Florianópolis (SC), 23 de dezembro de 2025 - As corridas de rua no Brasil são um poderoso motor de turismo interno. A quantidade de eventos aumentou e dialoga diretamente com o desejo do brasileiro por viagens atreladas ao esporte, uma motivação já expressiva no país. Desde o início desta década, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios indica que pelo menos 350 mil brasileiros dão preferência ao turismo interno para praticar ou assistir esportes. Um número em franca expansão, junto com as corridas de rua.
Aproveitar o começo do ano é a estratégia ideal para garantir a participação nas provas mais cobiçadas, as que unem o esporte a experiências turísticas de alto nível. Nesse contexto, provas como a Meia das 3 Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), a Maratona Internacional de Floripa Fibra, em Florianópolis (SC), e a Bonito 21k, em Bonito (MS) são eventos que transformam a corrida como parte da viagem. Agências especializadas, como a Sub4 Turismo Esportivo, têm sido fundamentais ao transformar provas locais em pacotes de viagem completos, porque cuida da logística do corredor e ainda agrega turismo.
"O corredor brasileiro tem feito do hobby em estilo de vida e que, por sua vez, se estende ao turismo. A "runcation" — a união de run (corrida) e vacation (férias) — deixou de ser uma exclusividade internacional e se tornou uma realidade no turismo interno. Percebemos no nosso negócio um percentual cada vez mais consistentemente elevado de atletas de outros estados em diferentes corridas de rua pelo país", afirma Henrique Farias, sócio-diretor da Sub4 Turismo Esportivo
Com esse crescimento e a alta demanda por destinos que aliam esporte e lazer, as provas nacionais se estabelecem como escolhas prioritárias para os corredores que buscam atrelar o calendário esportivo ao turismo. Conheça três eventos que oferecem uma experiência que começa antes da largada e vai além da linha de chegada.
Meia das 3 Fronteiras (Foz do Iguaçu – PR)
O percurso único leva o corredor a passar pelos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, simbolizando a união dos três países. O evento, em outubro, é o pretexto perfeito para estender a viagem e explorar Foz do Iguaçu, com as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das sete maravilhas do mundo, e a Usina de Itaipu, e também as cidades do outro lados das fronteiras, como Paraguai ou o lado argentino das cataratas.
Maratona de Floripa Fibra (Florianópolis – SC)
Conhecida como uma das maratonas mais rápidas do Brasil e ideal para quem busca quebrar recordes pessoais, a Maratona Internacional de Floripa percorre as pontes e a orla marítima da Ilha da Magia. O evento atrai corredores de todos os estados brasileiros, com mais de 70% de fora de Santa Catarina. Apesar de ser realizada em agosto, durante o inverno, dá para admirar as belezas cênicas das praias, a parte histórica da cidade e a rica gastronomia local.
Bonito 21k (Bonito – MS)
Diferente dos grandes centros urbanos, a corrida acontece em uma região que é referência mundial em ecoturismo. As provas de 21 km, 10 km e 5 km, no começo de dezembro, são um excelente pretexto para conhecer paisagens de águas cristalinas e a abundante fauna e flora.
Sobre a Sub4 Turismo Esportivo
Com quase 15 anos de experiência, a Sub4 Turismo Esportivo nasceu especializada em levar corredores e turistas aos maiores eventos da modalidade no Brasil e no mundo. Até hoje, mais de 10 mil atletas cruzaram a linha de chegada em algum lugar do planeta com o suporte da agência. Em junho de 2025 a agência adotou nova identidade visual, mais conectada à referência no atendimento especializado e humanizado a atletas de todo o país.
0 Comentários