Dia do Macarrão: Yakisobas trazem herança milenar das origens do prato


Primeiros registros de massas são da China, há cerca de 11 mil anos

 

Yakisoba é um dos pratos asiáticos mais tradicionais no Brasil (Divulgação)

 

Outubro, 2025 – Um dos pratos mais conhecidos em todo o mundo, o macarrão tem seu dia próprio, comemorado em 25 de outubro (este sábado); e, em meio a diversas histórias de origem, incluindo uma “briga” entre China e Itália pela invenção, a massa é, na verdade, é uma “obra milenar”, com mais de 11 mil anos. Pelo mundo, são diversas as receitas e versões, como os yakisobas, ou simplesmente “macarrões fritos em molho”, que carregam essa herança.

 

A Jin Jin, maior rede de culinária asiática do Brasil em shoppings, traz diversas opções no cardápio, como os sabores “frango”, “carne”, “tradicional” e “frutos do mar”, que podem ser encontrados à la cartedelivery e nas pistas de self-service. Outro bom exemplo de macarrão asiático é a versão sem molho, chamada “chuukamen”, encontrada também nas pistas.

 

Confira a loja mais próxima no site oficial da Jin Jin.

 

Origens

Muito se discute sobre as origens do macarrão, se vem da Itália ou da China, e uma das histórias mais difundidas traz justamente os dois países: o mito de Marco Polo (1254–1324). Nela, o mercador veneziano, após viagens à China no século XIII, teria trazido o macarrão para a Itália. Segundo a narrativa, ele teria conhecido os noodles chineses e levado a ideia para Veneza, onde o prato teria dado origem à pasta italiana.

 

No entanto, segundo a historiadora Wanessa Asfora, tudo isso não passa de lenda, e a verdadeira origem data-se de mais de 11 mil anos atrás, no território chinês. Isso, pois, na época, supostamente já se fazia massas, utilizando apenas farinha de trigo e água, receita que foi ganhando cada vez mais sofisticação com o passar dos anos. Posteriormente, ele chegou à Itália, local onde teve receitas aprimoradas, já que os italianos começaram a umedecê-la com molhos.

 

No Brasil, o macarrão chegou com a família real portuguesa, em 1808, ficando popular no gosto do brasileiro décadas depois com a imigração italiana.

 

E os yakisobas? Eles também vieram da China, mas sua popularização se deu no Japão. Tudo começou com o chuukamen, nome dado ao macarrão chinês, que chegou ao país nipônico na era Edo, entre os séculos XVII e XIX, mas sem muita popularidade, uma vez que era consumido apenas pelos mais abastados. Já na Era Meiji, entre os séculos XIX e XX, ocorreu a abertura dos portos, o que mudaria tudo a partir dali, popularizando-o.

 

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF. Soma 23 Selos de Excelência em Franchising e um ESG.

 

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 66 Selos de Excelência em Franchising e quatro ESG.

 

Postar um comentário

0 Comentários