Manter a equipe motivada é um objetivo que todo empreendimento persegue ou deveria perseguir, afinal, é por meio dos colaboradores que o negócio cresce. Sabendo desse fato, há no mercado o marketing de incentivo, que trabalha estratégias para esse estímulo.
Repleto de passos a passos que visam proporcionar ao funcionário maior engajamento perante aos novos desafios que surgem, esse campo do marketing tem como principal característica promover maior incentivo e também gerar reconhecimento.
A sua aplicação pode ocorrer em empresas de qualquer segmento, como aquelas fábricas que trabalham com a produção de guidão de moto, por exemplo, pois em todo negócio é necessário estimular a criatividade e a produção de toda a equipe.
O que é marketing de incentivo?
Considerada a ferramenta do momento, principalmente em um mundo repleto de transformações, tecnologias e conceitos que atingem diretamente o ser humano e a realização das suas atividades, o marketing de incentivo é uma extensa tarefa.
Podendo ser definido, basicamente, como uma ferramenta que visa gerar motivação no funcionário por meio de campanhas que também promovem reconhecimento, esse tipo de marketing é uma manutenção no entusiasmo da equipe e da produtividade.
Extremamente importante para o crescimento do empreendimento no mercado, esse campo trabalha com emoções e gatilhos mentais que irão fazer qualquer funcionário a desejar o destaque dentro da empresa e, consequentemente, ajudar na sua expansão no ramo.
Para que esse intuito seja colocado em prática, diversos negócios trabalham com estratégias que façam o funcionário se sentir mais importante, de forma que ele passe a vestir a camisa da empresa e doar o melhor de si nas suas demandas do dia a dia.
Supondo que uma fábrica que produz fechamento de sacada com vidro de correr passe a implementar o marketing de incentivo nas suas ações cotidianas. Inicialmente ela irá pensar em bônus e comissões para aplicar internamente e garantir melhor produtividade.
Entretanto, esse negócio não poderá se resumir somente a isso. Há um leque muito maior de opções e também outras estratégias que fazem parte do marketing de incentivo e que são mais intensas, pois trabalham com questões mais profundas nos colaboradores.
Para potencializar os resultados, as marcas precisam ter em mente que as ações desenvolvidas não podem apenas beirar o raso, isto é, entregar um valor para o funcionário. É necessário também criar uma conexão com ele, para que o impacto seja mais assertivo.
E essa assertividade vem de planos mais específicos que também estão dentro do marketing de incentivo, alterando igualmente o ambiente organizacional por um todo.
É como se um empreendimento passasse a colocar um banner para fachada de loja com as fotos dos melhores funcionários do mês para que todos percebam que realmente eles fazem parte do negócio e são importantes para o seu bom funcionamento no mercado.
As vantagens do marketing de incentivo
O marketing de incentivo é repleto de benefícios para os empreendimentos que passam a utilizá-lo. Além de aumentar significativamente a produtividade de todo o time, ele também age como agente transformador das relações no ambiente de trabalho.
Retenção de bons colaboradores;
Melhora a imagem do empreendimento;
Fidelização dos clientes;
Melhor produtividade;
Melhor ambiente de trabalho.
Em cada tópico acima o marketing de incentivo ajuda a desenvolver a performance do funcionário de forma que ele se torna um grande aliado da empresa e não apenas alguém que está cumprindo as suas tarefas porque está sendo pago. Ele cria um grande parceiro.
1. Retenção de bons colaboradores
Em toda companhia sempre há aqueles colaboradores que fazem a diferença, que são grandes talentos na sua área e que podem ajudar imensamente no crescimento do empreendimento no mercado, pois possuem boas ideias e grandes execuções.
Entretanto, muitas vezes, os negócios não conseguem manter esses funcionários por muito tempo, seja por causa do salário ou porque eles não se sentem bem aproveitados naquele espaço que vão todos os dias.
E é justamente nessa hora que o marketing de incentivo aparece. Ele faz o colaborador se sentir importante dentro da empresa, mostrando que o seu trabalho é essencial para o bom funcionamento de toda engrenagem que movimenta o empreendimento.
Um exemplo disso é uma loja que vende bateria de carro 70 amperes e tem um grande vendedor que realiza vendas todos os dias. Para não perder esse talento, a loja pode presenteá-lo com viagens, cursos para aprimorar suas atividades e muito mais.
