Bolo de Bixiga volta a ser distribuído no aniversário de 470 anos de São Paulo


 

Centro de Memória Bunge preserva imagem histórica da festa, iniciada em 1985

 

No dia do seu aniversário de 470 anos, a cidade de São Paulo terá um presente especial: a retomada do tradicional Bolo de Bixiga, um bolo quilométrico, que já chegou a entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o maior do mundo. Distribuído tradicionalmente no dia 25 de janeiro, o bolo tem por tradição aumentar a cada ano, totalizando em metros a quantidade de anos que a cidade está completando. A celebração não foi realizada nos últimos três anos, mas retomará neste aniversário. O Centro de Memória da Fundação Bunge mantém em seus registros fotos de 1992 do famoso bolo em comemoração ao aniversário da cidade.

 

Bolo do Bixiga com seu idealizador Armandinho do Bixiga (Ano: 1992 – Foto digitalizada cedida pelo Museu Memória do Bixiga para o Centro de Memória Bunge)

 

O bolo foi idealizado em 1985 por Armando Puglisi, mais conhecido como Armandinho do Bixiga. Após o seu falecimento, em 1994, a tradição foi mantida por seu amigo e parceiro, Walter Taverna, que faleceu no ano passado. A festa já foi patrocinada pela Bunge em 2006 e 2007 e sua história, está registrada em imagens nos acervos do Museu Memória do Bixiga e do Centro de Memória Bunge.
 

O Centro de Memória Bunge, um dos projetos da Fundação Bunge, foi criado em 1994 e traz preservada e acessível ao grande público a história de mais de 100 anos da Bunge no Brasil, na forma de mais de 1,5 milhão de documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, entre outros. Um patrimônio que narra não apenas a trajetória da Bunge no País, mas também a evolução dos valores, costumes e modos de organização da própria sociedade brasileira.
 

Bolo do Bixiga em 2006 (Crédito: Centro de Memória Bunge)


A Fundação Bunge
 

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários