CNC 80 anos: sessão solene no Senado e missa na Catedral de Brasília marcam aniversário

 

Confederação representa empresários responsáveis por cerca de 30 milhões de empregos e celebra trajetória de defesa dos interesses brasileiros

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) completa 80 anos em novembro de 2025. Nesta quarta-feira (26), a celebração institucional se dará em uma sessão solene no Senado Federal, em Brasília, onde também foi realizada missa na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida na terça, às 18h.

Nas redes sociais e na televisão, o filme institucional coroa a campanha de aniversário transmitindo a longevidade e proximidade característicos na relação entre Confederação e seus representados. As comemorações incluem, ainda, o lançamento do livro institucional com a história da Confederação, uma edição limitada de selo comemorativo junto ao Correios e a exposição “80 anos da CNC”, no Anexo II da Câmara dos Deputados – Espaço Mário Covas, de 25 a 27 de novembro.

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Principal representante do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, a CNC tem papel de articuladora do Sistema Comércio, que integra a Confederação, Federações, Sindicatos empresariais, Sesc e Senac. Desde sua fundação, a entidade tem acompanhado e influenciado os grandes ciclos da economia brasileira, da reconstrução do pós‑guerra às transformações digitais e ao avanço do e‑commerce.

“Chegar aos 80 anos com a relevância que a CNC tem hoje significa olhar para trás e ver que caminhamos lado a lado com a história econômica do Brasil. Ao longo desse percurso, trabalhamos para que o comércio e os serviços se tornassem mais competitivos e produtivos, defendendo menos burocracia, mais segurança jurídica e um ambiente de negócios mais favorável aos investimentos e à geração de empregos”, celebra o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Reconhecida em 30 de novembro de 1945 como entidade máxima do empresariado comercial brasileiro, a CNC nasceu em um Brasil ainda dependente das exportações de café e com mercado interno restrito.

Do cenário pós-Segunda Guerra até os dias de hoje, o avanço do setor seguiu tendências globais de inovação tecnológica e de sofisticação dos serviços financeiros, de saúde e de comunicação, enquanto o comércio enfrentou ciclos de expansão e retração ligados a políticas econômicas, reformas e à globalização. “Hoje, quando o comércio físico disputa espaço com o e‑commerce, lojas virtuais e marketplaces, nossa responsabilidade é ainda maior: modernizar o Sistema CNC–Sesc–Senac, investir em transformação digital e garantir que os empresários que representamos tenham voz ativa nas decisões que afetam o emprego, a renda e o futuro do País”, declara Tadros.

Gestão dinâmica
Desde 2018, sob a gestão do presidente José Roberto Tadros, a CNC ampliou sua agenda em defesa dos empresários, reforçou a importância de Sesc e Senac e iniciou uma ampla transformação digital em todo o Sistema Comércio. Diante do contexto pandêmico e digital, o Sistema Comércio intensificou a oferta de serviços, soluções e recursos voltados a mitigar os impactos da crise sobre empresas e empregos, reafirmando o protagonismo da CNC na sustentação do setor terciário e na retomada do desenvolvimento.

Compromisso com o futuro do Brasil
Os estudos mais recentes CNC sobre dívida pública e Reforma Administrativa apontam que, caso mantida a trajetória atual das contas públicas, o prejuízo acumulado para a economia pode superar R$ 1,375 trilhão nas próximas décadas, em razão do avanço descontrolado do endividamento e de seus efeitos sobre juros, investimento e crescimento. Por outro lado, uma Reforma Administrativa bem desenhada, com foco em eficiência, revisão de incentivos e racionalização de gastos, poderia gerar economia da ordem de R$ 330 bilhões em dez anos, além de aliviar pressões sobre a política fiscal.

“A CNC trabalha por um Estado mais eficiente, com regras clarase melhor uso dos recursos, visando reduzir desperdícios e ampliar investimentos em serviços essenciais. Neste sentido, a Reforma Administrativa é a grande pauta a ser proposta em 2026, dialogando com os setores envolvidos, apresentando propostas técnicas e cobrando compromissos públicos com uma agenda de modernização do Estado que sirva melhor à sociedade e ao setor produtivo”, afirma José Roberto Tadros.

Por mais 80 anos
O vídeo institucional da campanha de aniversário estreou nesta segunda-feira (24) nas redes sociais e canais de televisão. A peça mostra um comércio familiar, essência da proximidade entre clientes, colaboradores, empresários e sistema CNC. O conceito representa a perpetuação das boas práticas que se adaptam aos padrões de consumo com o passar das gerações de empresários e clientes.

A produção é da Calia, agência da FSB Holdings, em iniciativa da Gerência Executiva de Comunicação (Gecom) da CNC. Quem assina a direção de criação é de Geisa Lopes, com supervisão do gerente de Comunicação da CNC, Elienai Câmara.

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