Não é nada fácil para um negócio conseguir fidelizar clientes nos dias de hoje, isso porque o mercado tem se tornado mais competitivo a cada dia.
Investir pesado nessa fidelização é o melhor caminho para que o negócio se destaque da concorrência e se mostre o melhor entre os demais.
Mesmo que muitos não trabalhem muito em fidelizar seus clientes, essa prática pode gerar vários benefícios e um retorno ótimo ao negócio que vende audiômetro, por exemplo.
Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre a importância dessa fidelização de clientes, este artigo apresentará algumas informações relevantes para o assunto em questão.
Conceito de fidelidade de cliente
Quando uma pessoa tem uma boa experiência ao comprar em uma loja especializada na venda de crachá com chip, por exemplo, ela certamente voltará mais vezes.
Se esse produto se mostra fácil de usar e supre as necessidades da pessoa que o adquiriu e for de qualidade, essa satisfação aumentará mais ainda.
Mesmo que o produto nessa determinada loja seja mais caro, o cliente voltará a comprar nela não só pelo preço, mas pela boa experiência que teve e pela qualidade da compra.
Com isso, o consumidor passa a ser um cliente fiel daquela empresa e, além dos produtos que já compra, começa a ter interesse nos demais que não tinha conhecimento.
Portanto, um cliente fiel é aquele que escolhe seus produtos e serviços de uma marca na qual ele conhece e confia, por ter tido experiências passadas positivas ao lidar com a marca.
Quando esse cliente é fiel de verdade, ele não se admira por preço ou disponibilidade de produtos, pois sabe que, além de confiar na marca, ela já o conhece e sabe do que ele gosta.
O cliente não se importa de pagar a mais para ter benefícios como uma experiência diferenciada e maior qualidade nos serviços que contrata como os de um operador de empilhadeira terceirizado.
Por que é preciso fidelizar o consumidor?
A fidelização de um cliente, como já mencionado, pode trazer uma série de benefícios para uma empresa, então, é essencial fidelizar o cliente porque:
Clientes se tornam divulgadores orgânicos da marca;
Diminui custos com propaganda e divulgação;
Possibilita ciclos de vendas mais curtos;
Ajuda a recolher feedbacks mais precisos.
Além de ajudar um negócio a aumentar as suas vendas, fidelizar seus clientes pode ser muito bom para contar com a melhora da imagem da marca.
Normalmente, um cliente satisfeito vai contar para as pessoas que conhecem a sua experiência positiva, seja para familiares, amigos ou conhecidos.
Muitas vezes, eles também vão recomendar a marca que vende cobertura de vidro com calha para alguém que está precisando de suas soluções, assim como o cliente precisou.
Essa recomendação é como uma propaganda da marca e uma divulgação dos produtos ou serviços que ela oferece que é feita totalmente de graça.
Por isso, para ter essa vantagem, é essencial ter um público muito fiel e garantir que eles se mantenham satisfeitos o tempo todo.
O tempo que leva para que um negócio seja fechado e para que um novo comece a ser discutido é um ponto que merece muita atenção de um negócio.
Se esse tempo for muito longo, é preciso reavaliar os recursos de venda para renovar as estratégias e deixar os ciclos de venda mais curtos.
Por fim, a fidelização do cliente deve ser feita porque não existe ninguém melhor que o consumidor que já conhece a marca para dar feedbacks sobre problemas não produtos ou serviços.
Com a ajuda de clientes mais antigos, otimizar e tornar estratégias e campanhas mais assertivas fica mais fácil para a empresa prestadora de serviços de limpeza de tapetes ao domicílio, por exemplo.
Qual é a importância dessa fidelização?
Com o mercado atualmente estando tão disputado, qualquer produto, ou serviço, que existe hoje em dia pode ser copiado ou até mesmo melhorado.
Por isso, além de oferecer os melhores serviços e produtos de maior qualidade, é essencial garantir que as expectativas do cliente sejam ultrapassadas para garantir sua fidelidade.
Mesmo que bons produtos e serviços de alta qualidade sejam o que as pessoas procuram e o que ajuda uma empresa a melhorar sua imagem no mercado, isso não é tudo.
O retorno dos consumidores só poderá ser constante se estratégias específicas forem criadas para eles e para a sua satisfação constante.
