Festival Cultura de Boteco combina a gastronomia paulistana com vinhos de Lisboa no MIS Experience, com entrada gratuita nos dias 11 e 12 de outubro

 


Com o tema Vinhos de Lisboa - A Nova Alma dos Botecos, tradicional evento retorna à cidade, nos dias 11 e 12 de outubro, e promove a harmonização de petiscos tradicionais com cerca de 20 rótulos daquela região portuguesa. Programação inclui rodas de samba e dois shows especiais do Bloquinho Gente Miúda para as crianças

Placa branca com letras pretas

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Fachada do MIS Experience, no bairro da Água Branca | Crédito: Lucas Mello_MIS Experience

São Paulo, 03 de outubro de 2025 – Um festival que reúne em um só lugar alguns dos botecos mais amados de São Paulo, shows de samba e Vinhos de Lisboa.

 

Essa é a proposta da nova edição especial do Festival Cultura de Boteco - Vinhos de Lisboa, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro, das 12h às 19h, no MIS Experience, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com entrada gratuita. Organizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), o festival se consolida como o programa ideal para toda a família no feriado.

 

Inovação e curadoria de peso

Com o tema “A Nova Alma dos Botecos”, esta edição do Festival Cultura de Boteco é uma parceria da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco com a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa e traz como principal novidade a harmonização gastronômica de petiscos tradicionais com vinhos brancos, tintos e rosés produzidos naquela região portuguesa.

 

O público poderá provar cerca de 20 rótulos de vinhos da Adega da Azueira, da Adega do Redondo e da Adega da Vermelha enquanto degusta receitas de botecos premiados como Bar do Luiz Fernandes e Rota do Acarajé e de estabelecimentos convidados, como a Ceci (três vezes eleita a melhor padaria de São Paulo no concurso Padocaria-SP) e a Varanda 228, eleita a melhor pizzaria de São Paulo pelos público paulistano no concurso SP8 Pizza 2025.

 

“A parceria com os Vinhos de Lisboa vai nos permitir criar algo inédito em São Paulo: combinar o melhor de nossa gastronomia raiz com a qualidade e o frescor dos vinhos da região de Lisboa”, diz o jornalista Miguel Icassatti, criador do Festival Cultura de Boteco. “O vinho é um alimento que traz séculos de cultura e história. Não é preciso ser nenhum entendido no assunto para saboreá-lo junto de amigos, enquanto curte um fim de semana de música e gastronomia com a família”.

Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, complementa: “Trazer os Vinhos de Lisboa para São Paulo e colocá-los lado a lado com a rica tradição dos botecos paulistanos é celebrar a diversidade e mostrar que o vinho pode estar presente em todos os momentos da vida. Os Vinhos de Lisboa carregam a alma de uma região marcada pelo Atlântico — o mar que molda o nosso clima, inspira a nossa frescura e sempre nos ligou ao mundo. Essa energia marítima, que dá identidade única aos nossos vinhos, encontra aqui um novo porto de chegada, em harmonia com a hospitalidade e a convivialidade da cultura brasileira.”

 

André Sturm, diretor-geral do MIS Experience, finaliza: “Estamos muito felizes de o MIS Experience receber esta edição do Festival Cultura de Boteco. Queremos sempre oferecer experiências no museu e, em botecos, temos algumas das melhores. Uma junção perfeita.

 

Entre os botecos e casas confirmadas, estão nomes que representam a diversidade e a tradição da gastronomia de várias regiões de São Paulo. Confira:

 

        Arais do Carlinhos (Brás): vai servir versões do arais (sanduíche de cafta no pão sírio).

        Bar do Luiz Fernandes (Mandaqui): ícone da Zona Norte, vai servir o campeoníssimo bolinho de carne, entre outros petiscos.

        Ceci Panificadora (Planalto Paulista): a padaria tricampeã do concurso Padocaria-SP marca presença com sanduíches de mortadela, churrasco com queijo e empadinhas, entre outras delícias.

        Dr. Costela (Itapecerica da Serra): o chef Celso Frizon vai levar o seu famoso sanduíche de costela desfiada com queijo.

        Gastronomia Periférica: o projeto social comandado pelo chef Edson Leite vai servir petisco de pirarucu a casaca com molho de pimenta e sanduíche de pernil de cordeiro com maionese.

