Em casos de desempenho adequado das equipes de marketing digital e vendas online de determinada empresa, sempre há espaço para aprimoramento. Uma das formas de melhorar tais resultados é, por exemplo, a implementação do CRM.
O recurso em questão pode ser responsável por um exitoso processo de otimização do trabalho de ambos os times mencionados anteriormente, impactando positivamente a produtividade, e por consequência, o crescimento de toda e qualquer empresa.
Apesar de em muitos casos, o CRM já ser conhecido por gestores e administradores das mais diversas marcas, são pouco entendidos de fato os impactos concretos da utilização dessa ferramenta no cotidiano de trabalho, sobretudo em termos práticos.
Tendo isso em vista, este texto, bem como uma placa de preço supermercado, buscará discriminar detalhadamente os aspectos fundamentais dos benefícios oferecidos pelo CRM, da relação entre vendas online e marketing digital e das atividades práticas de um CRM.
Entretanto, antes de tudo, é importante entender o que é o CRM, o Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, se refere a um conjunto de práticas de relacionamento entre cliente e empresa.
Mais do que isso, o CRM propõe, em termos de ações e tecnologias, a adoção, por parte das marcas, de formas de garantir que haja um bom relacionamento entre elas e sua clientela, concretizado principalmente no processo de compra e venda.
Por meio da utilização desse recurso, tal qual em um processo de criolipólise em homens, é possível tratar e até mesmo solucionar diversos problemas que transparecem nas interações entre clientes e empresas, nas campanhas promovidas e nos resultados obtidos.
Devido ao seu caráter de potencial saída para diversas problemáticas e também entrada para uma infinidade de benefícios, o CRM tem chamado a atenção e despertado o interesse dos mais variados empresários e empreendedores em geral.
Por conta disso, se faz fundamental, nos dias de hoje, ao menos saber do que se trata tal ferramenta e possivelmente fazer uso dela, até para que não se fique atrás da concorrência em termos de relevância e competitividade no mercado.
Quais os benefícios do CRM para empresas?
Dentre os benefícios proporcionados pela adoção do CRM da parte de toda e qualquer empresa, é possível destacar, a princípio, a melhor compreensão das demandas e interesses da clientela, bem como de sua jornada pessoal.
Assim como no caso da produção de um saco de tecido personalizado, é preciso adaptar a abordagem, em termos de relacionamento com os clientes, para cada caso específico com que determinada marca se defronta, visando à obtenção dos melhores resultados.
Para além da vantagem mencionada anteriormente, é pertinente afirmar que o CRM também pode servir como um eficiente recurso para tanto gerar quanto gerir de forma segura dados bastante relevantes a respeito do perfil dos consumidores de uma empresa.
Indo além, é também possível se atentar aos benefícios, em termos de minimização de custos e gestão eficiente de tempo, oferecidos pelo CRM.
No que tange a aspectos do funcionamento de toda e qualquer marca, o uso dessa ferramenta pode gerar bons frutos.
Da mesma forma como no processo de aprendizagem de direção defensiva preventiva, a implementação do CRM em determinada empresa pode servir como um recurso de prevenção de problemas e antecipação de soluções nos mais diversos aspectos.
Assim, é importante partir agora para o entendimento mais profundo a respeito da relação entre vendas online e marketing digital, os dois departamentos empresariais mais diretamente afetados pela adoção de tal ferramenta no ambiente de trabalho.
Vendas online X Marketing digital
Ao tratar de marketing, possivelmente a impressão inicial de quase qualquer pessoa sobre o tema é a visibilidade de uma marca.
No que se refere a vendas, por outro lado, normalmente vem à mente a receita que uma empresa gera ou pode gerar.
Mas, qual a relação entre esses dois setores? De forma geral, tal relação se dá por meio do próprio mercado consumidor, sobretudo, da maneira como as marcas se relacionam com ele e o convertem em clientes de fato.
Ainda que sejam termos distintos, eles ainda podem se confundir no entendimento de algumas pessoas.
Tendo isso em vista, é também importante compreender suas diferenças, ainda que nesta seção serão tratadas meramente de suas relações e convergências.
