As empresas sempre estiveram buscando formas de se destacar diante dos seus mercados e consolidar um relacionamento com o seu consumidor, um reflexo dessa conexão entre as empresas e o público é o surgimento espontâneo ou induzido de defensores da marca.
Esses defensores podem ser identificados dentro de um microcosmo de consumidores como aquelas pessoas que, além de comprar um determinado item ou contratar um serviço, passam a divulgar, consumir e defender a marca perante outros.
Com o desenvolvimento necessário nas estratégias de marketing dentro do contexto de mercados cada vez mais competitivos, as empresas buscaram incentivar o surgimento desses defensores das mais diversas formas.
Para entender o que é um defensor da marca e como o incentivo desse posicionamento pode ser feito por pequenas e grandes empresas é preciso ir um pouco além do seu conceito concreto, avançando para entender o que gera esse tipo de engajamento.
O posicionamento estratégico de defensores de marca pode fazer com que uma casa de repouso para senhoras ou qualquer outra empresa consiga se colocar no mercado com mais autoridade e credibilidade, dando um bom impulso para o seu crescimento.
Ao compreender a relevância da promoção das vantagens, benefícios e diferenciais dentro do mercado sem a presença direta da empresa, o gestor passa a ter um horizonte de entendimento de como o mercado se transformou.
As formas de consumo mudaram completamente, se antes as vendas aconteciam apenas de forma presencial no ambiente físico da empresa e muitas vezes no contato individual, hoje boa parte das vendas são feitas pela internet, de maneira muito mais impessoal.
Essa impessoalidade também permite que o consumidor pesquise mais antes de ser confrontado com um discurso de venda, um dos pontos mais relevantes são os comentários e avaliações e aqui surge um dos valores dos defensores de marca.
O que são defensores de marca
A lógica de consumo e de satisfação, quando não pensada de forma estratégica pelo gestor de marketing de uma empresa de banner gráfica rápida, pode ser bastante cruel com marcas que expõem comentários e avaliações sobre seus produtos e serviços.
Uma compra que agrega uma boa experiência, por mais positiva que ela seja, dificilmente vai motivar de forma orgânica o consumidor para que ele publique um comentário falando sobre a sua compra ou até promova ela para os seus ciclos pessoais de contatos.
Já quando a experiência é negativa, não demora para que os consumidores deixem registrada a sua insatisfação, sua frustração é um aviso de alarme para quem pensa em realizar a mesma compra no futuro.
Quando uma empresa de aluguel escavadeira mensal não promove o surgimento de defensores de marca, pode se tornar humanamente impossível frear esse processo que oculta as qualidades e ressalta as fraquezas ou falhas no seu produto ou serviço.
As marcas que apresentam os melhores resultados no mercado são aquelas que garantem uma conexão com o seu público ao ponto deles deixarem de apenas consumir e passarem a investir seu tempo na promoção da marca para o mercado.
Sem dúvidas esse elemento contribui para a apresentação da empresa para mais pessoas, mas o maior valor dos defensores da marca é o aumento da capilaridade e um grande potencial de quebra de objeções dos consumidores.
Assim, ao realizar um investimento na promoção de defensores de marca a empresa pode se preocupar menos em defender o seu produto e mais em ressaltar suas qualidades, organicamente os defensores cumprirão essa tarefa para o negócio.
O marketing de defensores busca motivar clientes, colaboradores e até pessoas que ainda não compraram, mas que tem alguma conexão afetiva com a marca para vender mais. Para chegar nesse resultado é essencial oferecer benefícios e estímulos para essa finalidade.
Como identificar e investir nos defensores de marca
Os defensores de marca podem ser considerados hoje um dos grandes patrimônios de uma empresa nos dias de hoje, o atual estágio do marketing faz com que ter capilaridade dentro do seu mercado seja um elemento fundamental para o crescimento e sustentabilidade.
Isso significa que um estúdio de ensaio não pode se concentrar apenas em crescer e ser uma voz única falando sobre o seu trabalho, com as ferramentas atuais a demanda por prova social das empresas se tornou muito maior e ter defensores para isso é fundamental.
