alteração de horário e local, que serão comunicadas brevemente nos canais de comunicação. Caso termine a quantidade de livros, as bibliotecas podem encerrar as atividades antes do horário previsto, recomendado chegar cedo ao local. A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Pegue, Leve e Leia
Quando: 12 a 27 de fevereiro de 2026
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuitos
Múltiplos horários
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Locais e Datas:
12/02
Biblioteca José Paulo Paes - das 11 às 17 horas
Endereço: Hall de Entrada da Biblioteca - Largo do Rosário, 20 - Penha de França
24/02
Pegue, Leve e Leia da Biblioteca Alceu Amoroso Lima - a partir das 11h
Endereço: Praça Benedito Calixto - Pinheiros
25/02
Biblioteca Ricardo Ramos - das 10h às 16h
Endereço: Pça. do Centenário de Vila Prudente, 25 - Vila Prudente
27/02
Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet - das 10h às 16h
Endereço: Pça. Ituzaingó, s/n° - Vila Regente Feijó
Biblioteca Pedro Nava - das 11h30 às 16h
Endereço: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5903 - Imirim
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.




0 Comentários