Marketing de influência: como trabalhar com influenciadores?



Não é de hoje que os influenciadores já se mostraram como excelentes parceiros para as estratégias de marketing digital de qualquer tipo de negócio.

Essa estratégia é conhecida como marketing de influência e tem sido aprovada por profissionais ao redor do mundo, trazendo resultados satisfatórios, independentemente do porte ou segmento da organização.

Quando se trata de marketing digital, as marcas se veem diante de diferentes possibilidades, como as redes sociais, blogs e diversas maneiras de produzir conteúdo.

Produção de conteúdo é algo extremamente importante, porque o consumidor moderno é muito exigente e procura informações sobre diversos assuntos antes de comprar os produtos e serviços que precisa.

As marcas precisam inovar no modo como entregam esses materiais, procurando fazer com que eles sejam compatíveis com as preferências da audiência. Isso porque enquanto algumas pessoas gostam de textos, outras preferem os vídeos.

Mas uma coisa é fato, a maioria dos usuários segue, pelo menos, um influenciador nas redes sociais e essas pessoas confiam no que esses usuários mais populares indicam.

Pensando nisso, neste artigo, você vai ver como fazer parcerias com influenciadores, conhecer os diferentes tipos de marketing de influência e conhecer alguns motivos para investir nessa estratégia.

Como fazer parcerias saudáveis?

Para fazer parcerias saudáveis com os influenciadores digitais, existem algumas estratégias que não podem ficar de fora. Algumas delas, são:

1. Encontrar as pessoas certas

A primeira coisa que a marca precisa fazer é encontrar os influenciadores certos para trabalhar, sem se basear apenas na quantidade de seguidores que eles possuem.

Tenha em mente que o propósito é atingir a audiência da companhia, por isso, uma empresa de aluguel de escavadeira bobcat precisa encontrar um influenciador que tenha um público parecido ou igual ao seu.

Fique atento ao tipo de linguagem que a pessoa utiliza e se a maneira como ela se comunica faz sentido para o negócio. Analise a impressão que ele passa para o público e se a contratação está dentro do orçamento.

Verifique quais são os veículos de comunicação usados pelo influenciador e se eles estão de acordo com aqueles usados pela audiência, visto que podem estar presentes em várias plataformas, como:

  • Facebook;

  • Instagram;

  • YouTube;

  • Blogs.

Para facilitar essa busca, o gestor pode utilizar ferramentas que ajudam a buscar influenciadores em diferentes canais, por meio de uma palavra-chave.

2. Não se basear no número de seguidores

Existem muitos influenciadores digitais que possuem milhões de seguidores, mas nem sempre eles são a pessoa certa para o público.

É necessário compreender de que maneira ele afeta a sua persona e o tipo de pessoa que está sendo influenciada. Analise o mídia kit e as postagens para determinar se o público do produtor de conteúdo está de acordo com o seu.

É um erro acreditar que apenas as celebridades da internet trazem bons resultados, mesmo porque anunciar com elas costuma ser muito mais concorrido e caro. Além disso, nem sempre o público é segmentado.

Empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de piso uretano argamassado, já entenderam isso e procuram fazer parcerias com influenciadores menores e mais nichados.

3. Planejar ações em conjunto

Depois que a organização encontrar o influenciador certo, precisa entrar em contato com ele para conversar sobre a contratação e de que maneira a ação será realizada.

Se ele concordar com o trabalho, é fundamental formalizar o acordo por meio de um contrato e estruturar a ação junto com ele. O negócio vai alinhar as expectativas e detalhes relevantes, além do tempo de veiculação e exigências de exclusividade.

4. Respeitar a liberdade criativa

Quanto mais natural for a indicação, mais bem-sucedida será a campanha. Por isso, permita que o influenciador produza os conteúdos, respeitando sua identidade e a maneira como o público gosta de receber os materiais.

Isso vai garantir um conteúdo autêntico e o influenciador não será visto apenas como alguém que vai reproduzir uma mensagem. O público segue essas pessoas porque elas têm opinião e compartilham o que pensam de maneira sincera.

Tipos de marketing de influência

Um fabricante de poste de eucalipto para cerca pode utilizar duas maneiras de investir em marketing de influência, e elas são muito comuns aos modelos de marketing tradicional, sendo a mídia paga e a mídia orgânica.

Dentro das estratégias com influenciadores, a mídia paga ocorre quando eles são remunerados para fazer as campanhas, de modo a promover os produtos, serviços e a própria marca.

Mas, diferentemente de usar um garoto-propaganda que se utiliza de sua fama para fazer uma campanha, no marketing de influência é necessário que exista sinergia entre o influenciador e a companhia.

Por exemplo, uma empresa de bateria heliar 60a e seu parceiro precisam ter seu posicionamento alinhado, tendo em vista que a mensagem vai impactar o público do influenciador e não um veículo de comunicação.

Quando o marketing de influência ocorre por meio de mídia conquistada, os influenciadores digitais se envolvem com as marcas, mesmo não recebendo um pagamento por isso.

Para o produtor de conteúdo, é vantajoso falar sobre determinado produto ou serviço porque atrai mais visibilidade, prestígio e até mesmo acesso a eventos e pessoas que trazem outros benefícios.

Vantagens do marketing de influência

Investir em marketing de influência é uma maneira de transmitir, por meio de alguém que já é conhecido e admirado, informações que vão influenciar a decisão de compra de maneira positiva.

Estratégia que consegue impactar um grande número de pessoas e traz muitos benefícios para a marca. Justamente por isso, empresas dos mais variados segmentos investem nessa prática.

Por meio delas, uma empresa de escavação manual consegue segmentar suas ações e escolher o tipo de público que quer atingir. Outras vantagens notáveis são:

1. Parcerias de resultados

As chances de usufruir de parcerias fortemente conectadas e se ele mencionadas são muito grandes. O objetivo da marca tem a ver com o perfil do influenciador, fica mais fácil se aproximar de quem se interessa pelos produtos e serviços.

Tanto a organização, quanto o produtor de conteúdo são beneficiados, uma vez que ambos vão agradar suas audiências.

Uma pessoa que conhece uma marca por meio de um influenciador, vai reconhecê-la por meio das redes sociais e será convertida no momento mais oportuno, mas isso varia de acordo com a jornada de compra de cada usuário.

2. Enriquece a produção de conteúdo

O marketing de influência é uma estratégia muito eficiente para enriquecer a produção de conteúdo. Ao compartilhar materiais feitos pelos influenciadores, uma empresa de fechamento em policarbonato aumenta as divulgações e preenche o calendário editorial.

Mas é muito importante que os conteúdos sejam realmente feitos pelo influenciador digital, pois isso garante a autenticidade da abordagem, levando em conta a linha adotada por ele para se comunicar com os seguidores.

Esse tipo de ação precisa ser complementar às estratégias da companhia, sempre com foco no alcance de novos canais com o público.

3. Melhora a imagem da marca

Muito além de conquistar novos clientes, essa estratégia é uma maneira de potencializar o posicionamento da marca. Ela consegue superar questões comerciais e apresentar as propostas institucionais que possui.

Se um fabricante de torre pinça para vidro inox 304 deseja aumentar seu reconhecimento e estar sempre próximo de iniciativas relevantes, o marketing de influência surge como uma maneira para fortalecer a imagem e história do negócio.

Sem falar no fato de que associar a corporação a um produtor de conteúdo digital melhora o ranqueamento nos resultados de pesquisa, devido ao incentivo das ações de SEO presentes no canal do influenciador.

4. Mais acessibilidade

Seu negócio não precisa ter um orçamento muito grande para investir nessa estratégia e nem mesmo ter vínculos com agências de publicidade. O próprio empreendedor pode entrar em contato com o influenciador.

Existem produtores de conteúdo na internet voltado para diferentes nichos, desde uma pessoa que apresenta tutoriais de maquiagem até alguém que fale sobre centro usinagem madeira.

São pessoas que possuem quantidades de seguidores variadas e que aceitam diferentes formas de negociação. Tudo o que a empresa precisa fazer é escolher aquele que se adequa ao seu orçamento e seu público.

Para encontrá-los, é fundamental que o negócio esteja presente nos canais digitais e, com isso, compreender onde estão seus clientes, os materiais que eles consomem e os influenciadores que os acompanham.

Considerações finais

O marketing de influência pode trazer um excelente retorno sobre os investimentos e destacar a marca, sem que para isso ela precise investir muito. Para que a parceria funcione, é necessário estudar a estratégia e se aprofundar em sua execução.

A marca vai apresentar um pouco mais sobre sua história, propósitos e valores e ser indicada por alguém que representa o seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários