É possível que ao entrar em contato com o termo “Marketing de Influência” sua mente navegue até os influenciadores digitais e campanhas na internet. No entanto, essa prática é usada há anos, antes mesmo da invenção da internet.
O marketing de influência, ou o influencer marketing, é uma prática que consiste em utilizar pessoas públicas e de certa autoridade para divulgar uma marca ou produto. Por isso, essa estratégia é mais comum e antiga do que conseguimos imaginar.
A veiculação de propagandas na TV com pessoas famosas como, cantores, apresentadores, atletas e outros sempre foi muito comum e agora, com o advento da internet essa prática se expandiu ainda mais.
Por existirem influenciadores dos mais diversos segmentos é possível que as marcas, que dificilmente teriam espaço nos meios de comunicação clássicos, divulguem seus produtos com a ajuda desses influenciadores.
Por exemplo, uma empresa especializada em montar máquinas de calandragem de perfil pode contratar um influenciador para divulgar sua marca e mostrar as diferentes formas de utilizar o produto.
O marketing de influência não se restringe apenas a pessoas reais, os mascotes das empresas também podem ser considerados influenciadores e divulgadores de uma marca, principalmente aqueles que possuem uma memória afetiva na imaginação popular.
Dessa forma, o artigo tem como intenção abordar o que é o marketing de influência, quem são os influenciadores da marca, o que faz um influenciador digital e quais os benefícios dessa prática.
Entenda o que é marketing de influência
A primeira aparição do marketing de influência aconteceu em 1890, quando a marca de massas e xaropes para panqueca Aunt Jemima, ainda em atividade porém com o nome de Pearl Milling Company, colocou a ex-escrava Nancy Green na capa de seus produtos.
Muitos consumidores passaram a comprar os produtos da marca por conta da figura carismática estampando os produtos. Nancy Green chegou a assinar contratos com a marca se tornando a garota propaganda e porta-voz da mesma.
A partir desse momento, outras marcas perceberam o poder da influência e decidiram investir nessa estratégia que foi se desenvolvendo ao longo dos anos.
Com o surgimento das mídias eletrônicas, como a TV e o Rádio, as marcas passaram a investir em figuras que eram populares nesses meios, desde apresentadores de TV até atores que tiveram suas vozes marcadas nas radionovelas.
Mas, não somente pessoas da TV e do rádio eram convidadas para propagandas. Com o aumento da popularidade e da influência de cantores e de personalidades do cinema, essas pessoas passaram a estampar propagandas em diferentes formatos.
Já nos dias atuais, o advento da internet abriu espaço para que criadores tivessem a oportunidade de mostrar seus conhecimentos, além da possibilidade de trabalhar com temas muito específicos, como as utilidades de uma chave gorja.
Essa especificidade de criação de conteúdo e consequentemente de divulgação de um produto só podem ocorrer por conta das mídias digitais, visto que as propagandas na TV e no rádio, além de muito caras, são destinadas a um público muito amplo.
Quem são os influenciadores digitais?
Pensando no cenário atual, onde as mídias digitais se fazem presentes em nosso cotidiano, apostar no marketing digital se tornou imprescindível para empresas que desejam se classificar e crescer no mercado.
Assim como as propagandas veiculadas na TV utilizam de personalidades nessa mídia para divulgar um produto, o mesmo deve ser feito na internet com os digital influencers, ou influenciadores digitais.
Por exemplo, uma empresa de construção pode contratar um influenciador desse mesmo nicho para divulgar uma marca de areia fina para reboco e produzir conteúdos baseados nela.
Para isso, é importante que a marca tenha definido o que é um influenciador digital. Por mais que possa parecer redundante, os influenciadores digitais são pessoas que possuem influência dentro de sua rede de seguidores.
Ou seja, um influenciador é alguém que tem poder de convencer seu público por acreditar em sua credibilidade sobre determinado assunto. Por isso, é importante ter essa definição muito clara.
Muitas pessoas podem acreditar que um influenciador digital é aquele que possui muitos números de seguidores, mas nem sempre esse é o caso. Pode acontecer de muitas pessoas seguirem determinada pessoa mas não engajarem com seu conteúdo.
