Plano Diretor Intermunicipal do DTSA impulsionará turismo e investimentos
Aprovada a criação do Plano Diretor Intermunicipal (PDI), um marco inédito que reforça a força da união regional em prol do desenvolvimento sustentável e do benefício coletivo.
O Distrito Turístico Serra Azul (DTSA) dá um passo decisivo rumo à inovação na gestão pública com a criação inédita de um Plano Diretor Intermunicipal (PDI). Esse instrumento estabelecerá diretrizes urbanísticas unificadas para os quatro municípios que compõem o distrito – Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí – promovendo a harmonização das regras de desenvolvimento e criando um ambiente favorável à atração de investimentos privados.
O Distrito Serra Azul foi oficializado em novembro de 2021
e está localizado a 70 quilômetros da capital paulista
Com 41 quilômetros quadrados de área, o DTSA, instituído pelo Decreto Estadual 66.273/2021, abriga alguns dos mais importantes empreendimentos de lazer e turismo do Brasil. A implementação do PDI garantirá segurança jurídica para novos investimentos, tanto nacionais quanto internacionais, impulsionando o crescimento sustentável da região e consolidando seu potencial como polo estratégico para o turismo e o entretenimento.
Atualmente, o Distrito recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, atraídos por seus cinco empreendimentos de destaque: o Shopping SerrAzul, icônico por sua estrutura suspensa sobre a Rodovia dos Bandeirantes, o parque aquático Wet’n Wild, o parque temático Hopi Hari, o Outlet Premium São Paulo e o sofisticado CYAN Resort.
União regional impulsiona desenvolvimento sustentável
A decisão de criar o PDI foi aprovada por unanimidade em reunião com os Secretários Municipais que compõem o Comitê Jurídico e o Comitê de Planejamento do DTSA, realizada dia 27/02/2025, no Centro de Convenções White Pavilion. Na reunião, foram também criados dois grupos de trabalho entre os Secretários Municipais e a Gestão do Distrito Turístico para dar andamento às etapas necessárias tanto no aspecto jurídico como no que diz respeito ao planejamento urbano e ambiental para a concretização deste Plano Diretor.
Para assegurar um processo ainda mais participativo, o Comitê Legislativo do DTSA será reativado, contando com a colaboração dos novos vereadores dos municípios envolvidos para garantir a implementação adequada do Plano Diretor Intermunicipal.
Com a aprovação do PDI, a recomendação será encaminhada ao Conselho Gestor do DTSA, que reúne as quatro prefeituras integrantes, além das Secretarias de Estado de Turismo e Viagens, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a CCR Rodovias (concessionária do sistema Anhanguera-Bandeirantes) e oito representantes da sociedade civil.
0 Comentários