Um defensor de marketing não é uma figura nova no dia a dia das empresas, mesmo intuitivamente, pequenos empreendedores sempre fizeram uso e contaram com o popular boca a boca para fortalecer e dar sustentabilidade para o seu resultado.
Mesmo que a empresa de capa para piscina flutuante invista muito em marketing nos seus mais diversos meios, como alcance orgânico, aquele estimulado pelos defensores de marca deve chegar em média a cinquenta por cento do total do alcance da empresa.
Os defensores de marca se tornaram mais relevantes junto com o aumento da popularidade das redes sociais, a própria lógica das plataformas faz com que o defensor que compartilha materiais da empresa tenha um papel central nas estratégias de marketing.
Por mais que se chame o marketing feito por defensores de orgânico, é importante distinguir que ele não é expontâneo, ou seja, as empresas dependem de certas estratégias para que essa defesa seja estimulada tanto para os clientes e entusiastas quanto para colaboradores.
Um defensor de marca é aquele que confia em uma empresa ao ponto de se dispor a recomendar o seu produto e serviços para outras pessoas, publicar avaliações positivas e responder objeções de outros clientes em potencial aumentando a conversão da empresa.
Quais os benefícios de investir em defensores de marca
Depois de entender o que são os defensores de marca e por que essa figura ganha cada vez mais valor dentro do mundo do marketing é importante compreender o que a empresa ganha em diferencial competitivo ao investir nesse modelo.
Muito se fala sobre a relevância dentro do mercado e a capacidade de se tornar uma autoridade de credibilidade dentro do seu nicho. Sendo assim, a criação de defensores é um elemento fundamental para esse fim.
Uma empresa que quer ganhar alcance não pode apenas falar de si mesma, é preciso agregar outras vozes para maximizar a presença e o aprofundamento do relacionamento da marca com o seu mercado.
Uma empresa especializada em ppra de padaria precisa consolidar seu nome no mercado de diferentes formas, uma das mais eficientes é o aumento da presença por meio dos defensores que vão agregar vantagens e benefícios como:
Aumento da criação de conteúdo de usuário;
Criação de uma lógica de Social Selling;
Aumento da lealdade do consumidor;
Geração espontânea de prova social;
Aumento do alcance da marca.
Boa parte da relevância dos defensores de marketing para uma empresa de projeto de som ambiente residencial se deve a uma mudança grande na forma com que as pessoas consomem a partir dos meios digitais.
Mesmo que a compra seja feita de forma presencial, os consumidores passam a pesquisar sobre os seus desejos, consultando diversas marcas e em especial avaliando os comentários e até vídeos de pessoas que já consumiram esses produtos.
É pensando nisso que as empresas passam a construir relacionamentos mais intensos com os seus consumidores e oferecer benefícios para aqueles mais engajados.
Além disso, se tornou necessário criar uma experiência de compra mais interessante para valorizar esse cliente.
Considerações finais
Ter consumidores sempre foi a maior preocupação de qualquer empresa, e para conquistar clientes um empreendimento de manutenção de maquina de fazer gelo filtrado precisa utilizar diversos recursos para se consolidar no mercado e no dia a dia dos consumidores.
Quem lida com o marketing de um negócio, sem depender da sua área de atuação, sabe que fazer peças de propaganda destacando a qualidade e os diferenciais do seu trabalho tem suas limitações, afinal os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes.
Quando é a própria empresa que valoriza qualquer característica competitiva ou de destaque do seu dia a dia que faria com que seu produto atraia ou convença clientes, esse mesmo sempre coloca um pé atrás, afinal é uma propaganda sem independência.
Essa relação de confiança muda de forma completa quando se trata de um segundo consumidor destacando as qualidades dos produtos da empresa sem nenhum benefício ou vantagem garantida por parte das empresas relacionadas aos produtos ou serviços.
Esse consumidor que apresenta, confronta objeções e promove a marca de uma empresa é chamado de defensor de marca e cada vez mais empresas se concentram em criar esse laço com mais consumidores, o que hoje representa uma grande vantagem competitiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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