Marketing de conteúdo: criando valor através do compartilhamento de informações



 Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo atrair clientes para a empresa, por meio de materiais valiosos e ricos em informações, como textos, publicações nas redes sociais, vídeos e ebooks.

A estratégia não promove a marca diretamente, mas consegue atrair o público ao apresentar soluções para seus problemas. O propósito é engajar o público e aumentar a rede de clientes e potenciais clientes.

No entanto, para entender outros aspectos que envolvem essa estratégia, primeiro a organização deve saber que o consumidor moderno mudou e não é mais obrigado a assistir passivamente aos comerciais de TV.

São as pessoas que escolhem o conteúdo que querem consumir e de que maneira vão responder a ele. As marcas, por sua vez, podem produzir exatamente aquilo que as pessoas desejam ver.

Por meio do marketing de conteúdo, a companhia consegue oferecer benefícios para quem lê os materiais, ajudando essas pessoas a resolverem seus problemas, esclarecendo suas dúvidas ou ensinando alguma coisa.

Entretanto, para fazer um bom trabalho, é necessário saber quais são as melhores estratégias, como identificar as necessidades do público, quais são os canais e formatos mais eficientes, saber quais são as métricas e como manter a relevância.

Melhores estratégias para criar valor

Ao trabalhar com marketing de conteúdo, a entidade precisa saber quais são as melhores estratégias para criar valor e compartilhar informações relevantes.

Uma delas é criar um blog para o negócio, uma plataforma que aumenta a audiência, cria um relacionamento com o consumidor e gera tráfego qualificado para o site institucional.

Um fabricante de porta pallet autoportante precisa elaborar um cronograma com os materiais mais relevantes para a audiência e que estejam relacionados ao segmento do negócio.

É fundamental focar nas dúvidas, interesses e necessidades dos potenciais clientes para manter a frequência das publicações.

Outra ação fundamental é engajar o público nas redes sociais porque elas são ótimas para divulgar os conteúdos. A corporação precisa produzir posts interessantes para os consumidores para se aproximar deles e fortalecer sua imagem.

Isso também acaba gerando mais tráfego para o site e gera oportunidades de vendas. A organização que conversa com a audiência compreende melhor suas dores e necessidades, o que melhora as tomadas de decisões.

Sem mencionar o fato de que essas plataformas podem ser usadas para incentivar a produção de conteúdos pelos seguidores, por meio do compartilhamento de fotos, vídeos e reviews de produtos.

Para que a experiência de compra seja positiva, a organização precisa prestar atenção ao conteúdo que insere nas páginas de produtos, pois ele precisa oferecer informações completas para os consumidores.

Uma loja virtual de empilhadeira retrátil hyster pode usar diversos recursos para aprimorar os conteúdos da página de vendas, como:

  • Inserir descrições detalhadas;

  • Fornecer informações técnicas;

  • Publicar boas imagens;

  • Fazer vídeos de qualidade;

  • Usar tabelas de tamanho.

Por fim, vale a pena investir em conteúdos de vídeo para gerar mais valor para o público, e entre os formatos mais procurados pelas pessoas estão os tutoriais e dicas de uso.

De que forma conhecer melhor o público?

As organizações também precisam identificar as necessidades e interesses do público-alvo para criar conteúdos relevantes e de valor. Para isso, deve trabalhar as bases de segmentação.

A segmentação tem como fundamento diferentes variáveis e elas tornam a comunicação muito mais assertiva. Entre essas variáveis está a segmentação geográfica, que trata do país, cidade, bairro, estado, entre outros.

A segmentação demográfica está relacionada à idade, gênero, tamanho da família, condição socioeconômica e assim por diante.

A segmentação psicográfica vai abordar o estilo de vida, valores, interesses, preocupações, entre outras características.

Por fim, para conhecer melhor seu público-alvo, a organização deve fazer a segmentação comportamental e, com isso, saber se está falando com clientes regulares, potenciais clientes, se são pessoas interessadas e se estão motivadas.

Até mesmo uma produtora de bateria 150 amperes para caminhão precisa se basear em dados reais, considerar as condições de seu mercado e ser bem específico para detalhar as características do público.

Canais e formatos mais eficazes

Existem canais e formatos que são mais eficazes para compartilhar as informações e alcançar o público-alvo da empresa. Quando se trata de marketing de conteúdo, um dos canais mais eficientes é o blog institucional.

É nessa plataforma que as empresas vão publicar os textos sobre assuntos interessantes para o público e que estejam relacionados ao seu mercado de atuação.

Também é muito importante criar perfis nas redes sociais para compartilhar esses conteúdos. O perfil da marca nesses canais precisa ser alimentado com informações relevantes, e nada melhor do que o que foi postado no blog.

Além de preencher o canal com algo relevante para os seguidores, também ajuda a divulgar os conteúdos que foram postados no blog, aumentando assim o tráfego na plataforma.

Tanto o blog quanto as redes sociais podem ser linkados dentro do site institucional, assim, o visitante consegue conhecer melhor todos os canais da marca.

Em relação aos formatos, uma corporação que realiza serviços de manutenção de prédios pode criar textos para seu blog, tendo em vista que este é o formato de conteúdo mais comum entre as organizações.

Os vídeos são as opções mais procuradas pelos usuários por serem mais didáticos e fáceis de consumir. A empresa pode ter seu canal no YouTube para que possa publicar esses conteúdos e fazer transmissões ao vivo.

As imagens também são boas opções, principalmente em plataformas como o Instagram, mas para enriquecer ainda mais a estratégia de conteúdo, o podcast é fundamental porque pode ser consumido enquanto o usuário realiza outras atividades.

Métricas e indicadores fundamentais

Uma empresa de climatização e refrigeração pode utilizar algumas métricas e indicadores-chave de desempenho para avaliar o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo e gerar valor.

Uma dessas métricas é o tráfego, pois para que um site tenha um fluxo de visitantes constantes, é necessário fazer essa análise e descobrir o que deve ser melhorado para atraí-los.

Um dos papéis dos profissionais de marketing é saber de onde vem a maior parte dos visitantes, que podem ser provenientes das redes sociais, do Google, dos e-mails enviados, entre outras fontes.

Isso também ajuda a identificar os materiais mais visualizados, quais são os pontos de melhoria e o que tem funcionado.

O tempo de permanência também é fundamental porque mostra o nível de envolvimento das pessoas com o conteúdo em si.

Se o usuário acessou a página da empresa e ficou menos de 30 segundos, dificilmente será convertido em lead, visto que o tempo de visita é muito curto para obter todas as informações apresentadas.

Uma entidade que fornece tela de proteção removível precisa acompanhar o tempo médio de cada usuário em seu site e comparar com diferentes páginas para fazer os ajustes e as mudanças que vão segurar o visitante por mais tempo.

Por fim, a taxa de rejeição precisa ser analisada para saber quantas pessoas estão abrindo a página e fechando logo em seguida. Pode ser um indício de que elas não estão encontrando as informações que procuram.

O problema é que a taxa de rejeição pode afetar as estratégias de otimização e o ranqueamento da plataforma nos resultados de pesquisa.

Como manter a consistência e a relevância?

Ao compartilhar informações na internet por meio do marketing de conteúdo, um negócio que disponibiliza motoboy para entrega de alimentos deve saber como manter a consistência e a relevância.

Uma das formas de fazer isso é focar na especialidade do negócio e é essa característica que vai funcionar como carro chefe da produção.

Criar um calendário editorial ajuda a ter mais controle sobre a periodicidade das pautas, sua divulgação, a qualidade e a coerência do conteúdo.

Um manual de redação também ajuda muito e é uma ferramenta usada nas redações de jornais e revistas. Ele contém toda a formatação que o texto precisa ter, como o número de linhas, parágrafos, espaçamento, entre outros.

Em um conteúdo sobre aula de treinamento funcional para iniciantes, por exemplo, também é importante inserir links, garantir uma boa escaneabilidade, utilizar frases curtas e escolher as melhores palavras-chave.

Por fim, antes de publicar o material, é necessário providenciar a revisão do conteúdo para evitar erros de digitação ou de ortografia que podem prejudicar a imagem do negócio e a qualidade da postagem.

Considerações finais

Como foi possível ver, investir em marketing de conteúdo é fundamental para empresas de qualquer segmento ou porte.

É uma estratégia focada em melhorar a imagem da companhia em seu mercado de atuação e ainda ajudar o público com seus problemas e necessidades.

A empresa consegue educar a audiência em relação aos seus produtos e serviços de maneira indireta, e será lembrada quando o consumidor precisar de uma solução.

Mais do que isso, também é uma forma de conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e construir uma boa presença digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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