É por meio da produtividade que se mede o valor do trabalho de um indivíduo, equipe ou mesmo de toda uma empresa.
Sendo somente por meio de um bom rendimento durante cada processo que se pode dizer que os investimentos estão valendo a pena de fato.
Mesmo com a quantidade de recursos tecnológicos que surgiram nos últimos tempos, desde um simples mouse sem fio até uma placa de energia solar 400w, são muitos os casos em que tudo isso de nada adianta, tendo em vista os trabalhos malfeitos.
Até mesmo os próprios recursos advindos das inovações técnicas modernas podem ser instrumento de dispersão e perda de tempo, como ocorre em muitos casos do uso de celular durante o expediente de trabalho.
Sendo um critério na análise ergonômica do trabalho em escritório e no interesse das empresas do ponto de vista do desenvolvimento econômico e da prosperidade da mesma, esse tema será abordado como pauta deste artigo.
Enfatizando o grau de necessidade e importância da produtividade no ambiente corporativo, a abordagem trará dicas úteis para ser mais produtivo no trabalho e alcançar melhores resultados para si mesmo e para a instituição.
Por fim, ainda será salientado o conceito de gestão de desempenho, mostrando como isso pode ser útil para esse objetivo, mesmo trabalhando com lava louça para restaurante.
Qual a importância da produtividade no trabalho?
Ser mais assertivo, preciso e impactante no local de atuação de uma empresa onde se trabalha é uma das maiores preocupações de todas as empresas. Além disso, é uma grande preocupação também para os bons funcionários.
Esse tema causa grande inquietação a muitos gestores e colaboradores em todo território nacional, haja visto que o Brasil é um dos países mais conectados às redes sociais do mundo inteiro.
A verdade é que a produtividade é imprescindível tanto para o patrão, que enxerga a sua empresa com outros olhos diante dos novos resultados, quanto para o empregado, que se sente mais seguro e engajado ao cumprir as suas tarefas com maior eficácia.
Entretanto, nem sempre é tão simples cumprir o propósito de ser produtivo. O dia a dia costuma sempre estar repleto de armadilhas para tirar as pessoas do foco durante o trabalho, reduzindo assim a sua produtividade.
Os aparelhos eletrônicos, em especial o celular, as mídias da internet e até mesmo as conversas paralelas com os colegas de convívio no trabalho são exemplos do que pode chamar a atenção durante o momento de concentração no ambiente corporativo.
É interessante pensar que esses problemas de concentração geralmente não são tão incidentes em trabalhos como frete compartilhado interestadual.
Em contrapartida, são muito comuns nos escritórios, onde o tempo é perdido e as pessoas deixam de produzir.
Para potencializar a produtividade no trabalho, será preciso método e muita disciplina, a fim de seguir todo o itinerário diário de um ofício bem feito.
Entretanto, antes de entrar propriamente nas modalidades mais eficientes e nas orientações em prol de uma atuação mais satisfatória na empresa, é preciso ponderar alguns pontos extremamente importantes.
Para início de conversa, é preciso ter em mente que, apesar da grande importância da produtividade no local de trabalho, para a agilidade dos processos e para o bem estar da companhia, é válido ressaltar que trabalhar de forma perfeita todo dia é impossível.
Dias de cansaço, estresse excessivo, traumas familiares e problemas pessoais são algumas das muitas situações que podem acontecer com qualquer um e que, independente do esforço, da força de vontade e do método, irá proporcionar um dia ruim.
Dessa forma, a primeira coisa a ser pontuada aqui é que dias ruins existem e, ao contrário do que muitos desejariam, eles são inevitáveis.
Porém, depois de pôr isso em pauta, é preciso alertar também que, se a baixa produtividade deixa de ser uma eventualidade e passa a ser uma constante, talvez seja necessário que a pessoa repense o seu lugar na empresa, ou mesmo que o gestor repense o método.
Para o caso dos colaboradores, é válido lembrar sempre que o seu rendimento possui íntima relação com a satisfação que eles sentem em relação ao emprego e, muito provavelmente, os superiores estarão sempre atentos a isso.
Trabalhando com a chapa de uma lanchonete ou com manutenção residencial e predial, a baixa produtividade sempre será um sinal de alerta para todo e qualquer supervisor, independente do cargo e do tempo que o colaborador já tenha ocupado.
Ainda assim, existe a necessidade de considerar que mesmo se o profissional não for muito pressionado pelos superiores, o que poderia ser considerado um abuso, em casos de excesso, existem casos em que algumas pessoas trabalham bastante desmotivadas.
Nesses casos específicos, se o problema persistir, será pertinente procurar a ajuda de um profissional. Muitas vezes, questões de outros âmbitos da vida pessoal podem impactar no desempenho do empregado durante o trabalho.
Por fim, antes de apostar em práticas para melhorar a produtividade, seja da empresa ou de seus colaboradores, é importante que haja uma gestão de desempenho dentro da companhia. São muitos os sinais que apontam para essa realidade.
Mas, de maneira especial, é preciso investigar, em muitos casos, se esses empregados estão produzindo menos por conta de maus hábitos de arraigados, por falta de incentivo, ou mesmo por estar trabalhando em setores que não exploram o melhor do profissional.
Como ser mais produtivo e ter melhores resultados?
Assim, para que esses problemas todos possam ser contornados o quanto antes, é necessário que haja a aplicação de um método de organização eficaz, para trazer o ritmo da instituição de volta aos trilhos.
Lembrando que o conteúdo de cada método específico deve variar de empresa para empresa.
De acordo com as particularidades de cada uma, seja implementando uma parede divisoria de madeira em alguns casos, ou instalando salas de descanso em outras situações.
De qualquer forma, é importante partir desde o geral até os casos particulares. Por esta razão, é necessário levar em conta que, para a otimização da produtividade de todas as companhias, é preciso:
Fazer o planejamento diário;
Não se prender a perfeccionismos;
Desligar o celular;
Se manter focado;
Padronizar os passos em uma lista;
Determinar horários de pausa;
Fazer uso de tecnologias úteis;
Se estabelecer na rotina;
Não deixar de praticar exercícios;
Cuidar da saúde do sono;
Repetir tudo e ser constante.
Não existe outra maneira de alcançar o sucesso nas organizações de trabalho, se não aplicar, manter e repetir todos os dias todos aqueles passos que deram certo no início.
É preciso também dar uma atenção especial ao aspecto tecnológico, tendo em vista que os materiais eletrônicos possuem vital importância na automação dos processos das empresas.
Desta forma, desligar os celulares será importante em alguns casos, ao passo de ser impossível em outros.
Por isso, é possível adaptar as dicas de acordo com as circunstâncias, desde o uso da função silenciosa e do botão Não Perturbar nos celulares, até mesmo a instalação de um biombo para escritório, para auxiliar no foco.
O que é gestão de desempenho?
A gestão de desempenho consiste em uma grande estratégia que direciona o seu foco às tarefas que os empregados executam, como eles se portam durante a realização dessas atividades e os resultados finais proporcionados por cada uma delas.
Isso tudo com a finalidade de criar um ambiente corporativo onde todos possam desenvolver as suas habilidades, de maneira plena e recompensadora.
Dessa maneira, a gestão de desempenho organizacional se apresenta como um processo, onde cada prática cotidiana é uma oportunidade de progresso. Dessa forma, as capacidades dessa gestão vão muito além dos testes periódicos pontuais.
Isso porque a análise é feita no dia a dia, proporcionando um maior controle ao gestor e uma visão assertiva acerca do desempenho que cada colaborador proporciona.
A gestão de desempenho possui alguns fundamentos que consistem na avaliação, no monitoramento e controle, no planejamento e na melhoria de todo o conjunto.
Essa é uma excelente maneira de saber como medir a produtividade do colaborador e também de fazê-lo crescer neste sentido, visando uma retenção dos talentos encontrados na firma.
Considerações finais
Seja na instalação de um banheiro planejado apartamento pequeno ou na confecção industrial de produtos eletrônicos, o foco e a atenção plena no trabalho é fundamental para o bom andamento de qualquer empresa.
Não basta apenas iniciar as tarefas de qualquer forma, nem muito menos acreditar que bater o ponto todos os dias por si só atesta que as tarefas estão sendo bem administradas no dia a dia da instituição.
Por esta razão, este texto teve como objetivo trazer argumentos em prol da importância da produtividade no trabalho, em conjunto com algumas dicas de gestão de desempenho, em vista da otimização de todas as funções e na melhora dos resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários