Itens de cama, mesa e banho que já não cumprem mais sua função podem ser transformados em decoração criativa e econômica 
 
(Imagem: Camesa)
São Paulo, outubro de 2025 – A utilização frequente dos itens domésticos faz com que eles sofram desgastes e quebrem. No caso de materiais de tecido, podem surgir rasgos, partes desfiadas e manchas. Segundo a especialista e gerente de produtos da Camesa, Camila Shammah, “a casa é o local em que as pessoas passam mais tempo. Uma casa desordenada, com itens quebrados, que em vez de cumprir sua função atrapalham, causa a sensação de desconforto e bagunça, podendo gerar estresse”. Em muitas religiões e superstições populares, objetos quebrados e a desordem são associados à atração de energias negativas e podem prejudicar a rotina. Contudo, desapegar-se de determinados itens do dia a dia pode ser um desafio.
O Halloween, ou Dia das Bruxas, celebração anual realizada em 31 de outubro e popularizada pela cultura americana, marcada pela tradição de se fantasiar e distribuir doces, combina perfeitamente com a ideia de reaproveitar objetos antigos. Itens de cama, mesa e banho que já não cumprem mais sua função podem ser transformados em decoração criativa e econômica, além de ajudar a renovar a energia da casa. Confira as dicas para dar um último uso aos objetos velhos.
Toalhas
Com o uso diário, as toalhas podem perder eficiência na secagem, ficar ásperas ou apresentar rasgos e partes desfiadas. Segundo a especialista, “É importante conferir as toalhas regularmente e, se necessário, substituí-las. Faça um teste de toque e observe se há manchas ou rasgos”. Toalhas velhas podem ser pintadas, decoradas com adesivos, cortadas para criar fantasmas ou usadas como peças de fantasia.
Vassouras
As cerdas das vassouras sofrem desgaste pelo atrito durante a limpeza, prejudicando a eficiência na hora de limpar. Camila explica que “Se a vassoura espalha mais sujeira do que limpa, está na hora de trocar”. O cabo da vassoura pode ser reaproveitado para criar vassouras decorativas ou como acessório em fantasias temáticas.
Roupas de cama e lençol
Lençóis e roupas de cama sofrem desgaste natural e podem rasgar facilmente, causando desconforto ao dormir. Camila recomenda avaliar se estão incomodando e, se for o caso, substituí-los por itens em bom estado. Lençóis velhos podem se transformar em fantasias de fantasma, podendo ser customizados com pinturas ou acessórios, como óculos escuros. Roupas de cama também podem ser usadas para cobrir mesas ou recortadas para criar enfeites decorativos.
Mops e esfregões
Itens de limpeza que ficam molhados acumulam sujeira e perdem eficiência na remoção da sujeira do piso. As tiras do mop e do esfregão podem ser reaproveitadas para criar fantasmas ou cabelo de bruxinha, transformando objetos comuns em decoração temática de Halloween.
Tapetes de banheiro
Com o tempo e as lavagens frequentes, tapetes de banheiro podem perder absorção, manchar e ficar com textura desconfortável. Após a substituição, podem ser recortados para criar pegadas ou outras texturas decorativas, que podem ser aplicadas em paredes ou no chão, complementando a ambientação de Halloween de forma prática e econômica.
Com criatividade é possível transformar itens que já cumpriram sua função, dando-lhes um último uso durante o Halloween. Além de reaproveitar objetos antigos, a prática ajuda a renovar a energia do lar e a criar uma decoração econômica e sustentável.
Sobre a Camesa
Presente nos lares brasileiros há 40 anos, a Camesa é uma das empresas mais completas no que diz respeito às linhas de cama, mesa, banho e decor. Com produtos para todos os gostos e estilos, a marca figura entre as principais companhias do setor e se mantém atenta a todas as novidades e tendências do mercado, proporcionando, ao seu público, itens diversos e exclusivos nas mais variadas categorias. Para saber mais, acesse: www.camesa.com.br
Siga a Camesa:
/camesa.ltda 
@camesaoficial
 




 
0 Comentários