Uma boa base de clientes fiéis é importante para ajudar uma clínica de terapia analítico comportamental infantil a se tornar referência em seu nicho e a ter mais sucesso a cada dia.
Como medir a fidelização?
Mesmo que se entenda a importância da fidelização do cliente, é essencial saber se os esforços para aumentar essa fidelização darão os resultados esperados ou não.
A maneira mais otimizada de fazer isso é medindo os resultados que foram adquiridos, isso permite achar erros nas estratégias e consertá-los o mais rápido possível.
Mesmo que muitos não saibam, é possível medir a fidelização de clientes, e existem algumas técnicas confiáveis que podem ser usadas para isso, assim como:
Usar ferramentas de satisfação do cliente;
Falar mais abertamente com os clientes;
Avaliar o índice de retorno deles público;
Descobrir como clientes novos chegaram até a marca.
Usar ferramentas para saber mais sobre a satisfação dos consumidores é a maneira mais simples de avaliar o nível de consideração do público.
Porém, fazer perguntas diretamente ao público consumidor também pode ser bom, isso não só para saber sobre sua consideração em relação à marca, mas para saber o porquê de ter escolhido ela.
Avaliar o índice de retorno de clientes, principalmente os novos, pode ser extremamente útil para medir a fidelização alcançada com os trabalhos de atendimento.
Os consumidores novos podem ajudar muito a descobrir como está indo o objetivo de fidelizar clientes, basta perguntar para eles como conheceram a marca.
Isso ajuda a saber quais canais estão sendo mais efetivos para a visibilidade da marca que faz exame pré admissional e quais precisam de ajustes ou devem ser eliminados.
Caso a resposta seja que o cliente conheceu a empresa através de um outro cliente, será possível entender que o processo de fidelização está indo bem.
Saiba como encantar e fidelizar seus clientes
Depois de entender o que é a fidelização, o motivo pelo qual trabalhar nela é importante e ver que é possível medir a fidelização dos consumidores de uma empresa, é a hora de conhecer dicas para conquistar a fidelidade dos clientes.
Para que essa fidelização ocorra, é essencial encantar as pessoas e superar muito mais as suas expectativas, por isso as dicas a seguir podem ajudar nisso. São elas:
1. Mantenha a presença nas redes sociais
Nos dias de hoje, uma coisa que mostra que uma empresa pode estar a frente da concorrência é se fazer presente em redes sociais como Instagram, Facebook e outras.
Ao se mostrar mais acessível para falar com os seus clientes em diversos canais diferentes, as chances de fidelização podem aumentar muito.
2. Entenda e saiba quem é o público
Conhecer o público é essencial para qualquer tipo de estratégia que uma marca que tem alvará de funcionamento pmsp elabore.
Garanta que o negócio tenha informações sobre o público como suas dores, suas preferências, suas expectativas, seus desejos, entre outras.
3. Aumente a aproximação com o cliente
Mostre para os seus clientes que eles são parte essencial do negócio, isso ajuda a manter a lealdade e a mostrar a empatia que tem sobre o que eles passam.
É possível fazer isso otimizando a comunicação, oferecendo descontos e promoções exclusivas, proporcionando um atendimento personalizado e muito mais.
4. Ofereça benefícios
Muitos compradores avaliam o que podem ganhar ao se manter fiéis a uma empresa específica, essa avaliação na maioria das vezes é feita inconscientemente.
Por isso, pense em recompensas tangíveis e não tangíveis como os já citados descontos e ofertas exclusivas ou até mesmo status de exclusividade e boa relação.
5. Use o marketing sensorial
Uma outra maneira de melhorar a fidelização de clientes no negócio é oferecer um ambientes de compra agradável em todos os sentidos.
Esse ambiente deve fazer o consumidor querer ficar nele por mais tempo é não querer ir embora, ou até mesmo voltar muito em breve.
As ações do marketing sensorial são as mais indicadas nesse tipo de estratégia, elas podem ser altamente efetivas para alcançar o objetivo de fidelização.
Considerações finais
Planejar bem a estratégia que será usada para aumentar a fidelização de clientes para um negócio é mais do que essencial.
Se ela for realizada da maneira correta, pode ser a peça que faltava para que o negócio cresça mais e se torne referência no mercado em que atua.
Por isso, não deixe de aplicar as dicas acima em suas estratégias, pois, no decorrer do artigo, foi possível ver a grande importância que a fidelização de clientes possui.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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