        Hilda Botequim (Vila Ipojuca): a chef Alessandra Ramos prepara a ótima porção de torresmo e o delicioso sanduíche buraco quente no molho de cerveja preta.

        Linguiçaria Real Bragança (Bragança Paulista): a charcuteira Patricia Polato leva diversas opções de lanche feitas com linguiça artesanal direto de Bragança Paulista.

        Rota do Acarajé (Santa Cecília): a chef Luisa Saliba comanda um time de baianas que serve um bem servido acarajé no prato.

        Varanda 228 (Vila Romana): a melhor pizzaria de São Paulo, segundo votação do público no SP8 Pizza, vai levar a pizza broto de mussarela e três sabores de pizza frita: alcachofra com fiore di latte e tomate seco; mortadela italiana, pistache e stracciatela ao molho de mostarda dijon; e napolitana (mussarela com tomate cereja e pesto).

         

Programação musical para todas as idades

Além da harmonização da gastronomia dos botecos com os vinhos de Lisboa, o Festival Cultura de Boteco terá atrações musicais para todas as idades. Tanto no sábado (11) como no domingo (12), em comemoração ao Dia das Crianças, a atração será o Bloquinho Gente Miúda, maior bloco de carnaval infantil de São Paulo, comandado por Kel Figueiredo e Manoel Filho. No repertório, um show especial com clássicos do universo infantil e a energia contagiante dos ritmos brasileiros. E o samba de raiz será o ritmo a dar o tom nos dois dias:

 

        Sábado (11/10): o palco recebe o grupo Tirambaço, revelação da nova cena do samba paulistano, com um repertório que reverencia os grandes mestres.

        Domingo (12/10): a festa se encerra com a força do Samba pros Orixás, grupo que resgata a cultura africana através de sambas, ijexás e jongos.

         

"O Boteco é um dos pilares da gastronomia brasileira, é cultura e é empreendedorismo. O vinho também é cultura e, consumido com moderação, está presente em momentos de celebração, entre amigos e família. Por tudo isso, criamos um programa em que os todos poderão desfrutar da autêntica cultura de boteco, com petiscos e vinhos incríveis, além de boa música, sem se preocupar onde deixar os filhos”, diz Miguel Icassatti, organizador do festival. “É um evento para a família inteira e com entrada franca."

 

Sobre o Festival Cultura de Boteco

Organizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, o Festival Cultura de Boteco já realizou mais de 40 eventos desde 2016. Reúne em um só lugar os botecos tradicionais de São Paulo, que servem seus petiscos a preços populares, ao lado de uma programação musical e cultural para todas as idades. Desde 2016, realizou edições em locais como Unibes Cultural, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Imigração, Parque da Água Branca, Shopping Light, Shopping Iguatemi Sorocaba e participou de eventos como Lollapalooza, Festival Path e Mondial de la Bière.

 

Sobre a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa

A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa é uma associação regional interprofissional, à qual compete controlar a origem, garantir a genuinidade e promover os produtos vitivinícolas com direito a Denominação de Origem e a Indicação Geográfica (Vinho Regional Lisboa).

 

Sobre o MIS Experience

Construído em um galpão de 2 mil metros quadrados e 10 metros de pé direito, o MIS Experience – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – foi inaugurado em 2 de novembro de 2019, com o objetivo de proporcionar a realização de exposições imersivas que se utilizem de novas tecnologias, levando o público a interagir de maneira diferente com artistas e suas obras de arte.

A abertura do espaço aconteceu com a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”, experiência que possibilitou ao visitante conhecer a vida e o legado de Da Vinci. Nos anos seguintes, o MIS Experience recebeu as megaexposições imersivas “Portinari para todos” (2022); “Michelangelo: o mestre da Capela Sistina” (2023); “Chaves: A Exposição” (2024); “Bob Esponja: A Experiência” (2025) e “Uma viagem imersiva extraordinária – Júlio Verne 200” (2025). Desde sua inauguração, o MIS Experience já recebeu mais de 1 milhão de visitantes. 

Serviço:

        Evento: Festival Cultura de Boteco - Vinhos de Lisboa

        Data: 11 e 12 de outubro de 2025

        Horário: 12h às 19h

        Local: MIS Experience – R. Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca, São Paulo

        Entrada: Gratuita

 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e MIS Experience, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac.

MIS Experience tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

 


Postar um comentário

0 Comentários