Tal escolha, em termos de redação, se justifica devido à corriqueira incompreensão da complementaridade de ambos os conceitos na prática. É necessário, para a obtenção de melhores resultados, uma harmonia profunda entre vendas online e marketing digital.
Analogamente ao EPI equipamento de proteção individual hospitalar, uma relação orgânica e saudável entre os departamentos empresariais supracitados serve também como uma forma de prevenção a riscos e proteção contra problemas diversos.
Em termos concretos, é importante para toda e qualquer empresa manter seus clientes sempre próximos de si e, para tanto, se faz fundamental a promoção de um relacionamento de confiança e transparência entre as partes envolvidas.
Assim, voltando a atenção para a relação entre marketing digital e vendas online, é possível notar que tanto em um caso quanto em outro os objetivos são comuns, favorecendo sua complementaridade, a qual pode ser devidamente explorada, gerando resultados positivos.
Para além de atuarem tendo em vista o aprimoramento das relações entre clientes e empresas, marketing digital e vendas online não estão limitados à conversão de potenciais clientes em consumidores de fato.
Eles também se voltam à criação de oportunidades a partir das demandas e interesses da clientela.
Por isso, é essencial estar atento a executar estratégias de marketing digital bem planejadas, para se entender os clientes e se comunicar com eles de forma eficiente.
Quais as atividades de um CRM?
Em termos práticos, as atividades de um profissional voltado à concretização do CRM podem ser resumidas em quatro tópicos fundamentais.
A seguir, estão listados tais aspectos básicos. São eles:
Alimentar um banco de dados unificado;
Prever as necessidades da clientela;
Estreitar laços de confiança com os consumidores;
Manter canais de comunicação eficientes.
Sobre o primeiro tópico, é importante ressaltar que um banco de dados unificado é algo extremamente útil no relacionamento entre o CRM e o marketing digital ou vendas online. Ambas requerem acesso a informações sobre os clientes em um mesmo local.
Ao unificar os dados e registros sobre a clientela no CRM, é possível que ambas as equipes supracitadas possam atuar sem se deparar com surpresas desagradáveis e de forma mais fácil e rápida, no que tange à comunicação direta com o mercado consumidor.
Assim como na produção de papel para bandeja fast food, é importante centralizar e, sobretudo, padronizar as informações que baseiam a abordagem de todo e qualquer setor de determinada empresa para com seus clientes.
A respeito do segundo tópico, é pertinente afirmar que oportunidades surgem a partir da observação consciente da jornada da clientela.
Por meio de pesquisas, por exemplo, é possível antever as necessidades dela e já ofertar o produto ou serviço certo.
O CRM, por sua vez, deve estar atento a isso para orientar os demais setores de uma marca sobre quando e como abordar potenciais compradores e possivelmente convertê-los em consumidores, visando a tanto auxiliar o marketing quanto as vendas da empresa.
Em relação ao terceiro tópico, é fundamental que, no que tange às atividades de um CRM, seja priorizado o processo de conquista da confiança dos clientes, no sentido de oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa e acolhedora.
Por meio da centralização de dúvidas, reclamações ou mesmo curiosidades advindas da clientela no CRM, é possível viabilizar a melhoria do relacionamento entre as partes envolvidas, demonstrando atenção e consideração pelas questões apresentadas.
Por fim, sobre o quarto e último tópico, tal qual em um processo de lavagem de carpete residencial, a comunicação eficiente com os clientes é essencial para que um CRM possa manter o ambiente profissional o mais organizado e confortável possível para todos.
Considerações finais
Assim, tendo em vista o conteúdo apresentado ao longo das seções deste texto, foram abordados os principais aspectos relacionados aos benefícios oferecidos pelo CRM, à relação entre vendas online e marketing digital e às atividades práticas de um CRM.
Além disso, foi exposta, da forma mais clara e objetiva possível, a própria definição do CRM em diálogo com todas as demais dimensões supracitadas, visando a uma melhor e mais profunda compreensão do conceito em questão e dos desdobramentos que partem dele.
Bem como um cilindro de gás p45, tal recurso pode se mostrar bastante útil e valioso para o aprimoramento das estratégias tanto de marketing digital quanto de vendas online no que tange ao trabalho de toda e qualquer empresa, independentemente de ramo ou tamanho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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