Estratégia de automação de e-mail marketing: vale a pena?

Automação de e-mail marketing é o uso de ferramentas que automatizam as ações e processos envolvendo disparo de e-mails. O propósito é reduzir o trabalho manual e aumentar a eficiência na hora de se comunicar com as pessoas.

Hoje em dia, a automação é a melhor maneira de nutrir e avançar os leads na jornada de compras, até que finalmente estejam prontos para fazer uma aquisição.

Anos atrás, o e-mail foi considerado como uma plataforma ultrapassada para fazer marketing, mas isso aconteceu por causa do mau uso desse canal tão eficiente hoje em dia para se conectar com prospects e potenciais clientes.

O e-mail, por si só, é um recurso eficiente, mas com a ajuda de uma ferramenta de automação, ele ajuda a construir um relacionamento sólido com o público-alvo. Cabe ao gestor saber usar essas plataformas para agilizar seus processos.

Qualquer marca que realmente queira resultados positivos e uma estratégia escalável, precisa usar uma ferramenta de automação de e-mail marketing.

Mas antes de escolhê-la, primeiro é necessário compreender o conceito de automação, como deve ser implementada e as vantagens que traz para as organizações.

O que é automação de e-mail marketing?

Automação de e-mail marketing nada mais é do que o uso de recursos para criar e-mails que vão impactar as pessoas certas, por meio de conteúdos adequados, no momento mais apropriado, sem retrabalhos e de maneira automatizada.

Se a empresa cria um vínculo entre a análise do site e sua plataforma de e-mail, consegue segmentar as pessoas, tendo como base algumas informações importantes, como:

  • Hábitos de consumo;

  • Comportamentos;

  • Preferências;

  • Compras anteriores.

Depois de analisar todas essas informações, tudo o que uma empresa de manutenção preventiva autoclave precisa fazer é personalizar a experiência do cliente e aumentar a relevância das campanhas automaticamente.

Como fazer automação de e-mail marketing

Agora que você já conhece o conceito de automação de e-mail marketing, chega o momento de saber como colocar em prática essa estratégia. Para isso, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:

1. Conhecer o público

A primeira coisa que você precisa saber é quem são os potenciais clientes que o negócio pretende atingir, por intermédio de uma estratégia de comunicação.

Para direcionar ainda mais as mensagens, defina a persona do negócio, que nada mais é do que o perfil de cliente ideal da empresa.

A melhor forma de criar a persona é buscar pontos em comum entre os possíveis compradores, considerando suas particularidades, como profissão, estado civil, gênero, localização, problemas, necessidades, entre outros.

Com base nesses dados, um fabricante de dressador de rebolo saberá como se comunicar com seu público, o tipo de linguagem que deve usar, dentre outros pormenores.

2. Organizar os contatos

O segundo passo é segmentar os contatos de acordo com os perfis de leads quer organização possui. Eles também precisam ser encaixados nas etapas do funil de vendas em que se encontram.

Por exemplo, se o visitante do site demonstrou interesse em baixar um conteúdo e preencheu o formulário, envie um e-mail de agradecimento.

Agora, se uma pessoa demonstrou interesse por um produto no site, você pode enviar um e-mail para falar um pouco mais sobre a solução.

3. Preparar as mensagens

Este é o momento de preparar o conteúdo das mensagens que serão enviadas, de acordo com a segmentação dos contatos.

Tenha em mente que o objetivo é preparar o lead para as próximas etapas do funil de vendas, sendo necessário criar títulos relevantes e incluir uma chamada para ação.

Para incentivar o destinatário a realizar a ação que a marca deseja, vale a pena oferecer a ele alguma vantagem compatível com a etapa em que ele se encontra no funil de vendas.

4. Criar automações

Nesta etapa, é necessário criar o fluxo de automação de e-mail. As ferramentas oferecem a possibilidade de configurar quanto tempo depois de baixar o material, o contato receberá uma mensagem.

Um fabricante de cilindro de gás glp também pode definir os objetivos da chamada para ação, que pode ser clicar na opção de comprar ou, então, entrar em contato para esclarecer uma dúvida, baixar um conteúdo e assim por diante.

Tendo essas questões em mente, fica muito mais fácil criar uma estratégia de automação eficiente para o e-mail.

5. Acompanhar o desempenho

Assim como acontece com outras estratégias de marketing digital, após ativar o fluxo de automação, é fundamental acompanhar o desempenho da ação e os resultados trazidos por ela.

Existem várias métricas que precisam ser observadas, como taxas de rejeição, quantidade de clicks, taxas de abertura e número de conversão. São informações que ajudam a descobrir o quanto os leads estão evoluindo a cada disparo.

Depois, a marca precisa fazer alguns ajustes, caso a estratégia de e-mail marketing não esteja trazendo os resultados esperados.

Vantagens da automação de e-mail marketing

O principal benefício de investir em automação de e-mail marketing é que ela torna a comunicação com os clientes mais simples e rápida, ao mesmo tempo em que a estratégia se torna mais eficiente.

Por meio da automação, as estratégias de comunicação de pousadas românticas se tornam mais elaboradas e os e-mails são enviados, de acordo com o comportamento do cliente.

Alguns empreendedores acreditam que automatizar o e-mail torna a comunicação menos pessoal, mas é perfeitamente possível criar estratégias direcionadas e personalizadas, de acordo com as características do cliente.

Por causa disso, as ferramentas de automação trazem muitos benefícios para as organizações e, dentre os que mais se destacam, estão:

1. Comunicação integrada

Por meio de uma ferramenta de automação, a comunicação será mais rápida e fácil, ademais, poderá ser integrada a outras estratégias que vão conversar entre si e outros canais de maneira muito mais fácil.

Em outras palavras, empresas de cabine primária simplificada estarão sempre em contato com seus clientes, sem precisar fazer muito esforço ou altos investimentos.

Isso é extremamente importante tendo em mente que cada consumidor se encontra em uma etapa da jornada de compras, tornando essencial que os e-mails considerem essa condição.

2. Personalização do contato

Os conteúdos enviados para os destinatários serão totalmente personalizados, causando a impressão de que as pessoas estão conversando diretamente com o vendedor.

Os leads se sentem mais seguros com mensagens personalizadas, pois o e-mail informa o nome do usuário e trata sobre assuntos do interesse dele, algo que é possível porque a ferramenta considera o engajamento com determinado produto.

Isso aumenta o poder de compra da marca e a interação ajuda a aproximar os potenciais clientes da aquisição.

3. Mais controle sobre dados e resultados

Por meio da automação de marketing, uma empresa de restauração de tacos antigos consegue extrair, organizar e compreender as informações do cliente.

Ela saberá os tipos de e-mail que seus destinatários costumam abrir, conteúdos que apagam sem ler, links mais relevantes para ele, entre outras informações importantes.

Quando a estratégia de envio não é automatizada, os dados se tornam incompletos, o que dificulta a elaboração de novas estratégias.

4. Controle de campanhas

Os recursos utilizados na automação de marketing também ajudam a automatizar as campanhas e estratégias de comunicação com os leads.

A companhia consegue acompanhar o retorno sobre os investimentos em diferentes plataformas. Também pode investir em comunicação relevante, por meio de listas segmentadas.

As ferramentas também são ótimas para monitorar múltiplos canais, checar os status e em qual fase da jornada de compra os leads estão. Como resultado, as campanhas de e-mail se tornam muito mais gerenciáveis.

5. Identifica oportunidades

Com base em todas as informações conquistadas, um colégio particular mais próximo consegue identificar oportunidades de negócios e vendas.

Os dados são informações concretas que servem como base para as estratégias e para entender como os clientes se comportam.

O negócio descobre quais produtos e serviços atraem a atenção das pessoas e consegue pensar em soluções inovadoras a partir disso.

6. Criação de relatórios

As ferramentas de automação reúnem todos os dados necessários para um relatório completo, com todas as informações mais importantes.

Uma autoescola especializada em curso de direção defensiva motociclistas fixa relatórios rapidamente, e as informações ajudam a definir as campanhas que são mais efetivas e aquelas que devem ser encerradas.

É uma forma de economizar tempo e dinheiro, além de evitar frustrações relacionadas ao orçamento e campanhas que não trazem os retornos esperados.

Considerações finais

Para que as estratégias de e-mail marketing sejam realmente eficientes, é fundamental contar com ferramentas que automatizam seus processos.

A comunicação com os destinatários se torna muito mais assertiva e personalizada, aproximando a marca de seus clientes e potenciais clientes.

Para aproveitar todos os benefícios que essa estratégia traz, é fundamental saber implementá-la do jeito certo, seguindo o passo a passo que você viu neste artigo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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