Por conta do grande avanço da tecnologia e a facilidade de se criar um comércio no meio online, as empresas precisam buscar estratégias para se destacar em meio a suas concorrentes. O inbound marketing é uma das que vem ganhando força nesse cenário.
O inbound marketing também pode ser conhecido como marketing de atração ou até novo marketing. Por isso, se encontrar esses nomes em algum lugar saiba que eles se referem a um mesmo assunto.
De forma resumida, o inbound marketing consiste na integração de diversas estratégias de marketing e se baseia na criação de conteúdos relevantes para atrair o público-alvo para um determinado negócio.
Ou seja, uma empresa que trabalha com polimento em granito preto poderá usar o inbound marketing para criar conteúdos referentes ao seu negócio, aumentando sua credibilidade no mercado.
Essa estratégia já era usada anteriormente, mas foi em 2009 com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” que esse termo se popularizou entre os profissionais dessa área.
E como visto anteriormente ela é focada em conquistar e fidelizar clientes por meio de conteúdos relevantes e bem produzidos sobre determinado assunto. Ou seja, o cliente é quem vai encontrar a marca e não o contrário.
Essa estratégia vem sendo muito utilizada no cenário atual e é muito importante que os empreendimentos, seja ele referente atuante no ramo alimentício um comércio especializado na fabricação de varal de parede de puxar.
Desse modo, o artigo irá abordar de forma mais detalhada o que é o inbound marketing, qual a diferença dele para o marketing tradicional, quais são as suas etapas além de mostrar como criar uma estratégia e quais serão os benefícios.
Entenda o que é inbound marketing
Apesar de ser uma técnica que já vinha sendo utilizada nas estratégias de marketing das empresas, foi apenas em 2009 nos Estados Unidos que esse termo ganhou força, graças ao livro escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Ele tem a intenção de criar conteúdos que sejam relevantes e de acordo com o que o público-alvo quer consumir. Dessa forma, é o público que vai atrás da marca para consumir seus produtos.
Como esse termo se refere ao espaço digital, as linguagens e as estratégias usadas precisaram ser modificadas para se adequar a esse novo espaço. Por isso, as estratégias do inbound marketing precisavam ser diferentes das usadas no marketing tradicional.
Para entender melhor como o inbound marketing funciona é possível fazer uma comparação com o marketing tradicional e assim apontar as características que diferenciam cada uma das práticas.
Marketing tradicional X Inbound marketing
O marketing tradicional, que também pode ser chamado de Outbound marketing, se refere a criação de peças publicitárias nos moldes de criação clássico, sua forma de divulgação também é feita por meio de veículos de comunicação considerados clássicos, como:
Canais de TV;
Estações de rádio;
Jornais;
Revistas;
Panfletos.
Esse tipo de estratégia visa atingir o maior número de pessoas com uma mesma peça publicitária, independente delas estarem enquadradas no público-alvo da empresa. O marketing tradicional também se caracteriza por sua quebra na rotina do consumidor.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com a instalação de moldura de gesso para cozinha e faz sua divulgação por meio de ligações de telemarketing irá impactar na rotina da pessoa que parou para atender ao telefone.
Já o inbound marketing se caracteriza por ser o oposto disso. Essa técnica busca criar uma conexão com o cliente por meio de materiais e conteúdos disponibilizados no meio digital, esses materiais podem ser feitos por meio de:
Publicações em redes sociais;
Criação de conteúdos em blogs;
Criação de vídeos;
Disponibilização de e-books;
Newsletter.
Por exemplo, uma empresa de toldo para porta de lona pode apostar na criação de conteúdos que façam parte do seu ramo, por exemplo tratar sobre os diferentes tipos de produtos e abordar suas diferentes utilidades.
Ou seja, por se tratar de um meio digital onde a forma de consumir conteúdos é diferente, as estratégias de marketing precisaram se adaptar para conquistar esse novo perfil de consumidor.
Apesar disso, é importante entender que o marketing tradicional não é uma estratégia ultrapassada e que não deve ser usado. O inbound marketing é uma técnica desenvolvida para atuar no mundo digital, que possui métodos de consumo diferentes.