2. Melhorar a imagem do empreendimento
Hoje, no mercado, é muito importante que a empresa seja bem vista não apenas pelos consumidores, mas também por profissionais da mesma área. Isso gera autoridade e respeito pela marca, incentivando até mesmo um melhor faturamento.
E quando uma organização se importa com o bem-estar dos seus funcionários, com certeza ela torna-se referência na área, pois mostra para a sociedade o seu comprometimento com os valores e princípios que propagam.
Supondo que uma escola preparou uma caixa personalizada dia dos professores para entregar aos docentes. Esse ato propaga como a instituição visa e reconhece os seus funcionários.
3. Fidelização dos clientes
Apesar de estar ligado com o ambiente interno, o marketing de incentivo também tem impacto positivo sobre os consumidores do empreendimento. Isso porque trabalha o comportamento dos colaboradores, os incentivando a atender melhor o público.
Por meio desse bom atendimento, bom desenvolvimento de produtos e boa aplicação de serviços, os clientes passam a gostar do trabalho da marca e, com isso, tornam-se consumidores fiéis, indicando até mesmo para os seus conhecidos.
4. Melhor produtividade
Tendo como principal objetivo melhorar o engajamento dos funcionários, o marketing de incentivo atinge diversas emoções que aumentam a produtividade dos colaboradores.
Por saber que serão reconhecidos pelo trabalho desenvolvido, eles ficam mais motivados em realizar as suas demandas, entregando o melhor de si.
5. Melhor ambiente de trabalho
Por fim, o marketing de incentivo também impacta o clima organizacional, incentivando uma melhor relação entre os colaboradores e criando um ambiente repleto de motivação e alegria, afastando problemas tão comuns no campo, como é a tensão.
Por exemplo, uma loja de compressor de ar 4 pistão sofre com o estresse dos colaboradores, a insatisfação e reclamação diária do seu time de vendedores. Para mudar essa situação, uma das opções é criar um sistema de pontos.
Isto é, quanto mais o colaborador vender, mais pontos ele irá acumular, podendo trocar no fim do ano por folgas ou brindes. Essa estratégia de marketing de incentivo fará os funcionários se sentirem mais motivados para trabalhar, relevando os obstáculos diários.
Como aplicar o marketing de incentivo
Para começar a colher os bons frutos desse conjunto de ações, a organização precisa aplicá-lo com calma, após uma profunda análise dos maiores desejos dos seus funcionários e quais são os principais problemas do empreendimento.
Identificando esses dois aspectos, o empreendimento deverá colocar no papel qual será o intuito do marketing de incentivo.
Por exemplo, uma fábrica de aço corten perfurado identificou que os funcionários estão esgotados mentalmente. Assim, premia a cada quinze dias os melhores colaboradores com 1 dia de folga com direito a um spa.
O caso citado acima é apenas uma das milhares formas que o marketing de incentivo pode atuar dentro da empresa. Os benefícios oferecidos aos colaboradores podem ser vários, desde viagens, pontos que podem ser trocados por produtos, cursos e experiências.
Após a sua aplicação, é necessário que a empresa realize a sua manutenção por meio de feedback com os colaboradores para saber se as ações ainda estão fazendo sentido, o que pode ser melhorado e quais as expectativas.
Essa conversa sobre os benefícios oferecidos também é uma forma de marketing de incentivo, pois mostra ao colaborador que a opinião dele é importante para o empreendimento.
Duas grandes empresas que fazem uso do marketing de incentivo são: Carrefour e BR Malls.
No caso do Carrefour, a empresa promoveu uma premiação voltada especialmente para o reconhecimento de mulheres que são líderes. Cada subsidiária da marca selecionou algumas candidatas para o evento.
Além do reconhecimento da premiação, elas ainda foram premiadas com uma viagem para Paris, na França.
Já na BRMalls o marketing de incentivo apareceu por meio de um software que media a produtividade dos colaboradores, ajudando na superação de desafios internos.
Considerações finais
O marketing de incentivo vem com o objetivo de fazer a empresa crescer por meio dos seus funcionários, que são a base para o bom desenvolvimento do empreendimento no mercado. Além disso, age como um agente transformador, que cuida do bem-estar de todo ambiente.
Podendo ser aplicado por lojas ou empresas de poltrona para auditório com prancheta escamoteável, esse tipo de marketing estimula o surgimento de ótimos resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários