Em parceria com universidades, Centro Cultural Coreano no Brasil lança concurso de culinária que levará vencedor à Coreia do Sul



Aberto ao público e a estudantes de instituições parceiras, competição desafia talentos da gastronomia a criarem receitas com jang, bases tradicionais de pratos coreanos
 


 

São Paulo, outubro de 2025 – Entre os dias 8 e 26 de outubro, amantes da culinária coreana poderão se inscrever no Concurso de Cozinha Coreana 2025: Jang, organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Centro Universitário Estácio São Paulo. A competição, que visa promover o intercâmbio cultural através da gastronomia e incentivar novos talentos, oferecerá ao vencedor uma viagem à Coreia do Sul, a ser realizada em dezembro deste ano.

 

Nesta edição, o tema central da competição será o jang (장), termo que na culinária coreana se refere aos molhos e pastas fermentados que constituem a base de quase todos os pratos tradicionais do país. Os jangs carregam séculos de sabedoria alimentar e técnicas de conservação. Os três tipos mais emblemáticos são o ganjang (molho de soja fermentado), o doenjang (pasta de soja fermentada) e o gochujang (pasta de pimenta fermentada).


O concurso será dividido em três etapas: na primeira fase, os interessados devem se inscrever de forma online, via formulário indicado no site do próprio CCCB, compartilhando uma receita que faça uso de um jang, fotos do prato e vídeo do preparo. No caso de estudantes de gastronomia vinculados às instituições parceiras, esta etapa será realizada de forma independente, bem como a fase seguinte – os alunos devem buscar os canais de comunicação de sua respectiva universidade.

Para a segunda etapa, serão selecionados cinco participantes por instituição. Os semifinalistas do CCCB participarão de uma prova presencial no dia 3 de novembro. Além da receita em si, serão avaliados critérios como sabor, textura, temperatura, apresentação, cumprimento do horário de serviço e capacidade de reprodução pelo público.

Cada instituição elegerá dois finalistas que seguem juntos para a última etapa, prevista para ocorrer no dia 17 de novembro. Além de sediar a final, o CCCB estará, na ocasião, com uma exposição sobre o tema em cartaz. Os critérios de avaliação se mantêm os mesmos da segunda etapa.

O vencedor será anunciado no dia, durante a realização do evento. O primeiro colocado será contemplado com uma viagem à Coreia do Sul em dezembro de 2025, com passagens, hospedagem, alimentação e traslados incluídos. O segundo e o terceiro lugares serão presenteados com uma cesta de produtos de origem coreana.

 

Mais informações e detalhes podem ser conferidos no edital, disponível no site do Centro Cultural Coreano no Brasil.
 

Concurso de Cozinha Coreana 2025: Jang

Inscrições abertas ao público (via CCCB)

Período: de 8 a 26 de outubro de 2025, até 23h59 (horário de Brasília)
Onde: Exclusivamente online, pelo formulário: Link.

 

Etapas Presenciais

Semifinal: 3 de novembro de 2025, horário a definir
Final: 17 de novembro de 2025, a partir das 13h
Local: Centro Cultural Coreano no Brasil
Endereço: (Av. Paulista, 460, Bela Vista, São Paulo/SP


 

Postar um comentário

0 Comentários