Criando uma estratégia de inbound marketing
As estratégias de inbound marketing tem 4 passos principais que serão aplicados, independentemente se seu comércio for uma rede de livrarias ou uma empresa de entrega motoboy.
Esses 4 passos foram desenvolvidos como forma de criar uma estratégia de sucesso para todos os tipos de empreendimentos que atuam no meio online, são elas: Atrair, converter, vender e encantar ou fidelizar.
Atrair
A atração de pessoas é o primeiro e mais importante passo, é aqui que o primeiro contato das pessoas com a sua marca vai acontecer.
Esse primeiro contato vai acontecer por meio de conteúdos relevantes publicados na internet, podem ser em formatos de vídeos explicativos, publicações em sites e blogs, posts em redes sociais, entre outros.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com fechaduras e maçanetas pode publicar um vídeo ensinando seus clientes como abrir fechadura antiga, dessa forma vai mostrar que possui conhecimento no assunto e ficará marcada na mente desse visitante.
Converter
O segundo passo da estratégia é converter esses visitantes em oportunidades de vendas. Para isso é necessário que os conteúdos produzidos sejam bem estruturados e que estejam de acordo com o serviço oferecido pelo empreendimento.
Por exemplo, uma empresa que atua no setor de pintura fachada de loja deverá mostrar seus conhecimentos neste ramo.
Assim ela mostrará autoridade e relevância e estará presente na mente do visitante que se lembrará dela quando precisar de uma solução nesse ramo. Convertendo assim o visitante em um possível comprador.
Vender
Esse passo deve ser feito apenas com os visitantes que já estão mais avançados nessa estratégia. Sendo assim, é preciso analisar se em qual estágio ele está inserido e se ele está procurando a solução que seu negócio oferece.
Depois de fazer essa análise então será possível avançar na estratégia e transformar esse possível comprador em um cliente.
Encantar e fidelizar
Muitos empreendedores acreditam que a relação com o cliente acaba depois que uma venda foi efetuada, mas esse não é o caso no cenário atual.
O período do pós-vendas é um momento delicado que vai concretizar se o cliente será uma compra única ou se ele se tornará um cliente fiel e divulgador da marca.
Isso porque, nesse momento após uma venda o cliente precisa se sentir acolhido pela empresa caso aconteça um imprevisto com seu produto. Por isso, a marca precisa se mostrar aberta para contato com o cliente no pós-vendas.
É importante que, além de opções de contato como SAC, e-mail, redes sociais e chatbots para contato, a empresa também providencie segurança eletrônica para cuidar dos dados pessoais de seus compradores.
Se tudo correr bem nesta fase da estratégia, esse cliente se tornará fidelizado da marca ajudando na divulgação de produtos e da própria marca em suas redes sociais ou em seu círculo de convivência.
Considerações finais
O inbound marketing é uma prática importante que pode ser usada em diversos setores e em empresas dos mais variados tamanhos. Além disso, ele é responsável por trazer diversos benefícios para os negócios.
Por se tratar de uma prática que se baseia na produção de conteúdo, o inbound marketing tem um baixo custo de investimento.
A criação de conteúdos por meio das estratégias de tráfego orgânico como o SEO são importantes para empresas que não podem investir um alto valor em tráfego pago.
Além disso, o inbound marketing permite que os compradores se tornem clientes fidelizados, garantindo que sempre irão buscar soluções com a empresa que eles acreditam, aumentando assim o lucro das companhias.
Outro benefício é a divulgação da marca de maneira orgânica por parte desses clientes, que podem mencionar sua marca em conversas ou redes sociais, além de fazer indicações para conhecidos.
Como o novo perfil de consumidor, também conhecido como consumidor 4.0, está preocupado em saber a história da marca que ele está comprando o produto e quais são os ideais e valores que ela representa, torna-se importante estar presente na internet.
Além disso é necessário que uma marca se mostre transparente e realmente interessada nos problemas e desejos de seu público-alvo, criando assim, estratégias mais diretas e que terão um retorno financeiro mais certeiro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários