Social Commerce: entenda o que e é como utilizar



O commerce ou comércio eletrônico, é um modelo de negócio que está crescendo cada vez mais dentro do mercado e entre os consumidores, fazendo com que a receita de um país tenha números significativos.

Tratando-se de um comércio eletrônico e as suas diversas possibilidades de serem exercidos, um desses modelos é conhecido como social commerce ou comércio social.

Estando ligado às redes sociais, este modelo de mercado utiliza essas plataformas para serem o principal palco para as estratégias de vendas, deste um crescimento como também, uma fórmula para ter novos clientes. 

Pela popularidade das redes sociais e por ser um ambiente onde pode-se falar sobre qualquer assunto, desde como montar uma mesa de jantar alto padrão ou sobre dicas para maquiagens em dias ensolarados. 

Também sendo conhecido como S-commerce, as mídias sociais ao notarem a grande movimentação para que produtos ou serviços sejam vendidas por intermédio delas, acabaram se aperfeiçoando para atender as necessidades destes usuários. 

Sendo mais do que um canal de vendas, o social commerce começa a ser uma proposta que pode incluir conteúdos atrativos para os consumidores e uma jornada de compra mais rápida, tudo isso por já estar integrado nas redes sociais. 

Uma empresa sabendo aplicar e utilizar o social commerce de um modo benéfico, as vantagens se tornam maiores de proporcionar um grande reconhecimento dentro do mercado com boas presenças onlines. 

Vantagens dessa ferramenta

Uma empresa de gel envelhecedor para artesanato que utiliza o social commerce como uma forma de vender seus produtos, acaba deparando-se com vantagens, como:

  • Visibilidade;

  • Aproximação com clientes;

  • Simplicidade para uso;

  • Publicidade direcionada.

A vantagem deste modelo está principalmente nas chances de visibilidade que as redes sociais proporcionam para as empresas, especialmente, porque por intermédio delas, uma base de seguidores e leads pode ser construída. 

O que permite que uma abordagem seja feita ao consumidor com o impulsionamento de uma publicação ou com a inserção de hashtags, palavras-chave das redes sociais que possibilitam o encontro de algo que o usuário pesquisar. 

Criando as chances de que os consumidores que já estão dentro da plataforma possam encontrar os produtos ou serviços com uma maior facilidade, estando ou não em uma jornada de compra. 

Propiciando que o tráfego na página também tenha um aumento, e gere um engajamento nas redes sociais da empresa, fortalecendo o marketing criado e assim, novos usuários descobrirem mais sobre o negócio. 

A aproximação do consumidor faz com que as estratégias de conteúdo ou outras que estejam ligadas ao social commerce sejam mais direcionadas, porque a empresa saberá mais sobre o perfil do público-alvo.

Contando com uma conveniência, o social commerce não beneficia somente os empreendimentos de rastreador veicular com escuta, mas também aos usuários que estão utilizando a plataforma. 

Por já estarem em um ambiente virtual do qual gostam, o usuário quando encontra uma empresa que utiliza esse espaço como um meio de vender, acaba facilitando também para o processo de compra, já que o usuário não precisará se desconectar. 

Comprando não somente mais rapidamente e com mais facilidade, mas também, fazendo com que estes usuários descubram o comércio e deste modo, possa divulgar os conteúdos para amigos e familiares, gerando um maior engajamento. 

Logo, utilizar o social commerce e fortalecê-lo com outras estratégias, resultam em bons resultados até em um curto espaço de tempo em comparação a não utilização.  

Como usar o S-commerce

Do mesmo modo que é necessário saber preencher um holerite de pagamento, saber postar adequadamente nas redes sociais para que o social commerce funcione de um bom modo e seja atrativo, também é importante. 

Para isso, o primeiro passo é criar uma rede social que contribua com as vendas e que possa estar ligada às ideias da empresa, podendo escolher entre as plataformas que são tendências do momento ou que concentram um grande público. 

As estratégias em torno do social commerce se tornam ainda mais intensificadas quando a empresa possui uma loja virtual, sendo por meio delas que informações sobre chaveiro automotivo preço e tamanho podem ser ainda mais específicas. 

Esta loja virtual estará ligada a página na rede social, e em algumas plataformas, podendo até mesmo automatizar alguns processos ligando as duas páginas para que a venda na mídia social também seja válida na loja. 

A credibilidade passa a aumentar quando o social commerce conta com uma loja, por isso, para conquistar ainda mais a confiança dos consumidores e destaque dentro do mercado, este modelo de página pode auxiliar. 

Dentro da página de mídia social, ter um conhecimento de como funciona e quais são as suas configurações, bem como políticas de uso e também, o modo como o usuário se comporta dentro dela pode ajudar na criação das estratégias. 

Esse conhecimento, tal como deve-se ter por um equipamento pintura eletrostática a pó, por exemplo, faz com que o uso seja feito de modo mais assertivo em relação às estratégias, sejam para ganhar um holofote no mercado ou converter leads. 

Outras ferramentas que podem ser atreladas às mídias sociais também devem ser estudadas, para que posteriormente, possam ser algo que compõem as estratégias de modo que as fortaleçam. 

O engajamento do usuário pode ser despertado com um cronograma de publicações, variando para mídias como fotos ou vídeos, de modo que a periodicidade das postagens é o que fará o usuário ficar instigado. 

Estipular um cronograma ajuda também a saber quais são os conteúdos que precisam de uma urgência de produção, do mesmo modo que as campanhas sazonais que serão postadas podem ser preparadas para se encaixarem na agenda de postagens.

Ter uma frequência de postagens demonstra que o empreendimento está ativo no mercado e por dentro das novidades, por isso, o cronograma se torna importante para evitar abandonos nas postagens das plataformas. 

Criando uma boa estratégia e compreendendo as plataformas de mídias sociais, os empreendimentos no formato de social commerce podem obter bons benefícios a longo prazo.

O que fazer para o crescimento da marca?

Um empreendimento que usa as redes sociais pode ter bons benefícios e principalmente, ter um crescimento dentro do setor do qual atua quando se trabalha com o modelo de social commerce.

Estar por dentro das novidades do mercado de grades alumínio e repassar esse conhecimento, bem como conteúdos que podem instigar o consumidor a percorrer o funil de vendas, fazem com que a marca tenha um crescimento considerável. 

Utilizar as ferramentas que as plataformas disponibilizam, sendo que boa parte delas é gratuita, faz com que o usuário se sinta próximo da empresa de algum modo, especialmente ao ver que a mensagem combina com a do indivíduo. 

Seja um fundo musical, ou então stickers dos quais o usuário pode se familiarizar, essas ações podem ajudar a complementar na relação que será estabelecida com o usuário, gerando posteriormente, bons resultados para ambos os lados.

Portanto, ter conhecimento das redes e de como o segmento mercadológico atua com elas, seja com postagens ou como mantém os seguidores e clientes engajados, contribui para a criação dos próprios planejamentos. 

Compreender e usar a popularidade da rede a favor da empresa, possibilita o crescimento da presença digital no mercado, fazendo com que a marca cresça e possa estar ligada às novidades que ocorrem no nicho ou na internet.

Considerações finais

Portanto, as redes sociais se tornaram muito populares desde que a sociedade teve acesso a elas, seja como uma forma de lazer, se conectar com amigos e familiares ou ter objetivos profissionais ao atrelá-las ao mercado. 

O social commerce, também conhecido como s-commerce, é um formato do qual usa as mídias sociais para intensificar ainda mais as vendas e também, vender por meio delas, desde um gerador para festa ou artigos personalizados. 

Devendo estar atrelado a uma loja virtual, o social commerce possui um grande crescimento dentro do ambiente digital devido a popularidade das redes sociais e a intensidade de usuários crescendo cada vez mais, o que faz com que estratégias sejam elaboradas.

Contando com um bom cronograma, a empresa faz com que as frequências de postagens possam ser mantidas e com isso, ajudam o empreendimento a manter o nível de interesse dos usuários que os acompanham.

Atrair a atenção do consumidor e nutri-lo com conteúdos, pode gerar um engajamento do qual trará bons resultados ao empreendimento, crescendo sua credibilidade no mercado e destacando-se da concorrência. 

Sendo assim, o social commerce tem não apenas a chance de fazer com que o empreendimento tenha um destaque entre as demais páginas na rede social, mas também ganhe uma presença online que proporcionará benefícios a longo prazo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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