Missão à China identifica avanços em marketing de experiência


 

 


 

Vista como uma concorrente comercial desleal, o que, muitas vezes, correspondente com a realidade, a China já não é mais aquele país da década de 1990 em termos de estrutura e tecnologia. Pelo contrário, hoje o gigante asiático, que é a segunda economia mundial - atrás apenas dos Estados Unidos - é uma referência em marketing de experiência e eficiência produtiva. “Estão a, pelo menos, 50 anos à frente do Brasil nessas áreas”, afirma Marnei Carminatti, que participou como consultor de Design e Pesquisa de uma missão realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa, que aconteceu entre os dias 3 e 12 de setembro, contou com a participação de membros da Assintecal e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.

 

Na apresentação da devolutiva da missão, realizada hoje (26), Carminatti destacou os avanços dos chineses, da “lojinha de souvenir” até a grande empresa, no marketing de experiência. “Eles entenderam o conceito de concept store e o aplicam em tudo. A China já não vende somente produtos, vende experiências, conectando o consumidor às marcas”, contou, ressaltando que o empresário chinês também valoriza e coloca em destaque todas as suas certificações, “o que o brasileiro precisa aprender”.

 

Segundo Carminatti, a moda, para o chinês, vai além do produto, é um conjunto de experiências que se conectam de ponta a ponta, criando uma sinergia com o consumidor. “O produto não constrói imagem, é preciso criar o ambiente para isso”, frisou. Citando um exemplo - de tantos - de marketing de experiência, ele destaca o tênis Nike que o consumidor pode usar por quatro horas, deixando seus documentos na loja da Nike House Of Innovation.

 

Nas fábricas visitadas, chamou a atenção do consultor a tecnologia utilizada no controle de dados on-time, como na 361, onde um grande painel informa a performance da produção em tempo real, facilitando ajustes porventura necessários (foto).

 

Materiais
Como um designer, Carminatti não pode deixar de analisar os materiais expostos nas feiras Intertextile e All China Leather Exhibition (ACLE). “Vimos muitos pigmentos camaleões, muito fortes para a indústria automobilística, imitações de peles altamente realistas feitas com tecidos e tecnologia abarcada, como em um sapato que vinha com joystick para controlar descargas elétricas nos pés”, contou o criativo, destacando a funcionalidade da última tecnologia listada.

 

A agenda contou com visitas em marcas renomadas, como Louis Vuitton, Casa Loewe, Nike House Of Innovation e Nanjin Road, além de uma visita guiada às feiras ACLE e Intertextile, todas nas cidades de Xangai e Lishu.

 

ACLE
Na ACLE, ainda aconteceu a participação de cinco empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Materials. A feira de couros, componentes e produtos químicos para calçados, considerada uma das maiores do mundo no segmento, gerou mais de R$ 75 milhões em negócios para Tanac, Nokopiel, Seta, Corium e MK Química. O evento aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro, em Xangai.



 

Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br

 

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.


Postar um comentário

0 Comentários