Por esse motivo, uma empresa que deseja divulgar sua produção banqueta de madeira para barzinho deverá buscar um influenciador desse segmento que possua engajamento e não o que tenha maiores números de seguidores.
Uma pessoa que possui influência sobre outras indicará o produto ou empresa e seus seguidores, por confiarem no influencer, poderão engajar com a marca e até mesmo efetuar uma compra com ela.
Como aplicar o marketing de influência
Para que o marketing de influência seja aplicado em seu negócio é necessário seguir alguns passos para alinhar essa estratégia com a realidade de um empreendimento.
Esses passos são:
Estabelecer metas;
Definir o público-alvo;
Estipular o valor de investimento;
Encontrar influencers;
Se um comércio especializado no conserto e venda de cabo de força para notebook Samsung seguir esses passos será possível aplicar as técnicas de marketing de influência da melhor forma em seu negócio.
Estabelecer metas
Para a criação de qualquer estratégia de marketing, é necessário que o empreendimento faça uma análise geral de seu negócio, coletando dados e tendo um controle maior sobre seus gastos e investimentos.
Em seguida, baseando-se nas informações coletadas será necessário estabelecer as metas que essa estratégia deverá alcançar. Lembrando sempre que ela deverá ser pensada de acordo com a realidade do negócio.
Por exemplo, uma oficina mecânica perto de mim deverá buscar adequar as estratégias de marketing de influência à sua realidade.
Definir o público-alvo
Assim como estabelecer as metas, é necessário definir o público-alvo que será impactado por essa estratégia.
Isso deve ser feito de maneira detalhada, pois a escolha de público-alvo vai impactar de maneira direta as próximas etapas da estratégia.
Estipular o valor de investimento
De acordo com as metas estipuladas anteriormente, a próxima etapa será definir o valor que será investido na estratégia.
Ou seja, uma autoescola que deseja aplicar uma estratégia de marketing de influência para divulgar que emite carteira de moto e carro precisa analisar todos os valores que circulam dentro da empresa.
Dessa forma, ao ter um controle de gastos bem estruturado será possível definir o valor que será investido na estratégia.
Esse passo é de extrema importância e deve ser feito com muito cuidado para que os valores estejam de acordo com a realidade da empresa, evitando que ela crie dívidas desnecessárias.
Encontrar criadores de conteúdo
O valor investido na campanha também resultará na estruturação dessa etapa. Isso acontece pois cada influenciador cobrará um valor diferente e que esteja de acordo com seu número de seguidores, engajamento e tipo de conteúdo que será criado.
Por exemplo, a mesma autoescola pode encontrar um influenciador para que ele crie uma série de publicações em suas redes sociais falando sobre como efetuar a troca de categoria CNH.
Se a empresa enviar o roteiro e o tipo de conteúdo que deverá ser criado, será cobrado um determinado valor. Agora, se a empresa apenas enviar o tema e deixar que o criador de conteúdo escolhido faça a parte criativa, o valor da proposta será outro.
Além do valor econômico, é importante que a empresa busque um influencer que tenha um bom engajamento e que sua criação de conteúdo esteja de acordo com o ramo que a marca contratante atue.
Considerações finais
A estratégia de marketing de influência é muito benéfica para qualquer tipo de negócio. Isso porque, mostrar que a marca tem parceria com alguém relevante cria uma credibilidade para o negócio.
Isso porque, como visto na estratégia da Aunt Jemima em 1890, as pessoas se interessam mais por um produto que tenha um rosto, seja ele uma personalidade conhecida ou alguém que gere uma sensação de carinho e carisma nos consumidores.
Outra vantagem é que, influenciadores digitais alcançam um maior número de pessoas que possuem interesses similares. Ou seja, um influenciador que fala sobre carros, por exemplo, vai ter um público que majoritariamente se interessa por esse assunto.
Desse modo, a empresa pode juntar o fator do carisma e da confiança das pessoas e o número de usuários com o mesmo interesse para aplicar estratégias de marketing mais diretas e efetivas.
Se uma empresa seguir o passo a passo de como criar uma estratégia de marketing de influência e souber trabalhar sua parceria com o criador de conteúdo, suas chances de conseguir alcançar seus resultados estipulados de forma rápida serão muito altas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários