Endomarketing: o que e como engajar os colaboradores da sua empresa



Muitas empresas dos mais diversos setores e de todos os portes já descobriram a importância do marketing para aumentar as vendas e o reconhecimento da marca, mas poucas exploraram esse mindset de crescimento com o endomarketing.

O endomarketing é um conceito pouco conhecido do público em geral, mas, por diversos motivos, vem se tornando cada vez mais um debate relevante dentro das empresas.

As que estão todas preocupadas em aumentar a produtividade por meio da melhoria do relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, precisam adotar formas de melhorar essa conexão para atingir o sucesso.

Essa ação pode servir para motivar, conscientizar e até manter os funcionários informados sobre novidades do setor, momento atual da empresa, metas para o período ou outras informações relacionadas ao escopo de atuação da empresa.

Assim, mesmo companhias que realizam serviços de raspagem em piso de taco de madeira sem pó conseguem ter um engajamento maior com seus colaboradores, resultando em uma produtividade maior, impactando positivamente seus resultados.

No entanto, para entender o que é endomarketing, é preciso compreender como ele é aplicado na realidade e no dia a dia de empresas de diversos ramos de atuação e portes, e como essa prática envolve os colaboradores.

Para esclarecer o que é endomarketing, o conjunto de ferramentas e técnicas pode ser descrito como um recurso utilizado pelas empresas para que seus funcionários alcancem maiores níveis de produtividade e satisfação em suas atividades de marketing.

Tanto uma pousada de idosos quanto grandes agências de publicidade com escritórios modernos e informais que usam essa estratégia conseguem atingir o efeito desejado.

As empresas, há muito tempo, entendem que seu departamento de recursos humanos é apenas um departamento de concierge que cuida da papelada em torno da regularização de funcionários.

Aliás, esse departamento pode ser o fio condutor de uma infinidade de boas práticas para a empresa e, com o apoio da equipe de marketing, pode chegar ao uso estratégico do endomarketing para melhorar a produtividade e uma série de outros benefícios.

Conceito central de endomarketing

O endomarketing pode ser resumido como o processo de otimização das comunicações de uma empresa do ponto de vista interno, tendo como ideia central a comunicação com o impulsionador da produtividade de uma empresa, seus funcionários.

Esse tipo de planejamento envolve a venda de uma ideia, assim como o marketing tradicional, mas o saldo final não é a compra e, sim, o aumento da produtividade e satisfação dos funcionários associados a determinada empresa.

Grande parte dos esforços de marketing interno de uma companhia que trabalha com freezer manutenção deve ser voltada para atrair novos talentos, reter os melhores funcionários, mantê-los engajados e totalmente conectados aos planos e à visão da marca.

Além de garantir um aumento na produtividade média do trabalhador, essa tecnologia mantém toda a equipe feliz, a relação de trabalho satisfatória para ambas as partes e até mesmo tornando-os embaixadores da marca durante o tempo que passam juntos.

Assim como os programas de marketing externo atuais, o marketing interno apresentado depende de atingir nível de engajamento para que os funcionários mais ativos ou as melhores ações aumentem o alcance e a persistência das estratégias de marketing interno

Grande parte do conceito de endomarketing é confundido com o de comunicação interna, mas entender os dois conceitos, suas diferenças e potencialidades é crucial para uma empresa locação de caminhão Munck aplicar melhor seus processos diariamente.

No entanto, de uma forma geral, a comunicação interna vai beneficiar a capacidade de comunicar a informação de forma eficaz dentro da empresa, ou seja, a forma como a informação é apresentada à equipa de forma mais eficaz.

Já o marketing interno é menos eficaz na persuasão e motivação dos colaboradores, tendo como principal foco persuadir e motivar os colaboradores, e mais na disseminação de informação, dois atos que complementam uma estratégia de comunicação mais completa.

Cases de sucesso com o marketing interno

Agora que foi definido o que é endomarketing e qual a sua função dentro para as empresas, é hora de ver alguns exemplos de como o endomarketing beneficiou algumas corporações.

Esses exemplos poderão dar uma inspiração para os empreendedores terem mais sucesso com a implementação das técnicas de endomarketing e, assim, atingirem resultados mais satisfatórios em um negócio.

Coca-Cola

Uma das empresas conhecidas por suas campanhas de marketing interno bem-sucedidas, ou seja, marketing interno, é a Coca-Cola.

A empresa é conhecida por suas estratégias de marketing, que costumam fazer muito sucesso na internet. Mas, em 2016, ela provou que além de atrair um público externo, também conseguiu atrair um público interno.

Um exemplo é a campanha olímpica que eles realizaram, onde um andar inteiro de uma instalação foi dedicado aos Jogos. O ambiente permitiu que os funcionários fizessem pausas, interajam com outros funcionários e aprendam mais sobre os valores da marca.

Natura

A área de comunicação da empresa utiliza diversos canais para aprimorar a comunicação com os colaboradores, como e-mail, intranet e o aplicativo Natura para colaboradores.

Foi produzido e distribuído boletins diários por meio desses canais, trazendo notícias, curadoria de conteúdo externo e comentários de colegas sobre momentos de suas vidas.

Além disso, foi realizada uma pesquisa interna sobre trabalho remoto para identificar os principais problemas no cotidiano do trabalho remoto e os profissionais receberam notebooks corporativos para trabalhar em home office.

BestBuy

Um exemplo de marketing interno bem-sucedido é a BestBuy, uma empresa de eletrônicos que enfrentava uma alta taxa de rotatividade de funcionários em torno de 60%.

Isso significa que a organização contrata muitas pessoas, mas logo elas se demitem ou são demitidas. Então, a marca procurou seus funcionários para saber o que aconteceu.

Em conversas com os colaboradores, a empresa constatou falta de comunicação entre a própria empresa e esses funcionários, e até mesmo entre somente os funcionários.

Como resultado, muitos acham difícil se ajustar ao trabalho diário da empresa. Para isso, criaram uma rede social dedicada, a Blue Shirt Nation, onde os colaboradores podem trocar dicas, experiências e muito mais.

Além disso, a rede se tornou um canal oficial da BestBuy para conversar com seus funcionários, melhorando a conexão marca-funcionário e reduzindo a rotatividade de colaboradores na empresa.

Formas de engajar os colaboradores

Saber o que é marketing interno é importante para marcas de produtos como persiana para divisão de ambientes e serviços de qualquer segmento, mas ainda mais importante é que os gerentes e RH saibam como implementar tais estratégias.

Afinal, o envolvimento é uma parte diária do incentivo à produtividade, reduzindo erros e desperdícios e até mesmo aumentando o potencial de inovação de um negócio.

Por isso, colocar a equipe a bordo é um passo essencial para que se continue inovando na gestão de pessoas. Para ajudar nesse desafio, as dicas abaixo poderão ser úteis.

  • Investir na capacidade dos líderes;

  • Permitir a autonomia de trabalho das equipes;

  • Avaliar o engajamento continuamente;

  • Ouvir sempre a equipe.

E para entender melhor a respeito de cada uma dessas dicas, será de grande importância que elas sejam mais detalhadas.

1. Investir na capacidade dos líderes

Uma estação de trabalho 4 pessoas é sempre o espelho do líder. Portanto, antes de ter equipes mais felizes e produtivas, é preciso ter líderes felizes e comprometidos com sua melhoria contínua.

Ao criar essa cultura de crescimento pessoal, o desempenho da empresa tende a crescer junto com seus colaboradores.

Estimule o aprendizado, estimule cada um a ser protagonista de sua própria carreira e torne o ambiente de trabalho mais rico e alegre.

Por isso, é preciso estimular o desenvolvimento de líderes: investir em programas de desenvolvimento de lideranças, capacitar, orientar e dar espaço para o autodesenvolvimento.

2. Permitir a autonomia de trabalho das equipes

Quando as equipes estão engajadas, atingir metas se torna uma realidade diária. No entanto, os resultados são melhores quando a equipe está envolvida no processo de definição de metas.

Esse engajamento cria um sentimento de pertencimento e fortalece ainda mais a relação entre os objetivos pessoais e os objetivos da empresa.

Como resultado, as equipes de fornecimento de suporte de calha de chuva começaram a trabalhar agressivamente para obter os melhores resultados.

3. Avaliar o engajamento continuamente

Muitas vezes, as organizações enviam um relatório anual de pesquisa de engajamento dos colaboradores.

Isso significa que o feedback dos funcionários pode capturar apenas o clima do momento, em vez de ser revisado regularmente ao longo do ano, por isso, para uma fornecedora de tomada reboque 7 pinos ter sucesso com endomarketing, precisa avaliar constantemente.

4. Ouvir sempre a equipe

É essencial fornecer um ambiente seguro e mecanismos para fornecer informações e feedbacks de forma confidencial e anônima. Dessa forma, será possível ouvir a opinião real dos colaboradores e não apenas o que eles acham que os gestores querem ouvir.

Após o feedback, basta usar o relatório da pesquisa de engajamento do funcionário para identificar algumas ações simples que podem ser realizadas para mostrar que o engajamento realmente impulsiona a mudança.

Considerações finais

O engajamento no trabalho é crucial para o sucesso dos funcionários e da organização. Portanto, é preciso estar continuamente interagindo com os colaboradores de modo a deixá-los confortáveis para dar sugestões de melhora para a organização.

Além disso, o endomarketing proporciona um aumento de produtividade, já que os colaboradores estarão alinhados com os objetivos da empresa e se tudo for feito corretamente, irão atingir os resultados desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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